5 técnicas de Data Storytelling para convencer a audiência

Entenda como elevar suas apresentações com gráficos para outro nível

Treinamento SOAP
31/07/2024
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Estudos realizados em 1992 pelo psicólogo Richard Mayer sugerem que informações visuais e verbais são mais fáceis de entender quando apresentadas simultaneamente, do que separadamente. Dessa forma, existe embasamento científico para afirmar que a utilização de gráficos e infográficos para guiar uma narrativa pode facilitar a retenção e entendimento. Mas como fazer isso do jeito certo? É aqui que entra a mágica do Data Storytelling. 

Em apresentações, especialmente aquelas em que lidamos com muitos dados, é importante garantir que o conteúdo seja cativante o suficiente para manter a atenção do público durante toda a narrativa. Mas ilustrar uma mensagem que envolve dados numéricos pode ser particularmente desafiador. 

Com o uso de elementos visuais integrados à narrativa, é mais provável conquistar a atenção e o engajamento dos participantes, promovendo um melhor entendimento da mensagem que o locutor quer transmitir.  

O que é Data Storytelling? 

Data Storytelling é contar histórias baseadas em dados. Em outras palavras, comunicar insights derivados de dados por meio de uma narrativa clara e envolvente.  

Essa abordagem combina visualizações de dados, contextos e análises para tornar informações complexas mais acessíveis e impactantes. O objetivo é transformar dados brutos em histórias que ajudam a audiência a compreendê-los melhor. 

Nas empresas, contudo, muitas vezes pode ser desafiador apresentar as informações necessárias, seja pela quantidade ou complexidade dos números. Em uma era de informações rápidas e uma sociedade que parece nunca desacelerar, o Data Storytelling se mostra como uma alternativa.  

O segredo do Data Storytelling está em não apenas apresentar números e fatos, mas, sim, em incorporar essas informações em uma história cativante. Isso aprimora a comunicação, fazendo com que as pessoas entendam os números e se interessem pela história por trás deles.  

Vamos dar um exemplo prático e rápido: imagine que você trabalhe em uma agência de publicidade e marketing e está prestes a comandar a apresentação de resultados dos anúncios feitos para as redes sociais para um cliente.  

Em vez de bombardear os presentes com gráficos e planilhas intermináveis, você começa com uma história que descreve a jornada dos anúncios desde a ideação até os resultados.   

Isso prende a atenção, como também torna o seu cliente um participante da narrativa, ou seja, parte da história.  

5 técnicas de Data Storytelling mais importantes para convencer uma audiência 

Existem várias técnicas de Data Storytelling que ajudam a comunicar dados de maneira mais eficaz e envolvente. Aqui estão as cinco principais: 

#1 Escolha de gráficos 

Escolher os gráficos certos pode fazer a diferença entre uma apresentação que é clara, envolvente e fácil de entender e uma que é confusa e ineficaz. Cada tipo de gráfico tem suas próprias vantagens para destacar certos tipos de informações. Por exemplo: 

  • Gráficos de barras: ideais para comparar diferentes categorias. 
  • Gráficos de linhas: perfeitos para mostrar tendências ao longo do tempo. 
  • Gráficos de pizza: úteis para mostrar proporções de um todo. 
  • Diagramas de dispersão: excelentes para mostrar a relação entre duas variáveis. 

Se seu objetivo, em uma apresentação com Data Storytelling, é comparar a relação de proporcionalidade em dois indicadores da empresa, um gráfico de pizza não será muito claro. Mas um gráfico de linhas poderá ilustrar essa proporcionalidade muito melhor.  

Dois homens e uma mulher analisando dados
A escolha dos gráficos é fundamental para uma apresentação assertiva

Selecionar os gráficos de forma apropriada ajuda a tornar os dados mais acessíveis, o que é essencial para uma comunicação clara e coerente, que mantém o público atento e participativo. 

#2 Clareza de dados 

Além de prestar a devida atenção ao selecionar os gráficos que fazem parte da apresentação, é importante garantir que eles sejam claros e compreensíveis. Existem alguns princípios-chave para isso: 

Mantenha a simplicidade: evite complexidade desnecessária. Para isso, utilize o menor número possível de elementos visuais, já que gráficos simples são mais fáceis de interpretar. Além disso, busque utilizar uma paleta de cores bem delimitada e consistente, cores em excesso podem confundir a audiência. 

Use títulos e rótulos claros: cada gráfico deve ter um título claro que explique o que ele representa, facilitando a compreensão do público durante a apresentação e em futuras visitas ao material. Evite abreviações ou termos técnicos sem explicação, para isso é importante ter em mente quem será o grupo que participará da apresentação e qual seu campo de conhecimento. 

