Pensamento crítico: saiba como desenvolver essa soft skill

O pensamento crítico é uma das principais soft skills. Veja 8 dicas valiosas para desenvolvê-lo!

Treinamento SOAP
22/05/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Todos os dias, alguns quintilhões de dados são gerados. E a tendência é que os números cresçam de maneira exponencial nos próximos anos. Esse vasto acesso à informação só evidencia a necessidade de os seres-humanos trabalharem cada vez mais seu pensamento crítico. Afinal, como filtrar o que é relevante ou não em meio a tantos conteúdos disponíveis? 

O Fórum Econômico Mundial divulgou recentemente em um relatório que o pensamento crítico (ou pensamento analítico) e a criatividade, em primeiro e segundo lugar respectivamente, são as habilidades mais importantes para os trabalhadores em 2023

De 2022 para cá, a tecnologia de Inteligência Artificial evoluiu em um nível surpreendente até para especialistas da área. Dentro desse contexto, as habilidades cognitivas e a capacidade de solucionar problemas complexos dentro das organizações se tornaram essenciais para os colaboradores. 

A pesquisa ainda revela que seis em cada dez profissionais precisarão de treinamento para desenvolver as habilidades necessárias para atuar na nova economia. E os workshops relacionados ao pensamento crítico serão a maior prioridade, representando pelo menos 10% das iniciativas. 

Já deu para perceber que essa é uma soft skill que não pode ser negligenciada, não é mesmo? Neste artigo vamos te explicar o que é pensamento crítico e como desenvolver essa habilidade. 

Afinal, o que é pensamento crítico? 

Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles foram os primeiros a desenvolver a ideia do que hoje conhecemos como pensamento crítico. Eles acreditavam na possibilidade de usar o pensamento baseando-se em princípios racionais e lógicos para se chegar à verdade e se prevenir de formas incorretas de pensar. 

Basicamente, essa habilidade envolve racionalizar o pensamento para defender ideias e pontos de vista com base em experiências, fatos, situações reais e pesquisas. As emoções ficam em segundo plano, deixando o lado consciente e racional assumir o controle. 

Para analisar uma situação criticamente, o indivíduo pode (e deve) recorrer a diferentes fontes de informação (livros, estudos, vídeos e outras fontes) que ajudem a fundamentar suas análises sobre determinado tema e construir seus argumentos. 

Também é válido realizar questionamentos e fazer o levantamento de possibilidades e hipóteses. 

Para que serve o pensamento crítico? 

A principal contribuição do pensamento crítico para o ambiente corporativo é a capacidade de trabalhar o raciocínio lógico e tomar decisões mais assertivas.  

Além disso, as pessoas que têm essa habilidade desenvolvida tendem a demonstrar outras competências que também fazem a diferença no dia a dia de trabalho. Entre elas: proatividade, flexibilidade, adaptabilidade e autonomia. 

Ou seja, além de contribuir para a produção de ideias que vão, de fato, auxiliar o atingimento das metas e objetivos definidos, o pensamento crítico envolve uma série de outras habilidades e atitudes que ajudam os profissionais a lidarem com as situações do cotidiano de maneira racional. 

Outro ponto forte é que se torna mais fácil o processo de filtrar informações para escolher aquelas que são mais relevantes diante do grande fluxo de estímulos aos quais estamos submetidos diariamente. Isso evita os riscos de manipulação e de cair em fake news.  

Conforme já mencionado, em tempos de automação, a capacidade de analisar criticamente as informações ganha cada vez mais relevância. Embora as máquinas, conduzidas pela Inteligência Artificial, sejam capazes de desempenhar diferentes tarefas com maestria, elas não têm a capacidade de pensar como os seres humanos. 

Ao contrário, essas ferramentas se baseiam em dados gerados pelos humanos para criar as informações que transmitem. Por isso, a capacidade analítica para filtrar o que é relevante ou não se torna fundamental. 

Como desenvolver o pensamento crítico? 

O desenvolvimento do pensar crítico deve ser contínuo e acompanhar as transformações sociais. Alguns passos podem te ajudar a trabalhar essa habilidade, cada vez mais requisitada no mundo corporativo. Veja: 

Trabalhe seu foco 

O mundo atual está cheio de estímulos que distraem nossa atenção ao longo do dia. Desde redes sociais e aplicativos de mensagens até jogos e serviços de streaming. Todas essas distrações podem atrapalhar o fluxo de pensamento e, consequentemente, impactar a tomada de decisão. 

Em termos cognitivos, a melhor maneira de conseguir manter seu foco no que é importante é eliminar o que pode desviar a sua atenção. Por exemplo: notificações não-essenciais ou tentar resolver muitos problemas de uma só vez. 

Teste suas ideias 

Ainda que você tenha analisado racionalmente uma situação e tenha utilizado diferentes dados e fontes de informação para fundamentar sua decisão, a única maneira de identificar se tudo o que planejou de fato funciona é aplicando testes. 

Um bom exercício a se fazer, por exemplo, é refletir sobre o que poderia provar que sua tese está equivocada ou quais passos você deve seguir para tirar a prova real de que aquilo que planejou inicialmente funcionará. 

