Líderes precisam desenvolver uma boa comunicação junto às equipes.
Líderes precisam desenvolver uma boa comunicação junto às equipes. É a competência-chave para criar um ambiente de confiança e contar com a cooperação das pessoas nas organizações.
Ao entender a relação entre comunicação e liderança, os gestores também podem ser mais efetivos e crescerem em suas carreiras. Todas as partes são beneficiadas: empresa, gestor e equipe.
Logo abaixo, entenda a importância de fomentar a confiança na empresa e como capacitar as lideranças da sua empresa!
A confiança nas organizações é a base da cooperação espontânea. Para serem verdadeiramente produtivos, os colaboradores não podem dar o melhor apenas quando são observadas ou cobradas diretamente pelo gestor. Cada pessoa deve estar motivada e engajada para atuar com autonomia.
Para isso, as equipes devem ter a expectativa de que serão reconhecidas e recompensadas se fizerem um bom trabalho. E o líder precisa se colocar como alguém com quem se pode contar, mesmo nos momentos difíceis.
Em síntese, liderança e comunicação nas organizações são um meio para criar este ambiente de confiança.
A comunicação não é um fim em si mesma, mas um instrumento de trabalho. Entre outros objetivos, uma boa comunicação é fundamental para fazer o que se espera de um bom líder:
Em relação à confiança, os pilares para construir a credibilidade junto às equipes são também os aumentos de uma comunicação assertiva. Daí existir uma conexão entre os temas.
Para conquistar a confiança da equipe, a liderança preza a verdade em suas abordagens, sendo leal para com as pessoas.
Esse pilar coincide com a necessidade de confrontar as situações diretamente para ser assertivo.
A comunicação assertiva também compartilha pilares com a construção de confiança à medida que nos preocupamos uns com os outros. Trata-se de dizer o que precisa ser dito sem agressividade ou passividade na comunicação verbal e não verbal.
A capacidade de considerar e respeitar o ponto de vista da outra pessoa, bem como entender a sua perspectiva são fundamentais. A empatia é o ponto-chave para valorizar e conquistar a confiança do time.
A comunicação também vai afetar como a liderança é vista pela equipe. O gestor precisa ser alguém em que as pessoas possam confiar, em relação às competências, cumprimento da palavra, justiça das decisões etc. Uma fala assertiva ajuda a construir esse rapport.
Em diversos momentos, podemos enxergar a conexão entre comunicação, liderança e confiança nas organizações. Veja alguns exemplos.
Para que as pessoas trabalhem com autonomia, a liderança precisa desenvolver uma comunicação aberta e clara com o time.
Nesse caso, a liberdade concedida para tomar decisões e agir existe dentro de regras, buscando atender as demandas e alcançar certos objetivos.
A liderança é fundamental para que essa troca de informações aconteça de forma confiável.
A maneira como a liderança se comunica com a equipe também está relacionada ao fortalecimento da cultura da empresa. Para um ambiente de confiança, é preciso que a visão, valores e ações internas sejam promovidos pela pessoa à frente da equipe. Trata-se de comunicar e agir conforme o discurso da empresa no dia a dia.
Outra característica é que a liderança precisa alinhar a equipe com o todo. Assim, as pessoas vão ter segurança, com informações e metas claras, sobre a direção perseguida pelo grupo.
O ambiente de confiança é importante para que as pessoas falem abertamente sobre o trabalho. Um bom começo é as lideranças saberem como dar e receber feedback. Trata-se do primeiro passo para criar essa cultura interna.
A liderança enfrentará decisões e situações difíceis em sua jornada, especialmente quando precisa confrontar a realidade e gerar resultados. Ter uma boa comunicação vai ajudar na forma de lidar com esse ambiente.
Empatia e comunicação não violenta, por exemplo, vão afetar as relações no longo prazo. Confiança entre as pessoas, clima organizacional, motivação, engajamento, tudo isso depende dessa capacidade de lidar com as situações, desafios e problemas com respeito e consideração pelas pessoas.
Não é por acaso que 8 de cada 10 profissionais deixam as empresas por causa da liderança. A relação com quem está à frente da equipe é fundamental e depende de uma boa comunicação.
Você pode desenvolver as habilidades de comunicação na sua empresa com especialistas na área. Aqui na SOAP, oferecemos treinamentos in company para empresas que precisam desenvolver as habilidades humanas e terem uma atuação mais adequada para o mundo de hoje.
O SOAP Líder Comunicador é uma excelente opção, pois trata especificamente do desafio de gerir uma equipe. Nele, os líderes recebem o apoio para evoluir em três aspectos-chave.
Em primeiro lugar, temos os elementos para a relação entre pessoas e gestão da equipe. Feedbacks, accountability, sentimento de dono e brainstorming no contexto de aproximação das equipes são algumas das ferramentas desenvolvidas nos líderes comunicadores.
As lideranças também desenvolvem a capacidade de gerenciar as próprias emoções e sentimentos, com autoconsciência e inteligência. Com isso, vão estar mais aptas a praticar uma comunicação adequada no dia a dia, tomar decisões, avaliar cenários etc.
O terceiro pilar é usar a linguagem enquanto instrumento para liderança, com práticas e ferramentas. Storytelling, adaptação aos ouvintes, consciência sobre o contexto de comunicação, entre outros assuntos, vão tornar a comunicação do líder mais assertiva em diferentes situações.
Realizar uma capacitação é a oportunidade de a empresa preparar lideranças com pleno domínio das habilidades de comunicação. Dessa forma, será mais fácil construir a confiança no ambiente de trabalho e contar com o engajamento espontâneo dos colaboradores nos negócios.
Confira o SOAP Liderança e desenvolva habilidades humanas na sua empresa!