Destaque os pontos principais: utilize anotações, marcadores ou destaques para chamar a atenção para os principais pontos ou tendências no gráfico. Para isso, adicione linhas de referência ou áreas sombreadas para destacar médias, metas ou outras referências importantes. 

#3 Elementos visuais 

Além dos gráficos, é importante utilizar outros elementos visuais (infográficos, bullets, tabelas simples, ilustrações) de maneira eficaz e direcionar o público para a mensagem que sua apresentação quer passar. Cada elemento pode reforçar e esclarecer os pontos-chave que você deseja comunicar. Mas, como fazer isso? Aqui estão algumas dicas: 

Hierarquia da informação: utilize diferentes tamanhos e pesos de fonte para criar uma hierarquia visual que guia o público através das informações mais importantes. Contudo, evite usar muitas fontes variadas, selecione duas ou três que estejam de acordo com a identidade visual e se atenha a elas. 

Reforço de mensagens: use ícones para reforçar pontos importantes, mas não sobrecarregue os slides com elementos visuais desnecessários. Ícones e ilustrações podem simplificar conceitos complexos e torná-los mais acessíveis, desde que não causem poluição visual. 

#4 Vínculo emocional/conexão 

Muito mais que apenas dados, Data Storytelling é justamente sobre transformá-los em uma narrativa. E toda história precisa de estrutura, contexto e de capacidade de criar conexão com o público.  

É sobre como você estrutura a narrativa, escolhe os elementos visuais e comunica a mensagem de forma que ressoe com o público. Aqui estão algumas estratégias para alcançar isso: 

Contextualize os dados com histórias humanas: incorpore à sua apresentação histórias reais ou exemplos que humanizem os dados. Mostre para o público, por exemplo, como as informações impactam pessoas, comunidades ou empresas. 

Personificação: apresente dados por meio de personagens ou personas que representem o público afetado pelos dados ou a audiência. Isso ajuda as pessoas a se identificarem e se envolverem emocionalmente com a narrativa. 

Fotografias e ilustrações: use imagens que complementam os gráficos e adicionam uma dimensão emocional. Por exemplo, ao apresentar dados de saúde pública, inclua fotos de comunidades envolvidas. 

Imagens impactantes: o objetivo é criar apresentações que não apenas mostram dados, mas contam uma história. Por exemplo, um gráfico de linha que mostra um declínio significativo pode ser acompanhado de uma imagem que ilustra o impacto desse declínio no mundo real. 

#5 Conduzir a audiência 

Desde o início, o propósito da apresentação é utilizar de dados e elementos visuais para ilustrar um ponto de vista. Toda apresentação tem um objetivo.

O uso do Data Storytelling é uma maneira de potencializar a sua fala, melhorar a forma de apresentar os dados e cativar o público. Isso requer planejamento e uso estratégico de elementos narrativos e visuais. Aqui estão as melhores maneiras de alcançar esse objetivo:  

Objetivo central: antes de criar a apresentação, determine exatamente o que você deseja que a audiência saiba, sinta ou faça após a apresentação. Tenha em mente os resultados específicos que você espera alcançar, como uma decisão, uma ação ou um entendimento particular. 

Conheça a sua audiência: compreenda quem é seu público, seus interesses, necessidades e nível de conhecimento sobre o tema. Além disso, identifique o que motiva a audiência e como seu objetivo pode se alinhar com essas motivações. 

Estruture a apresentação: estabeleça um gancho inicial. Para isso, comece com uma história, pergunta ou fato impactante que capture a atenção e estabeleça a relevância do tema. A partir disso, deixe claro qual é o objetivo da apresentação desde o início. Ao concluir, você pode recapitular os pontos principais e reforçar como eles se conectam ao objetivo. 

Como desenvolver a habilidade do Data Storytelling com a SOAP? 

A SOAP já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas e pode ajudar você também. 

No treinamento SOAP Data Storytelling, você e seu time podem aprender as ferramentas necessárias para planejar apresentações estratégicas apoiadas em dados. 

O workshop ensina como estimular o raciocínio, emoções e atitudes da audiência com apresentações pensadas estrategicamente. Além disso, abordamos a parte gráfica, tipos, categorias e uso consciente dos elementos visuais. Confira o que os participantes vão aprender: 

  • Selecionar os gráficos que devem estar na apresentação; 
  • Garantir que os gráficos sejam claros e compreensíveis; 
  • Utilizar elementos visuais para direcionar sua mensagem; 
  • Criar vínculo emocional/conexão na audiência; 
  • Conduzir a audiência ao objetivo. 

Aprender sobre Data Storytelling vai ajudar seu time a criar apresentações de maior impacto. Conheça o treinamento Data Storytelling da SOAP e estude com especialistas em construir apresentações de alto impacto! 



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