Qual a diferença entre soft skills e hard skills? Entenda

Entender a diferença entre soft skills e hard skills é um diferencial e uma necessidade para o desenvolvimento profissional e para as marcas das empresas.

Treinamento SOAP
09/08/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Entender a diferença entre soft skills e hard skills é um diferencial e uma necessidade para o desenvolvimento profissional e para as marcas das empresas. Esses dois termos vêm dominando o mundo corporativo e revolucionando a compreensão das habilidades profissionais.

Já está mais que provado que o comportamento das pessoas tem grande influência no momento das tomadas de decisão. Entender as emoções e ter conhecimento técnico dos produtos são habilidades que devem se complementar nesse universo de relacionamento.

Logo, os profissionais que trabalham com apresentações, treinamentos e vendas precisam desenvolver várias habilidades para convencer pessoas e engajar públicos. Acompanhe esse artigo e saiba o que é e qual a diferença entre hard skills e soft skills.

O que são hard skills e soft skills?

Vamos fazer uma analogia para você entender o que são hard skills e soft skills. Imagine um computador. As hard skills seriam o hardware e as soft skills o software. Nesse contexto, temos o primeiro componente que é a máquina e o segundo a inteligência ou a mente que controla os programas.

Entenda melhor os conceitos dessas duas habilidades para compreender a diferença entre soft skills e hard skills.

Hard skills

Hard skills são as habilidades técnicas desenvolvidas por meio de qualificação profissional, como as adquiridas em cursos profissionalizantes. São comprovadas por meio de pontuação e certificados de aproveitamento dos conteúdos ministrados pelas instituições de ensino.

A facilidade para elaborar cálculos, criar conteúdos visuais ou audiovisuais, habilidade em trabalhar com as mãos são exemplos de hard skills. Elas podem ser potencializadas com o tempo e como cursos preparatórios.

Soft skills

As habilidades soft skills são o conjunto de características pessoais dos indivíduos. Como a capacidade de comunicação com clareza. Elas são mais difíceis de ser mensuradas, mesmo que adquiridas por meio de treinamento.

A capacidade de se colocar no lugar dos outros por meio do uso da empatia no trabalho, a habilidade de escutar de maneira ativa, a ética. Além da atitude moral são tipos de soft skills. Perceba que são mais voltadas para as questões emocionais.

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

A diferença principal entre soft skills e hard skills é que a primeira está mais ligada no modo emocional e na personalidade. Já a segunda é o conjunto de habilidades técnicas.

O que deve ficar bem claro é que não adianta o profissional ter o melhor treinamento técnico e elevado QI (coeficiente de inteligência), se não conseguir lidar com as suas emoções. Atualmente, as empresas valorizam cada vez mais indivíduos com mais QIE (coeficiente de inteligência emocional).

No entanto, perceba que, não existe uma habilidade boa e a outra ruim. Dessa maneira, as soft skills não são melhores que as hard skills e vice-versa. Devemos trabalhar para que ambas sejam equilibradas.

Como desenvolver soft skills e hard skills?

Um dos primeiros passos para você desenvolver essas duas habilidades é ter ciência de que existe diferença entre soft skill e hard skill. Feito isso, a próxima etapa é partir em busca de capacitação profissional e crescimento pessoal.

Para melhorar a capacidade de lidar com as emoções existem treinamentos que focam na inteligência emocional e na comunicação verbal e não verbal, por exemplo. Já para as hard skills estão disponíveis os cursos profissionalizantes nas áreas técnicas em que os profissionais pretendem especializar e atuar.

Como a SOAP pode lhe ajudar a desenvolver soft skills e hard skills?

A SOAP é uma empresa que trabalha no ramo de treinamentos e apresentações corporativas desde 2013. O seu trabalho ajuda profissionais de diferentes segmentos a desenvolver tanto suas habilidades técnicas, quanto emocionais.

Para aprofundar na formação de pessoas, os fundadores da empresa resolveram aproveitar toda a experiência adquirida nessas quase duas décadas e criaram a Escola SOAP.

A Escola SOAP tem a missão de transformar a vida das pessoas com uma comunicação de qualidade oferecendo oportunidades de qualificação profissional para a iniciativa individual (B2C), com foco em desenvolver habilidades que vão alavancar suas carreiras. 

Já o projeto SOAP é pautado no público empresarial (B2B), oferecendo treinamentos personalizados para as empresas alcançarem altas performances com seu público-alvo.

Portanto, agora que já conhece a diferença entre essas habilidades, verifique em qual dessas habilidades pode melhorar. Procure manter o equilíbrio entre elas e saiba que uma complementa a outra. Não hesite em buscar ajuda de especialista, pois assim será mais fácil alcançar os seus objetivos.

Gostou do conteúdo? Gostaríamos de lhe convidar para conhecer os treinamentos SOAP. Certamente algum deles vai ajudar a ampliar o seu crescimento profissional e pessoal.



Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Inteligência artificial e criatividade: como conciliar e propor novas ideias?

Qualificação profissional
28/07/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França