Aprendizagem auditiva: entenda como adaptar sua apresentação para esse público

Quando fazemos uma apresentação, independentemente do motivo, um dos principais objetivos é prender a atenção e engajar o público.

Treinamento SOAP
23/01/2023
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Quando fazemos uma apresentação, independentemente do motivo, um dos principais objetivos é prender a atenção e engajar o público. Ao cuidar dessa parte, as chances de ter sucesso e de passar sua mensagem de forma eficiente aumentam consideravelmente.

Nesse caminho, é preciso saber que não basta montar uma apresentação de PowerPoint bonita e ler as informações contidas nela. Um detalhe crucial a se considerar é que nem todas as pessoas absorvem conteúdos da mesma maneira.

Existem diferentes estilos de aprendizagem, e conhecê-los dá aos apresentadores noções extras de como cativar audiências distintas de maneira efetiva. Um desses estilos é a aprendizagem auditiva.

Neste post, você vai conhecer mais sobre as características da aprendizagem auditiva e o que é necessário para entregar informações da melhor maneira para este público. Acompanhe e descubra!

O que é a aprendizagem auditiva?

O público que tem perfil de aprendizagem auditiva são excelentes ouvintes. Essas são pessoas com maior facilidade em reter informações que escutam.

Em diferentes situações, são indivíduos que aprendem melhor ao ouvir o discurso de seus professores, colegas ou até mesmo por meios como podcasts e audiobooks. Esses também são sujeitos que gostam de “falar alto” e verbalizar o que estão pensando.

Muitos deles, ao longo de suas vidas, acabam usando isso como método de estudo, repetindo as informações ou fazendo leituras em voz alta para usar o som da própria voz para memorizar conteúdos.

A aprendizagem auditiva se caracteriza basicamente pelo gosto de ouvir e falar para adquirir novos saberes. 

Por isso, pessoas com esse estilo se adaptam muito bem a apresentações e aulas expositivas, palestras e formatos nos quais podem passar o tempo ouvindo um apresentador.

Ao mesmo tempo, para interagir e se manterem cativados, geralmente gostam de fazer perguntas para ampliar a forma de fixar conteúdos por meio da repetição.

Quais elementos podem ajudar na hora de fazer apresentação para esse tipo de público?

Uma das principais dicas para quem deseja trabalhar melhor com um público voltado para a aprendizagem auditiva é variar a tonalidade, ritmo e a velocidade da voz durante a exposição dos conteúdos, visto que essa audiência é bem sensível ao que é falado.

Por isso, não adote um tom monótono ou apenas leia o material, pois você pode deixar de engajá-los. Falar de forma clara e modelar o tom da voz de forma a enfatizar partes importantes do seu conteúdo são iniciativas de sucesso com esse perfil.

Como falamos, aprendizes auditivos gostam também de interagir, fazer perguntas, fazer parte de debates, ou seja, é um público que valoriza ser estimulado por meio da fala. Logo, não deixe de incluir uma sessão para perguntas e incentivar sua participação.

No mais, aproveite o fato de serem bons ouvintes para enriquecer seu discurso de alguma forma. Preencha seu material com conteúdos que possam cativar ainda mais atenção dessa audiência, como piadas e exemplos.

Abuse também de técnicas de storytelling e use histórias para ilustrar e fortalecer sua mensagem. Outros elementos que podem aprimorar ainda mais sua apresentação são recursos auditivos como músicas e vídeos, sobretudo aqueles que contemplem entrevistas e muito conteúdo falado.

Conhecer os diferentes estilos de aprendizagem, como a aprendizagem auditiva, é um aspecto crucial na preparação de boas apresentações. 

Afinal, tão importante quanto preparar um bom material e slides atraentes, é saber como se direcionar para o público e apostar em estratégias que possibilitem gerar mais conexão e engajamento com cada pessoa na audiência.

Se você acredita no poder da boa comunicação para ter mais sucesso em suas interações e deseja potencializar suas habilidades como apresentador, precisa conhecer os cursos da SOAP!

Nossos treinamentos especializados e com base em uma metodologia inovadora vão ajudar você a construir apresentações de alto impacto e desenvolver competências para se comunicar com maior assertividade!

Clique aqui para conhecer os cursos SOAP Comunicação interpessoal, SOAP Apresentações e SOAP Apresentador. Aprenda maneiras de falar em público de forma segura e profissional e, desse jeito, passar mais credibilidade para todos os tipos de público.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Posts Relacionados

O que é comunicação assíncrona? Conheça 4 exemplos 

Comunicação
13/06/2024
leia agora

Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Apresentações
31/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França