A transformação digital e os últimos acontecimentos, como a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, mudaram drasticamente as dinâmicas no ambiente corporativo.
A transformação digital e os últimos acontecimentos, como a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, mudaram drasticamente as dinâmicas no ambiente corporativo.
O trabalho híbrido veio para ficar, o que significa que cada vez mais pessoas tendem a se reunir via internet e fazer interações remotas. Logo, as apresentações profissionais acontecem por meio de ferramentas online.
Construir boas apresentações digitais hoje é uma necessidade para vários profissionais. Por mais que lidar com ferramentas tecnológicas e a distância do público sejam desafios para algumas pessoas, é essencial se adaptar e fazer bom uso desse tipo de interação.
Muitas vezes, essas apresentações são chave para fechar contratos e negócios ou comunicar acontecimentos importantes como uma promoção. Por isso, elas precisam passar confiança e profissionalismo, apesar da distância.
Neste post, você vai saber mais sobre a importância das apresentações digitais e conferir dicas de como arrasar em uma. Acompanhe!
Depois de um longo período de isolamento social, diversas empresas abraçaram o trabalho remoto e mais: a pandemia abriu os olhos de vários negócios para possibilidade de expandir fronteiras, contratando pessoas de outros países e atingindo clientes ao redor do globo, por meio do mundo digital.
A demanda por flexibilidade e redução de gastos com viagens e deslocamentos também pesaram na decisão de oficializar a transformação digital nas empresas. Não há como retroceder.
Logo, interações remotas se tornaram tão importantes como as presenciais. Afinal, para expandir e vender para clientes fora do Brasil, por exemplo, você precisará fazer uma excelente apresentação de vendas.
Por isso, ela precisa ser produtiva e eficiente, capaz de comunicar o que você quer, por meio de uma narrativa que engaje o público, mesmo à distância.
Apresentações digitais precisam passar credibilidade e também envolver o público de forma positiva. Confira algumas práticas que vão ajudar você a fazer isso.
Comece pensando qual é a principal mensagem que você deseja passar para as pessoas. O objetivo central é guiar sua apresentação, seja para comunicar algo (como resultados de um projeto) ou para vender.
Talvez a melhor dica para uma apresentação digital assertiva é entender com quem você está falando. Estudar o público ajuda você a saber como se comunicar com as pessoas, o tom da mensagem e como você abordará certos temas.
Da mesma maneira, saber mais sobre a audiência ajuda na hora de contribuir bons slides e entender como direcionar sua narrativa de modo a prender a atenção das pessoas.
Indiscutivelmente, se aprofundar no tema da apresentação é fundamental para passar credibilidade e profissionalismo. Ao dominar o assunto, você se sentirá mais confiante ao falar, o que contribui até para mudar o tom do discurso.
Por isso, caso você não seja um especialista no tópico da reunião, veja se pode estudar o assunto com antecedência ou conversar com um expert para tirar dúvidas.
O storytelling é uma técnica muito interessante para construir uma mensagem que engaja e prende a atenção do público. Todo mundo gosta de ouvir histórias, portanto, vale a pena pensar na elaboração dos seus slides por meio de um fio condutor, como se tivesse contando uma narrativa.
O material, que na maioria das vezes costuma ser uma apresentação de slides, ajuda a ilustrar e acompanhar seu discurso de forma enriquecedora. Para isso, é essencial seguir dicas de design e mantê-los sucintos, com pouco texto e boas imagens de apoio.
A função desse material é dar um suporte a sua fala, e não substituí-la. Isso quer dizer que não é recomendado trazer slides com blocos de texto e lê-los durante a apresentação. Isso torna a apresentação monótona e desinteressante.
Use esse material como recurso para trazer imagens que fazem pensar, gráficos, ícones, tabelas e outros elementos que vão complementar sua fala de forma inteligente e original.
Um ponto de ansiedade para muitas pessoas em relação a apresentações digitais é a questão da tecnologia. Afinal, a conexão pode não estar tão boa e outras coisas podem acontecer. Para amenizar a tensão, ensaie e faça vários testes antes. Certifique-se de que tudo está funcionando: o microfone, a câmera, os slides, etc.
Outros pontos que valem a pena se atentar são:
Quando o assunto é o mundo digital, às vezes inesperados acontecem. A internet pode cair, a câmera pode travar, entre outras situações. É por isso que é sempre bom estar preparado para tudo.
Nesse sentido, tenha um plano B. Informe-se sobre outras plataformas e ferramentas, caso seja necessário migrar. Faça backups e garanta que sua apresentação estará salva em diversos locais, como tanto no desktop como na nuvem, por exemplo.
A dinâmica de uma apresentação digital difere da presencial, na qual as pessoas tendem a interagir mais.
Remotamente, essa comunicação fluida pode ser comprometida, por isso, é crucial reservar um espaço no fim para comentários e questões e garantir que as pessoas tenham um espaço aberto para falar e não saiam da sua apresentação com dúvidas na cabeça.
Apresentações digitais fazem parte do presente e serão um elemento cada vez mais integral do futuro, enquanto novos modelos de trabalho e a tecnologia se consolidam.
Por isso, não fique de fora dessa tendência e prepare-se: estude formatos e busque adaptar suas falas e materiais para ter ainda mais sucesso em suas vendas e comunicação.
Se você sente que conduzir apresentações é um desafio, sobretudo no cenário digital, conte com a SOAP para ajudá-lo nessa jornada!
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