Apresentação digital: passos fundamentais para gerar credibilidade em interações remotas

A transformação digital e os últimos acontecimentos, como a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, mudaram drasticamente as dinâmicas no ambiente corporativo.

Treinamento SOAP
24/11/2022
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

A transformação digital e os últimos acontecimentos, como a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, mudaram drasticamente as dinâmicas no ambiente corporativo. 

O trabalho híbrido veio para ficar, o que significa que cada vez mais pessoas tendem a se reunir via internet e fazer interações remotas. Logo, as apresentações profissionais acontecem por meio de ferramentas online.

Construir boas apresentações digitais hoje é uma necessidade para vários profissionais. Por mais que lidar com ferramentas tecnológicas e a distância do público sejam desafios para algumas pessoas, é essencial se adaptar e fazer bom uso desse tipo de interação.

Muitas vezes, essas apresentações são chave para fechar contratos e negócios ou comunicar acontecimentos importantes como uma promoção. Por isso, elas precisam passar confiança e profissionalismo, apesar da distância.

Neste post, você vai saber mais sobre a importância das apresentações digitais e conferir dicas de como arrasar em uma. Acompanhe!

A importância de uma apresentação digital

Depois de um longo período de isolamento social, diversas empresas abraçaram o trabalho remoto e mais: a pandemia abriu os olhos de vários negócios para possibilidade de expandir fronteiras, contratando pessoas de outros países e atingindo clientes ao redor do globo, por meio do mundo digital.

A demanda por flexibilidade e redução de gastos com viagens e deslocamentos também pesaram na decisão de oficializar a transformação digital nas empresas. Não há como retroceder.

Logo, interações remotas se tornaram tão importantes como as presenciais. Afinal, para expandir e vender para clientes fora do Brasil, por exemplo, você precisará fazer uma excelente apresentação de vendas

tela de reunião online com diversas pessoas acenando em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - apresentações remotas"

Por isso, ela precisa ser produtiva e eficiente, capaz de comunicar o que você quer, por meio de uma narrativa que engaje o público, mesmo à distância.

Passos fundamentais para elaborar uma apresentação digital profissional e eficaz

Apresentações digitais precisam passar credibilidade e também envolver o público de forma positiva. Confira algumas práticas que vão ajudar você a fazer isso.

Definir um objetivo

Comece pensando qual é a principal mensagem que você deseja passar para as pessoas. O objetivo central é guiar sua apresentação, seja para comunicar algo (como resultados de um projeto) ou para vender.

Estudar o público

Talvez a melhor dica para uma apresentação digital assertiva é entender com quem você está falando. Estudar o público ajuda você a saber como se comunicar com as pessoas, o tom da mensagem e como você abordará certos temas.

Da mesma maneira, saber mais sobre a audiência ajuda na hora de contribuir bons slides e entender como direcionar sua narrativa de modo a prender a atenção das pessoas.

Dominar o assunto

Indiscutivelmente, se aprofundar no tema da apresentação é fundamental para passar credibilidade e profissionalismo. Ao dominar o assunto, você se sentirá mais confiante ao falar, o que contribui até para mudar o tom do discurso.

Por isso, caso você não seja um especialista no tópico da reunião, veja se pode estudar o assunto com antecedência ou conversar com um expert para tirar dúvidas.

Criar um roteiro com narrativa fundamental

O storytelling é uma técnica muito interessante para construir uma mensagem que engaja e prende a atenção do público. Todo mundo gosta de ouvir histórias, portanto, vale a pena pensar na elaboração dos seus slides por meio de um fio condutor, como se tivesse contando uma narrativa.

Preparar um material interessante e dentro do contexto da apresentação

O material, que na maioria das vezes costuma ser uma apresentação de slides, ajuda a ilustrar e acompanhar seu discurso de forma enriquecedora. Para isso, é essencial seguir dicas de design e mantê-los sucintos, com pouco texto e boas imagens de apoio.

A função desse material é dar um suporte a sua fala, e não substituí-la. Isso quer dizer que não é recomendado trazer slides com blocos de texto e lê-los durante a apresentação. Isso torna a apresentação monótona e desinteressante.

Use esse material como recurso para trazer imagens que fazem pensar, gráficos, ícones, tabelas e outros elementos que vão complementar sua fala de forma inteligente e original.

Ensaiar e fazer testes

Um ponto de ansiedade para muitas pessoas em relação a apresentações digitais é a questão da tecnologia. Afinal, a conexão pode não estar tão boa e outras coisas podem acontecer. Para amenizar a tensão, ensaie e faça vários testes antes. Certifique-se de que tudo está funcionando: o microfone, a câmera, os slides, etc.

Outros pontos que valem a pena se atentar são:

  • iluminação;
  • o cenário (o que vai aparecer no fundo enquanto você está falando);
  • como seu rosto vai ficar na tela, se tem sombras, etc.;
  • silêncio e tranquilidade no ambiente;
  • escolha da plataforma e possíveis instabilidades e interrupções;
  • entender como as diferentes ferramentas da plataforma funcionam, como compartilhar documentos ou chat;

Ter um plano B

Quando o assunto é o mundo digital, às vezes inesperados acontecem. A internet pode cair, a câmera pode travar, entre outras situações. É por isso que é sempre bom estar preparado para tudo.

Nesse sentido, tenha um plano B. Informe-se sobre outras plataformas e ferramentas, caso seja necessário migrar. Faça backups e garanta que sua apresentação estará salva em diversos locais, como tanto no desktop como na nuvem, por exemplo.

Reservar um tempo para responder dúvidas

A dinâmica de uma apresentação digital difere da presencial, na qual as pessoas tendem a interagir mais. 

Remotamente, essa comunicação fluida pode ser comprometida, por isso, é crucial reservar um espaço no fim para comentários e questões e garantir que as pessoas tenham um espaço aberto para falar e não saiam da sua apresentação com dúvidas na cabeça.

Apresentações digitais fazem parte do presente e serão um elemento cada vez mais integral do futuro, enquanto novos modelos de trabalho e a tecnologia se consolidam. 

Por isso, não fique de fora dessa tendência e prepare-se: estude formatos e busque adaptar suas falas e materiais para ter ainda mais sucesso em suas vendas e comunicação.

Se você sente que conduzir apresentações é um desafio, sobretudo no cenário digital, conte com a SOAP para ajudá-lo nessa jornada! 

O curso SOAP Apresentador foi elaborado para ajudar pessoas a desenvolver habilidades de comunicação e falar em público com destreza e assertividade. Clique aqui para conhecer essa solução e suas vantagens!



Posts Relacionados

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França