Não é novidade que os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer tipo de negócio, independente do porte ou setor da empresa.
Não é novidade que os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer tipo de negócio, independente do porte ou setor da empresa. No entanto, alguns gestores ainda deixam a capacitação em segundo plano. É aí que entra o treinamento personalizado.
Então, perguntamos: o que seriam das máquinas e softwares mais inovadores sem pessoas adequadas e motivadas para operá-los? Diante disso, o treinamento corporativo personalizado é uma forma de entender as necessidades dos colaboradores e setores, de modo que essas qualificações atendam às precisões da sua empresa.
Assim, se evita gasto de tempo e de recursos com treinamentos genéricos e que não trarão os resultados esperados.
Dada a importância do tema e as dificuldades dos gestores e setores de Recursos Humanos, preparamos este artigo. Acompanhe e entenda a importância desse tipo de processo, as vantagens e quando recorrer a ele.
Confira!
O treinamento personalizado é o processo de qualificação e educação da sua equipe voltada para abordagens específicas. Isto é, os colaboradores serão treinados de acordo com as necessidades da empresa, gargalos das equipes, atualizações do mercado em que atuam e outras particularidades.
Saímos daqueles treinamentos corporativos generalistas, maçantes e usados somente por pura burocracia. Para isso, o conteúdo programático também será diferenciado dependendo da equipe, setor, necessidades e dificuldades de cada um.
A importância do treinamento corporativo personalizado está diretamente ligada à performance da empresa. Afinal, como dissemos, a sua equipe é a força que move o negócio.
Ter a capacitação como parte cultural da organização permite não somente o desenvolvimento pessoal e profissional, mas o crescimento sustentável da empresa e dos colaboradores.
Que atire a primeira pedra o gestor que nunca disse “o mercado está ruim!” ou “faltam pessoas qualificadas para a minha empresa”. No entanto, é possível olhar o outro lado.
Capacitar, treinar e orientar as pessoas sai mais barato, mais eficiente e até mesmo mais humano do que somente buscar por pessoas perfeitas no mercado de trabalho — o que é impossível.
Dessa forma, analisar a empresa por dentro e não somente pelo que falta no mercado lá fora vem sendo a estratégia adotada por grandes corporações — e que traz excelentes resultados.
Uma prova disso é que os investimentos em treinamentos e capacitações corporativas vêm crescendo ano a ano. Segundo o relatório de Panorama de Treinamento no Brasil — elaborado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) — as empresas investiram, em média, R$652 por colaborador em 2019 e cerca de R$997 em 2021.
Esse valor contempla somente os recursos utilizados para treinamentos e desenvolvimento dentro da organização.
Tudo aquilo que é personalizado e pensando nas reais necessidades de uma empresa, ou equipe, tende a ser mais eficiente. No treinamento corporativo personalizado não é diferente.
Então, para que você entenda, na prática, as vantagens do treinamento personalizado, separamos os principais impactos que ele gera. Acompanhe.
O primeiro pilar do treinamento corporativo personalizado é focar nas necessidades de cada colaborador, equipe ou setor da empresa. Dessa forma, como dissemos, a palestra ou curso não será ministrado, ao mesmo tempo, para toda a empresa, nem terá um conteúdo programático padrão.
Portanto, os treinamentos têm tópicos exclusivos, que são desenvolvidos de acordo com as especificidades a serem trabalhadas. Além de isso gerar aulas mais eficientes e que realmente resolvam dificuldades dos negócios, torna o treinamento corporativo mais atrativo para os funcionários.
O conteúdo programático dos treinamentos personalizados é exclusivo justamente porque consideram as necessidades específicas da empresa. Porém, de modo geral, isso não é feito como um todo, ou seja, não contempla toda a organização ao mesmo tempo. Isso acontece somente quando o mesmo problema atinge a todos os setores.
Sendo assim, na maior parte dos casos, esses investimentos em capacitação consideram os problemas e características de cada setor ou equipe. Por exemplo: o treinamento do setor financeiro não é – e não deve ser – o mesmo da equipe de vendas ou de marketing.
O primeiro critério a ser considerado para elaborar o treinamento é a cultura organizacional. Afinal, as empresas têm processos e políticas diferentes, mesmo que sejam do mesmo setor. Depois, são considerados os problemas internos, falhas e necessidades operacionais. Em treinamentos ainda mais profundos, até mesmo as características de cada colaborador são consideradas.
Outra vantagem do treinamento corporativo personalizado é o melhor aproveitamento do tempo. Ou seja, ele é direto ao ponto. Isso também acontece porque o conteúdo é exclusivo e focado nas especificidades da empresa e departamentos.
O tempo, além do investimento financeiro, é um dos principais problemas que as empresas enfrentam quando o assunto é treinamento. Afinal, é preciso parar a rotina de trabalho e os processos para focar nas aulas. É importante desmistificar que isso é um tempo perdido, uma vez que o objetivo é focado em melhorias para as equipes e, consequentemente, elevando os resultados da organização.
Nesse sentido, o treinamento corporativo personalizado vem como uma ferramenta para otimizar o tempo de desenvolvimento. Isso é possível porque as aulas são montadas em formatos “direto ao ponto”, voltadas para problemas e soluções. Ou seja, não é preciso introduzir processos e temas meramente teóricos.
Como dito, os treinamentos corporativos personalizados tendem a ser mais interessantes para o time. Com isso, o engajamento, o aprendizado e o aproveitamento são ainda maiores.
Isso acontece porque as equipes somente terão contato com aquilo que é de seus interesses. Assim, não precisarão passar por tópicos que não se aplicam a sua rotina de trabalho, ou que “não vem ao caso” para o treinamento.
Nos treinamentos mais genéricos e tradicionais, o desenvolvimento se torna maçante, já que muitos tópicos abordados acabam se tornando irrelevantes para determinadas equipes. Então, a personalização também vem para auxiliar o profissional responsável pelo treinamento, de modo que ele consiga prender a atenção dos colaboradores.
O treinamento corporativo personalizado pode ser usado em qualquer momento ou necessidade da organização. No entanto, há alguns momentos em que ele se torna indispensável.
Vejamos algumas dessas situações:
Esses são alguns exemplos de momentos que devem prezar por treinamentos mais específicos e personalizados. São eventos que demandam atualização de processos, novos modelos de trabalho ou até mesmo o abandono de alguns métodos de trabalho que já não são mais eficientes.
Mas, afinal, como investir nos treinamentos personalizados? A SOAP é uma empresa com quase 20 anos no mercado de consultorias para apresentações e treinamentos de alta performance.
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Como vimos, o treinamento personalizado é uma forma de engajar as equipes nos momentos de desenvolvimento e de otimizar o tempo que é usado para isso. Dessa forma, o resultado é uma capacitação voltada para resultados e solução de problemas.
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