3 cursos de comunicação que o seu time precisa para otimizar resultados

Dentre as soft skills mais requisitadas no mercado hoje, a comunicação é a que mais se destaca e é a mais visada por organizações e recrutadores.

Treinamento SOAP
13/04/2023
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Dentre as soft skills mais requisitadas no mercado hoje, a comunicação é a que mais se destaca e é a mais visada por organizações e recrutadores. Não à toa, a má comunicação gera muitos problemas para uma empresa, causando conflitos, ruídos, desentendimentos e outras questões que apenas resultam em desorganização, erros e retrabalho.

Não somente a comunicação interpessoal, mas habilidades com oratória e saber se expressar de forma confiante e eficaz também são essenciais para profissionais que desejam representar suas empresas e conquistar a audiência.

Ao contrário do que se pensa, a comunicação é uma habilidade que pode (e deve) ser desenvolvida, treinada e aprimorada. 

Hoje em dia, é possível encontrar cursos de comunicação que ajudam profissionais de qualquer área a usar o poder da fala e das palavras a seu favor para aproveitar oportunidades e passar credibilidade.

Continue lendo para saber mais sobre o tema e conhecer 3 cursos de comunicação que vão ajudar você a potencializar sua carreira! Confira!

Por que é essencial desenvolver a comunicação?

Pessoas que se expressam com eloquência e eficiência têm mais sucesso na hora de encantar e persuadir o público, além de passar mais credibilidade e firmeza. 

A comunicação efetiva é capaz de otimizar processos e engajar equipes, impactando resultados de forma muito positiva, colaborando inclusive para aumentar os lucros.

A importância dessa habilidade é tanta que uma pesquisa realizada pela revista The Economist gerou o relatório Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno, traduzido livremente), que mostra justamente os efeitos da comunicabilidade nas corporações.

O levantamento mostrou, entre outros dados, que 44% das pessoas acreditam que falhas na comunicação prejudicaram a performance e a entrega de projetos. 

Ao mesmo tempo, 18% dos entrevistados atestam que a má comunicação causou redução de lucros e vendas, além de contribuir para ampliar problemas como estresse e falta de motivação no ambiente de trabalho.

Um número expressivo, 78% dos participantes, compartilharam que a falta de clareza e objetividade em reuniões e comunicados internos prejudicam a forma como a mensagem principal é compartilhada e entendida pelas equipes, causando confusões.

No mais, 62% dos respondentes confirmaram que capacitações e cursos de comunicação são fundamentais para melhorar o entendimento entre as equipes, aprimorando fluxos de trabalho e também reuniões e trocas de mensagens.

Além disso, esses treinamentos são importantes para preparar profissionais e líderes para terem mais sucesso na hora de atender clientes, orientar times e conduzir apresentações nos quais precisam representar a marca, vender uma ideia ou apresentar um novo projeto.

Conheça 3 cursos de comunicação para desenvolver suas equipes

Uma boa estratégia para aprimorar a comunicação é por meio da educação corporativa, na forma de cursos de comunicação focados no desenvolvimento de diferentes habilidades comunicacionais.

Empresas especializadas podem apoiar negócios na capacitação de seus líderes e colaboradores. A SOAP é uma escola de treinamentos que ajuda profissionais de diferentes áreas a despertar e aperfeiçoar as habilidades do futuro, se destacar e avançar em suas carreiras com base em uma metodologia inovadora.

Destacamos, a seguir, três cursos de comunicação da SOAP indispensáveis para os profissionais modernos e que vão ajudar suas equipes a se expressar de forma efetiva e revolucionar a comunicação na sua empresa. Acompanhe!

SOAP Comunicação interpessoal

Conforme comentamos, uma questão que atrapalha o rendimento e os resultados nas empresas é a forma que os times se comunicam. Por exemplo, se líderes não sabem se comunicar de forma respeitosa e efetiva, não serão capazes de engajar e conduzir suas equipes.

