7 livros para mulheres desenvolverem comunicação e liderança

Veja livros indicados pela SOAP para mulheres fortalecerem skills

Treinamento SOAP
28/05/2024
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

As mulheres ocupam cada vez mais posições de liderança, mesmo que ainda distante da porcentagem ocupada pelos homens. De acordo com a pesquisa Panorama Mulheres 2023, a presença feminina nos cargos de alta liderança no Brasil subiu de 13% para 17% entre 2019 e 2022.   

O caminho para o sucesso nem sempre é fácil. Mulheres em cargos de liderança enfrentam, muitas vezes, obstáculos únicos, desde o preconceito de gênero até a luta contra estereótipos enraizados no ambiente de trabalho. 

Para incentivar e contribuir, a SOAP listou sete livros para mulheres que querem alcançar cargos de liderança.  

#1 “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie  

Este livro é um clássico atemporal que oferece princípios práticos para melhorar as habilidades de comunicação, construir relacionamentos sólidos e influenciar positivamente as pessoas ao seu redor. 

#2 “Jogando Grande”, de Tara Mohr 

Tara Mohr oferece uma abordagem única para a liderança feminina, encorajando as mulheres a superarem o medo, abraçarem sua autenticidade e liderarem com coragem e confiança. 

#3 “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg 

Explorando a ciência por trás dos hábitos, este livro oferece insights valiosos sobre como desenvolver hábitos eficazes que podem impulsionar a produtividade e o sucesso na liderança. 

#4 “O poder dos quietos”, de Susan Cain 

Neste livro, Susan Cain explora a importância da comunicação eficaz, oferecendo dicas práticas para expressar suas ideias de forma clara, persuasiva e impactante. 

#5 “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, por Carol S. Dweck 

Carol Dweck introduz o conceito de mentalidade de crescimento e como adotar uma mentalidade flexível pode ajudar as mulheres a enfrentarem desafios e prosperarem na liderança. 

#6 “Mulheres que Correm com os Lobos”, por Clarissa Pinkola Estés 

Neste livro, Pinkola Estés explora a natureza feminina selvagem e como as mulheres podem se reconectar com sua essência para liderar com autenticidade e intuição. 

#7 “O Poder da Vulnerabilidade”, de Brené Brown 

Brené Brown argumenta que a vulnerabilidade é uma força na liderança.  

Em seu livro, a autoria oferecendo insights sobre como abraçar a vulnerabilidade pode levar a relacionamentos mais autênticos e uma liderança mais eficaz. 

Leia também: 5 livros recomendados por palestrantes do TED  

A importância da leitura para os cargos de liderança  

A liderança é uma parte essencial para o sucesso de uma empresa. E a importância da leitura para aqueles em posições de liderança transcende os limites do conhecimento teórico; ela se estende para aprimorar habilidades práticas, promover a inteligência emocional e inspirar inovação. 

Aqui estão alguns dos principais benefícios e razões pelas quais a leitura é essencial para aqueles que estão em busca de cargos de liderança, independentemente de gênero:
 

Expansão do conhecimento 

A leitura regular, desde livros até artigos e estudos de caso, permite que líderes ampliem seu conhecimento sobre uma gama de tópicos relevantes para seus campos de atuação.  

Quanto mais informação um líder absorver, mais preparado estará para tomar decisões bem fundamentadas e enfrentar os desafios que surgirem. 

Desenvolvimento de habilidades  

Por meio da leitura, líderes têm acesso a insights valiosos sobre habilidades importantes, como comunicação eficaz, resolução de problemas, tomada de decisão, gestão do tempo e gestão de equipes.  

Livros que oferecem orientações práticas e exemplos do mundo real podem, por exemplo, ajudar lideranças a aprimorarem suas habilidades e a se tornarem mais eficazes em suas funções. 

Estímulo à criatividade e inovação 

A exposição a diferentes perspectivas, ideias e experiências por meio da leitura pode inspirar a criatividade e a inovação.  

Ao explorar conceitos inovadores e soluções criativas para os desafios empresariais, as líderes podem encontrar novas maneiras de abordar problemas e impulsionar o crescimento e o sucesso de suas organizações. 

Aprimora a inteligência emocional  

Muitos livros sobre liderança abordam temas relacionados à inteligência emocional, como empatia, resiliência, autoconhecimento e habilidades interpessoais.  

