Você sabia que o PowerPoint 2013 possui cerca de 45 tipos de animações? Impressionante mesmo é chegar a conclusão de que algumas pessoas não apenas sabem, mas utilizam grande parte dos efeitos em seus designs.
Você sabia que o PowerPoint 2013 possui cerca de 45 tipos de animações? Impressionante mesmo é chegar a conclusão de que algumas pessoas não apenas sabem, mas utilizam grande parte dos efeitos em seus designs.
Não há como negar, as animações são sim ótimas armas para chamar a atenção da audiência, mas é necessário saber que, mais que deixar a apresentação profissional atrativa e dinâmica, elas precisam ser utilizadas de forma estratégica, ajudando o apresentador na condução e entendimento da mensagem e não para dar “showzinho”.
Esse post vai te apresentar alguns conceitos básicos de como utilizar animações de forma elegante e inteligente. Confira!
Antes de incluir animações nas apresentações, leve em consideração que nem todo apresentador se sente confortável com elas.
Para que elas cumpram seus objetivos, é necessário que o condutor treine o suficiente para que seu discurso esteja 100% alinhado com os cliques.
É necessário respeitar o perfil de cada um, pois muitos se sentem “presos”, ou até se perdem com a quantidade de clique. Nesse caso, é indicado que todas as informações entrem de uma vez, por mais que haja o risco da audiência ler o slide enquanto a pessoa estiver apresentando.
Tenha em mente que apresentações profissionais são como o próprio nome diz, profissionais! Ou seja, grande maioria são corporativas, e por isso possuem um toque de formalidade.
Animações mirabolantes, ao invés de encantar, envergonham. A utilização excessiva chega a ser brega e pode destruir a credibilidade da sua informação, pois ao invés de ajudar, transforma-se em ruídos de comunicação.
A última coisa que você quer é passar FALTA de profissionalismo ou até mesmo amadorismo, certo?
Não é porque sua apresentação é formal, que ela não pode ter animações. Alguns clientes, cuja empresa tem um perfil mais formal, nos solicitam pouquíssimas animações em suas apresentações. Entendemos a preocupação, mas não necessariamente uma apresentação animada, transmite informalidade.
Por exemplo, em apresentações de bancos, que apresentam uma quantidade relativamente alta de números, utilizamos vários artifícios de animações em gráficos. Isso ajuda a trazer um suspense saudável e a enfatizar as informações.
Se você possui alguma informação de crescimento, utilizar animações para tangibilizar o delta é uma boa opção.
Não utilize animações incríveis para a entrada de textos.
Como dissemos anteriormente, as animações precisam ajudar o apresentador, ou seja, garantir que a audiência não fique lendo os slides antes de o tópico ser abordado. Anime os textos apenas com as opções mais simples, como Esmaecer, por exemplo — claro que essa dica não se aplica caso o apresentador não goste de animações, como dissemos na #DICASOAP 1.
Aquelas animações eternas, que ficam acontecendo durante o discurso do apresentador não é uma boa ideia.
Ao utilizar esse tipo de efeito, você automaticamente tira o foco do apresentador. A audiência com certeza ficará prestando atenção no efeito e perderá informações importantes do discurso.
As animações podem ser a alma da sua apresentação. Às vezes ela é tão bem utilizada e pensada, que faz toda a diferença.
Outro assunto tão delicado quanto as animações, são as Transições. Mas deixaremos para falar sobre elas em uma outra oportunidade.
Quer entender melhor como criar um design eficiente e impactante em suas apresentações? Participe do treinamento UAU! Design e ainda otimize as habilidades na empresa com os treinamentos SOAP Visual e SOAP Slides para sua equipe!