Habilidades de comunicação interpessoal também são importantes para a gestão de conflitos. Muitos desentendimentos que são desgastantes e geram problemas na empresa podem ser resolvidos com o apoio de uma comunicação efetiva.

Assim, interações do dia a dia, reuniões, conversas e outras mensagens podem ser otimizadas com o suporte de um curso de comunicação interpessoal.

O treinamento da SOAP aborda, além de conceitos fundamentais sobre o tema, técnicas de Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL), que facilitam o alcance de objetivos por meio da interlocução. Neste curso da SOAP, os profissionais vão aprender maneiras de

  • desenvolver a escuta ativa e empatia,
  • se comunicar com interlocutores difíceis;
  • receber e dar feedback efetivamente.

SOAP Comunicação Assertiva

Saber se comunicar com os outros e passar mensagens de forma clara no dia a dia é fundamental, mas existem funções que demandam apresentações para grandes públicos. Nesse contexto, saber gerar conexão e engajamento com um amplo público é necessário para ter sucesso.

Para isso, a SOAP desenvolveu o workshop Comunicação Assertiva a fim de ajudar profissionais a desenvolver uma inteligência social e entender como passar mais confiança e valor em discursos e apresentações.

A comunicação assertiva, além de ajudar nos relacionamentos interpessoais, colabora para formação de equipes de alta performance, que exploram elementos comunicativos de forma extraordinária e eficaz.

Com o apoio desse curso de comunicação, as equipes são capazes de aperfeiçoar habilidades que os prepararão para lidar com diferentes cenários e desafios do mundo corporativo. Durante as aulas, os profissionais aprendem mais sobre:

  • construir uma imagem como comunicador e imagem pessoal;
  • os diferentes tipos de comunicação, como a passiva, a assertiva e a agressiva;
  • escuta ativa;
  • como estruturar conteúdos e mensagens considerando elementos como persuasão e assertividade.

SOAP Confiança

Quando o assunto é comunicação, um tema comum entre muitos profissionais é o medo de falar em público. É normal que diversas pessoas sintam insegurança na hora de se expressar, não somente para uma grande audiência, mas também no dia a dia, durante uma reunião ou com um gestor. 

No entanto, para ter mais sucesso profissional, é importante dominar essas emoções e desenvolver a autoconfiança para ser um comunicador efetivo.

Nesse sentido, a SOAP desenvolveu o SOAP Confiança, que trabalha técnicas que ajudam pessoas a gerenciar emoções e manter foco durante uma apresentação.

Por meio de exercícios e ferramentas, os alunos são convidados a embarcar em uma jornada de autoconhecimento e autoconsciência para despertar sua autoconfiança e se tornar um comunicador mais seguro e que passe credibilidade.

Assim, durante o curso, serão trabalhados temas como:

  • inteligência emocional e gestão de emoções;
  • importância da expressão corporal;
  • como se preparar de forma técnica para uma apresentação;
  • como explorar o poder a escuta ativa e empatia.

A comunicação é uma dos mais importantes soft skills para o profissional do século XXI. Faz parte do dia a dia e ela acontece de diversas maneiras. Seja uma apresentação para clientes, uma entrevista ou uma conversa por mensagens, se expressar é uma demanda constante e precisa ser efetiva para que você seja bem compreendido.

No ambiente de trabalho, habilidades comunicacionais são pilares importantes para que as interações sejam saudáveis e produtivas. 

Nesse cenário, investir em custos de comunicação é uma excelente ideia para otimizar a performance de reuniões, apresentações e discursos em geral, garantindo um entendimento entre todos e a construção de um ambiente de trabalho positivo e eficaz.

Conte com os treinamentos corporativos da SOAP in Company para alavancar a comunicação na sua empresa. Desenvolvemos workshops e treinamentos personalizados, de acordo com as necessidades e a realidade da sua equipe. Clique aqui para conhecer nossos cursos e soluções!

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