Descubra como se comunicar de forma mais inteligente e como ter controle emocional ao falar em público com o livro Detone
O livro “Detone” oferece muito mais do que dicas básicas sobre como falar bem em público. Escrito por Eduardo Adas, Rogerio Chequer, Sabrina Mello e Tatiana Vial, esse livro é uma obra completa que ensina aos leitores como se comunicar de forma eficaz, no sentido amplo da palavra.
Não apenas em apresentações, mas em todas as áreas da vida o leitor pode se valer das técnicas ensinadas.
Com uma abordagem abrangente, a obra publicada em 2016 pela editora Matrix vai muito além do básico de comunicação. Seus capítulos abordam temas como o gerenciamento das emoções para alcançar o domínio emocional, a importância da comunicação assertiva e o que ela é, de fato.
Além disso, o desenvolvimento de habilidades sociais e a compreensão de como entender melhor sua audiência para se conectar com eles fazem parte da abordagem principal.
Ao longo das páginas, os autores fornecem ainda exemplos práticos que ajudam o leitor a aplicar as técnicas aprendidas em situações reais, com uma linguagem clara e objetiva.
Detone é um guia completo para quem deseja se comunicar melhor em qualquer ambiente, desde reuniões de trabalho até apresentações públicas.
Se você busca desenvolver suas habilidades de comunicação e se tornar um comunicador mais confiante e eficaz, é o livro perfeito para você.
“O livro traz conhecimento técnico, exemplos e um pouco da história e experiências que os autores enfrentaram. A leitura é bem agradável e fluida, podendo ser concluída em menos de uma semana. É uma boa introdução para quem quer se desenvolver e melhorar no tema.”
Avaliação do usuário João Victor, na Amazon.
Um estudo publicado em 2015 pelo jornal britânico Sunday Times aponta que o medo de falar em público é maior que o medo de morrer. Supera também os medos de problemas financeiros e até de doenças.
Vários estudos apontam para essa realidade, como é possível observar nas pesquisas apontadas no livro Detone. Já em 1973 uma delas indicava que o medo de falar em público era maior que todos os outros.
Por isso o livro Detone existe. O propósito da obra é capacitar você com recursos para se tornar um comunicador eficaz. Para isso, os autores ensinam a equilibrar cinco características principais:
1. Autoconsciência: de seus pensamentos, emoções e comportamentos.
2. Motivação: para não se colocar no lugar de vítima e, ao contrário, se responsabilizar pelo próprio desempenho.
3. Gerenciamento de emoções: independentemente da qualidade de suas emoções, conseguir administrar o que vai expressar ou demonstrar para o público.
4. Habilidades sociais: ter a capacidade de gerenciar as emoções alheias, de seu interlocutor ou audiência.
5. Empatia: colocar-se no lugar dos outros e assumir seu ponto de vista para criar uma conexão emocional. Prepare-se para começar a viagem pelo autoconhecimento que o levará ao seu objetivo: um encontro eficaz com sua audiência.
No livro Detone, aprendemos que uma comunicação eficaz passa primeiro pela autoconsciência. Afinal, só é possível desenvolver e comandar aquilo que conhecemos e entendemos.
Se não somos capazes de compreender nossas próprias emoções e gerenciá-las, elas nos dominam e isso afeta diretamente nossa capacidade de nos comunicarmos bem.
Portanto, a autoconsciência é resultado de maior domínio sobre as emoções.
Falar em público, seja numa apresentação profissional, reunião ou qualquer outro, é uma situação de extrema vulnerabilidade. Você se coloca diante de uma audiência que não necessariamente te conhece ou simpatiza com você ou o assunto abordado.
Por isso, é completamente compreensível ficar nervoso, ansioso. Mas para que consiga se conectar com essa audiência, é necessário desenvolver a habilidade de gerenciar essas emoções.
No Detone, aprendemos que é possível ter governabilidade sobre o que acontece dentro, mesmo nesses momentos mais sensíveis. Basta ter as ferramentas corretas e saber usá-las: domínio emocional e comunicação assertiva.
“Uma comunicação eficaz é crucial para o sucesso de qualquer pessoa, empresa ou negócio. Afinal, de que adianta ter um profundo conhecimento técnico e estar munido das melhores ferramentas se não for capaz de transmitir de maneira adequada ao seu interlocutor a mensagem que pretende passar? De que servem lindos slides no projetor se o apresentador não transmite firmeza, credibilidade e emoção em sua fala?”
Trecho do livro Detone
Uma comunicação eficaz é aquela que atinge seu objetivo, que permite criar uma conexão com sua audiência. Para alcançá-la, é fundamental ter consciência de si mesmo.
O livro Detone está à venda nos principais portais de e-commerce do Brasil, como:
A obra também pode ser encontrada nas principais livrarias do Brasil e em sites de venda de livros usados, como a Estante Virtual. Mas nesse segundo caso é importante verificar a reputação do vendedor antes de realizar a compra.
Se você busca desenvolver suas habilidades de comunicação e se tornar um comunicador mais confiante, o livro Detone pode ser uma excelente opção. A obra oferece uma abordagem abrangente e prática, com linguagem fácil de entender.
Os autores fornecem exemplos práticos que ajudam o leitor a aplicar as técnicas aprendidas em situações reais. Além disso, o livro oferece uma visão completa sobre como gerenciar as emoções, desenvolver habilidades sociais e entender melhor a audiência.
Portanto, se você busca aprimorar suas habilidades de comunicação e superar o medo de falar em público, pode ser uma excelente escolha.
Detone é indicado para qualquer pessoa que deseja melhorar suas habilidades de comunicação e fala em público. Ele pode ser útil para estudantes, profissionais de diversas áreas, líderes de equipes, empreendedores e para aqueles que buscam se destacar em suas carreiras.
“Este livro foi um dos motivos para eu fazer minha pós em Comunicação e Oratória.”
Avaliação do usuário Carlos Souza, na Amazon.
Além do Detone, Eduardo Adas é autor do livro Super Apresentações ao lado de Joni Galvão. Se você gosta de comunicação ou precisa desenvolvê-la, essa é mais uma dica de livro para mudar completamente sua performance.
O Super Apresentações – Como Vender Ideias e Conquistar Audiências ensina a metodologia SOAP para criação de apresentações profissionais persuasivas e impactantes. Os autores exploram diversos temas, como storytelling, como engajar a audiência, como desenvolver roteiros e performance do apresentador.
As dicas e conteúdos são apresentados também com exemplos práticos, baseados na experiência dos autores e casos reais. Os casos apontados no livro incluem o apresentador Marcos Mion, a empresária americana Nancy Duarte, a jornalista Regina Augusto e outros.
Cada caso prático demonstra como é possível criar apresentações que envolvem e emocionam o público, transmitindo uma mensagem clara e persuasiva.
Além de fornecer uma visão abrangente sobre o assunto, desde a preparação até a apresentação em si, o livro aborda aspectos sutis e detalhes que geralmente são negligenciados em obras do tipo.
Ficou interessado? Saiba mais sobre o livro Super Apresentações aqui!