O pensamento crítico se fundamenta justamente nessa análise de possibilidades para se chegar à melhor decisão e isso envolve mudar de rota, se necessário. 

Saiba gerenciar suas tarefas 

Conforme já abordado anteriormente, tentar solucionar muitas questões de uma só vez não te permite se concentrar em cada problema da maneira necessária. E isso causa reflexos na sua capacidade de pensar criticamente. 

Por isso, investir no gerenciamento de tarefas é fundamental para o desenvolvimento dessa competência. Estabeleça uma ordem de priorização das suas demandas, sempre iniciando por aquelas que são mais urgentes. 

Depois você pode seguir para as tarefas estratégicas, aquelas que vão trazer mais resultados a longo prazo. No geral, são essas que vão exigir um olhar mais crítico e mais concentração. 

Já aquelas demandas que não são nem urgentes, nem importantes, podem ser deixadas para um outro momento e, portanto, não devem figurar na sua lista de prioridades. 

Seja curioso 

Pessoas curiosas tendem a buscar por aprendizado contínuo e esse background de conhecimento é extremamente relevante nos momentos decisivos, em que é necessário pensar criticamente. 

Mão segurando um livro aberto
Ler livros sobre diferentes assuntos é uma forma de estimular o pensamento crítico

Querer saber mais sobre assuntos que te interessam, pesquisar, ler livros, conversar com pessoas que dominam outras expertises que você ainda não conhece são ações que podem te ajudar a ter insights valiosos em momentos de tomada de decisão. 

Estimule sua criatividade 

A criatividade também é outro elemento importante que estimula a inovação e é uma grande aliada na hora de criar soluções diferenciadas para problemas latentes na organização. 

Pessoas criativas costumam ter um olhar diferenciado para os desafios, propondo ideias originais e uma nova perspectiva para lidar com determinadas situações. 

Saiba fazer as perguntas certas 

Formular hipóteses acerca de uma determinada situação é fundamental para que se possa analisar o problema de diferentes ângulos e, assim, chegar a uma solução satisfatória. 

Mas o levantamento de hipóteses, por sua vez, só é produtivo quando as perguntas certas são feitas. Esses questionamentos estimulam a pesquisa e, consequentemente, a criação de um repertório mais amplo e diversificado sobre determinado assunto. 

Busque informações confiáveis 

Não há pensamento crítico sem análise de informações. No entanto, não é qualquer informação que pode ser utilizada. 

Saber buscar dados confiáveis é o primeiro passo para quem quer desenvolver essa habilidade. Hoje em dia, a internet está cheia de conteúdos em diferentes formatos e de diversas fontes, mas é preciso ser criterioso na hora de selecionar quais informações são relevantes ou não. 

Considere a opinião dos outros 

Ouvir a opinião de colegas de trabalho ou outros profissionais do ramo, especialmente aqueles que têm opiniões diferentes das suas, pode ajudar na identificação de ideias alternativas para solucionar seu problema. 

Esse é um exercício interessante para analisar como uma mesma situação é enxergada sob diferentes pontos de vista e como conclusões diversas podem se complementar e gerar uma solução mais assertiva. 

Como a comunicação assertiva pode te ajudar a colocar o pensamento crítico na prática? 

O pensamento crítico não precisa, nem deve, ser algo individualizado. Ao contrário, estimular que toda a equipe desenvolva essa habilidade é muito importante para a empresa. Afinal, já vimos que diferentes pontos de vista podem contribuir significativamente para a tomada de decisão. 

Mas para que todos compreendam o fio condutor que fundamenta uma hipótese é importante saber comunicar os argumentos, fatos e evidências utilizados. Além de ser uma forma de incluir as pessoas no processo para que juntos todos possam analisar a mesma situação sob diferentes formas de raciocínio. 

Assim, trabalhar a comunicação assertiva é fundamental para a adoção coletiva do pensamento crítico. Ou seja, estimular que toda a equipe assuma esse compromisso de analisar cada contexto racionalmente antes de tomar decisões frente a um problema ou situação desafiadora. 

A comunicação assertiva também assume um importante papel dentro do relacionamento interpessoal, além de estimular a melhora na performance das equipes. No entanto, para muitas empresas e líderes, explorar esses elementos do processo comunicativo é desafiador. Mas a SOAP pode te ajudar! 

No workshop Comunicação Assertiva te ensinamos a capacitar e aprofundar as habilidades de inteligência social da sua equipe. O treinamento ainda explora outros elementos importantes, como o desenvolvimento da autoconfiança e técnicas para criar e adaptar discursos em diferentes contextos e desafios corporativos. 

Alguns dos assuntos explorados na formação são: tipos de comunicação (passiva, agressiva e assertiva), o poder da escuta ativa, a estruturação de mensagem de forma persuasiva e assertiva, entre outros conteúdos. 

Ficou interessado e quer entender mais detalhes sobre o workshop? Entre em contato com um de nossos consultores e conheça! 



Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Inteligência artificial e criatividade: como conciliar e propor novas ideias?

Qualificação profissional
28/07/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França