Ao ler sobre esses tópicos e refletir sobre como aplicá-los em suas interações diárias, líderes podem fortalecer suas habilidades emocionais e construir relacionamentos mais sólidos com suas equipes e colegas. 

Percentual de mulheres em cargos de liderança subiu de 13% para 17% no Brasil

Viu, só? Compreender a importância da leitura e dos livros para mulheres em cargos de liderança é fundamental, mas também é importante reconhecer que uma verdadeira liderança vai além dos conhecimentos técnicos.  

Uma das áreas em que líderes podem fazer a diferença é na promoção de uma cultura de diversidade e inclusão dentro das empresas que atuam.  

Como promover uma cultura de diversidade e inclusão sendo líder? 

A diversidade e inclusão não são apenas “buzzwords” (em português: palavras da moda) na gestão moderna — são componentes essenciais de uma organização bem-sucedida e progressiva.  

Pessoas líderes têm a responsabilidade de não apenas reconhecer a importância da diversidade, mas também de agir ativamente para promovê-la em todos os aspectos de sua liderança. 

Isso porque a diversidade nos cargos de liderança traz uma variedade de perspectivas, experiências e habilidades que são vitais para impulsionar a inovação e a criatividade na empresa. 

Além disso, promover uma cultura inclusiva não apenas fortalece a equipe, mas também aumenta a retenção de talentos e melhora o desempenho geral da organização.  

5 estratégias para promover a diversidade e inclusão  

Reconhecer e valorizar a diversidade não é apenas uma questão de responsabilidade social — é uma estratégia inteligente de negócios.  

Veja as estratégias que a SOAP separou para você, líder, promover diversidade e inclusão nas empresas. 

1 – Revise as políticas de recrutamento e seleção 

Implemente práticas de recrutamento que priorizem a diversidade, incluindo a busca ativa por candidatos de diferentes origens étnicas, culturais, de gênero e experiências diversas. 

Além disso, revise os critérios de seleção para garantir que sejam justos, imparciais e não discriminatórios, permitindo que candidatos diversos tenham oportunidades iguais de sucesso. 

2- Desenvolva programas de desenvolvimento de talentos 

Crie programas de desenvolvimento de talentos que ofereçam oportunidades equitativas de crescimento e avanço para todos os funcionários, independentemente de sua origem ou identidade.  

Também é possível oferecer mentoria personalizada para ajudar funcionários de grupos sub-representados a desenvolverem suas habilidades e avançarem em suas carreiras. 

3 – Faça treinamentos regulares  

Oferecer treinamento regular sobre diversidade, inclusão e conscientização cultural para todos os funcionários, incluindo líderes e equipe de RH, aumenta a conscientização sobre questões relacionadas à diversidade e fornece ferramentas para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. 

4 – Avalie e monitore de forma contínua  

Realizar avaliações regulares do progresso em relação aos objetivos de diversidade e inclusão da organização, monitorando métricas-chave, como a representação de grupos em todos os níveis da organização e a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho inclusivo. 

Você também pode utilizar feedback e dados coletados para ajustar e adaptar estratégias conforme necessário, garantindo que a organização continue avançando em direção a seus objetivos de diversidade e inclusão. 

Como a SOAP pode ajudar a melhorar sua liderança e comunicação 

A SOAP atua no setor de treinamento e apresentações corporativas, auxiliando profissionais de diversos segmentos a aprimorarem suas habilidades de comunicação. Um deles é o treinamento SOAP Liderança. 

Um líder de alto desempenho tem a habilidade de reduzir os ruídos de comunicação e incentivar o desenvolvimento individual de cada profissional dentro de suas áreas de especialização.  

Neste workshop, sua equipe terá a oportunidade de compreender mais profundamente a importância do papel da liderança e adquirir técnicas de inteligência interpessoal, intrapessoal e linguística para enfrentar os desafios de gestão enfrentados no cotidiano. 

Aqui estão alguns dos temas discutidos durante o treinamento: 

  • Tipos de liderança;  
  • Reconhecer e identificar as emoções;  
  • Conseguir aplicar feedbacks na prática de maneira empática e efetiva;  
  • Gerenciamento de conflitos e comunicação não violenta 
  • E muito mais!  

Se você tem interesse e deseja saber mais sobre os nossos treinamento in company, entre em contato com um de nossos especialistas.  



Posts Relacionados

6 curiosidades da SOAP que você precisa conhecer

Institucional
28/05/2024
leia agora

Conheça 21 grandes discursos da história

Institucional
17/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França