Entenda como elevar suas apresentações com gráficos para outro nível
Estudos realizados em 1992 pelo psicólogo Richard Mayer sugerem que informações visuais e verbais são mais fáceis de entender quando apresentadas simultaneamente, do que separadamente. Dessa forma, existe embasamento científico para afirmar que a utilização de gráficos e infográficos para guiar uma narrativa pode facilitar a retenção e entendimento. Mas como fazer isso do jeito certo? É aqui que entra a mágica do Data Storytelling.
Em apresentações, especialmente aquelas em que lidamos com muitos dados, é importante garantir que o conteúdo seja cativante o suficiente para manter a atenção do público durante toda a narrativa. Mas ilustrar uma mensagem que envolve dados numéricos pode ser particularmente desafiador.
Com o uso de elementos visuais integrados à narrativa, é mais provável conquistar a atenção e o engajamento dos participantes, promovendo um melhor entendimento da mensagem que o locutor quer transmitir.
Data Storytelling é contar histórias baseadas em dados. Em outras palavras, comunicar insights derivados de dados por meio de uma narrativa clara e envolvente.
Essa abordagem combina visualizações de dados, contextos e análises para tornar informações complexas mais acessíveis e impactantes. O objetivo é transformar dados brutos em histórias que ajudam a audiência a compreendê-los melhor.
Nas empresas, contudo, muitas vezes pode ser desafiador apresentar as informações necessárias, seja pela quantidade ou complexidade dos números. Em uma era de informações rápidas e uma sociedade que parece nunca desacelerar, o Data Storytelling se mostra como uma alternativa.
O segredo do Data Storytelling está em não apenas apresentar números e fatos, mas, sim, em incorporar essas informações em uma história cativante. Isso aprimora a comunicação, fazendo com que as pessoas entendam os números e se interessem pela história por trás deles.
Vamos dar um exemplo prático e rápido: imagine que você trabalhe em uma agência de publicidade e marketing e está prestes a comandar a apresentação de resultados dos anúncios feitos para as redes sociais para um cliente.
Em vez de bombardear os presentes com gráficos e planilhas intermináveis, você começa com uma história que descreve a jornada dos anúncios desde a ideação até os resultados.
Isso prende a atenção, como também torna o seu cliente um participante da narrativa, ou seja, parte da história.
Existem várias técnicas de Data Storytelling que ajudam a comunicar dados de maneira mais eficaz e envolvente. Aqui estão as cinco principais:
Escolher os gráficos certos pode fazer a diferença entre uma apresentação que é clara, envolvente e fácil de entender e uma que é confusa e ineficaz. Cada tipo de gráfico tem suas próprias vantagens para destacar certos tipos de informações. Por exemplo:
Se seu objetivo, em uma apresentação com Data Storytelling, é comparar a relação de proporcionalidade em dois indicadores da empresa, um gráfico de pizza não será muito claro. Mas um gráfico de linhas poderá ilustrar essa proporcionalidade muito melhor.
Selecionar os gráficos de forma apropriada ajuda a tornar os dados mais acessíveis, o que é essencial para uma comunicação clara e coerente, que mantém o público atento e participativo.
Além de prestar a devida atenção ao selecionar os gráficos que fazem parte da apresentação, é importante garantir que eles sejam claros e compreensíveis. Existem alguns princípios-chave para isso:
Mantenha a simplicidade: evite complexidade desnecessária. Para isso, utilize o menor número possível de elementos visuais, já que gráficos simples são mais fáceis de interpretar. Além disso, busque utilizar uma paleta de cores bem delimitada e consistente, cores em excesso podem confundir a audiência.
Use títulos e rótulos claros: cada gráfico deve ter um título claro que explique o que ele representa, facilitando a compreensão do público durante a apresentação e em futuras visitas ao material. Evite abreviações ou termos técnicos sem explicação, para isso é importante ter em mente quem será o grupo que participará da apresentação e qual seu campo de conhecimento.
Destaque os pontos principais: utilize anotações, marcadores ou destaques para chamar a atenção para os principais pontos ou tendências no gráfico. Para isso, adicione linhas de referência ou áreas sombreadas para destacar médias, metas ou outras referências importantes.
Além dos gráficos, é importante utilizar outros elementos visuais (infográficos, bullets, tabelas simples, ilustrações) de maneira eficaz e direcionar o público para a mensagem que sua apresentação quer passar. Cada elemento pode reforçar e esclarecer os pontos-chave que você deseja comunicar. Mas, como fazer isso? Aqui estão algumas dicas:
Hierarquia da informação: utilize diferentes tamanhos e pesos de fonte para criar uma hierarquia visual que guia o público através das informações mais importantes. Contudo, evite usar muitas fontes variadas, selecione duas ou três que estejam de acordo com a identidade visual e se atenha a elas.
Reforço de mensagens: use ícones para reforçar pontos importantes, mas não sobrecarregue os slides com elementos visuais desnecessários. Ícones e ilustrações podem simplificar conceitos complexos e torná-los mais acessíveis, desde que não causem poluição visual.
Muito mais que apenas dados, Data Storytelling é justamente sobre transformá-los em uma narrativa. E toda história precisa de estrutura, contexto e de capacidade de criar conexão com o público.
É sobre como você estrutura a narrativa, escolhe os elementos visuais e comunica a mensagem de forma que ressoe com o público. Aqui estão algumas estratégias para alcançar isso:
Contextualize os dados com histórias humanas: incorpore à sua apresentação histórias reais ou exemplos que humanizem os dados. Mostre para o público, por exemplo, como as informações impactam pessoas, comunidades ou empresas.
Personificação: apresente dados por meio de personagens ou personas que representem o público afetado pelos dados ou a audiência. Isso ajuda as pessoas a se identificarem e se envolverem emocionalmente com a narrativa.
Fotografias e ilustrações: use imagens que complementam os gráficos e adicionam uma dimensão emocional. Por exemplo, ao apresentar dados de saúde pública, inclua fotos de comunidades envolvidas.
Imagens impactantes: o objetivo é criar apresentações que não apenas mostram dados, mas contam uma história. Por exemplo, um gráfico de linha que mostra um declínio significativo pode ser acompanhado de uma imagem que ilustra o impacto desse declínio no mundo real.
Desde o início, o propósito da apresentação é utilizar de dados e elementos visuais para ilustrar um ponto de vista. Toda apresentação tem um objetivo.
O uso do Data Storytelling é uma maneira de potencializar a sua fala, melhorar a forma de apresentar os dados e cativar o público. Isso requer planejamento e uso estratégico de elementos narrativos e visuais. Aqui estão as melhores maneiras de alcançar esse objetivo:
Objetivo central: antes de criar a apresentação, determine exatamente o que você deseja que a audiência saiba, sinta ou faça após a apresentação. Tenha em mente os resultados específicos que você espera alcançar, como uma decisão, uma ação ou um entendimento particular.
Conheça a sua audiência: compreenda quem é seu público, seus interesses, necessidades e nível de conhecimento sobre o tema. Além disso, identifique o que motiva a audiência e como seu objetivo pode se alinhar com essas motivações.
Estruture a apresentação: estabeleça um gancho inicial. Para isso, comece com uma história, pergunta ou fato impactante que capture a atenção e estabeleça a relevância do tema. A partir disso, deixe claro qual é o objetivo da apresentação desde o início. Ao concluir, você pode recapitular os pontos principais e reforçar como eles se conectam ao objetivo.
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