Certo ou errado montar uma apresentação reutilizando slides de outras apresentações? Não existe uma regra que proíbe copiar e colar slides a partir de outra apresentação que já foi utilizada em outro momento, mas saiba que esta manobra pode ser arriscada! Veja porque: Coerência visual Um slide emprestado de outro arquivo pode transformar a sua apresentação em um Frankestein: um monstro construído por partes diferentes entre si.
Certo ou errado montar uma apresentação reutilizando slides de outras apresentações? Não existe uma regra que proíbe copiar e colar slides a partir de outra apresentação que já foi utilizada em outro momento, mas saiba que esta manobra pode ser arriscada! Veja porque:
Um slide emprestado de outro arquivo pode transformar a sua apresentação em um Frankestein: um monstro construído por partes diferentes entre si. Para isso não acontecer, é recomendado que cada apresentação tenha a sua própria identidade visual.
Essa identidade deve seguir um padrão de cores, formas, fontes e objetos presentes em todas as telas da apresentação, uma espécie de um DNA visual que caracteriza cada tela como parte de um conjunto maior.
Lembre-se que a sequência de slides é um apoio para o desenvolvimento da narrativa da apresentação e para o apresentador.
Por isso, em qualquer apresentação, o que está na tela tem que servir de gancho para o apresentador, mas sem dizer a mesma coisa que o seu discurso.
Slides emprestados de outro arquivo podem prejudicar a apresentação se repetirem, omitirem ou apresentarem uma informação fora de contexto.
Copiar e colar slides é o mesmo que um Diretor de Cinema não se basear em nenhum roteiro original e sair caçando imagens de filmes existentes para criar um novo. Imagine o ET interagindo com o SuperHomem para salvar Gothan City de Transformers que se aliaram com o Darth Vader?
No final, quem tem a perder ao utilizar slides de outras apresentações é você, que, ao olhar para um discurso anterior, se fecha para o novo.
Então qual é a solução para o caso do “slide emprestado”?
A dica é RECICLAR slide. Ou seja, não utilizá-lo exatamente como foi criado, mas transformá-lo a partir do original, levando em consideração:
Isto significa que você até pode copiar e colar slides com um gráfico de uma apresentação anterior, desde que ele dê apoio ao seu roteiro pré-definido e seja adaptado a nova identidade visual. Combinado?