Você já ouviu falar de lifelong learning? Saiba o que é, os objetivos e pilares

Entenda a importância de conhecer as tendências e novidades do mercado

Treinamento SOAP
31/05/2024
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Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, se manter atualizado sobre as principais tendências e novidades é a chave para todo profissional que quer garantir sua relevância. E essa é justamente a proposta do lifelong learning, termo que em português significa aprendizagem contínua

Investir em um desenvolvimento constante é importante por diferentes motivos. Por exemplo, conhecer novas tecnologias, processos e metodologias que surgem dia após dia auxiliar os profissionais de diferentes segmentos a se adaptarem com mais facilidade às rápidas transformações do mercado. 

O aprendizado contínuo também estimula a criatividade e a inovação, uma vez que ao aprender coisas novas, você pode ter contato com diferentes ideias e perspectivas.  

Essa também é uma forma de ampliar sua rede de contatos profissionais, facilitando a troca de conhecimentos e até mesmo garantindo novas oportunidades, seja para a participação em eventos/ cursos ou para novos trabalhos. 

Por fim, o aprendizado contínuo contribui para o crescimento pessoal, promovendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, gerenciamento de tempo, liderança e resiliência. 

E as empresas? 

Do ponto de vista das empresas, o lifelong learning também promove inovação e competitividade. Afinal, ter funcionários que estão constantemente aprendendo sobre as novidades do mercado se tornam mais capazes de gerar novas ideias e soluções, além de garantir que a empresa esteja à frente das principais mudanças, garantindo vantagem competitiva para a organização. 

Os profissionais também tendem a valorizar as empresas que não só incentivam, como investem no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. Consequentemente, esses são fatores que ajudam na redução da rotatividade e na atração de talentos qualificados.  

Vale destacar, ainda, os ganhos para a cultura organizacional. Ainda atrelado ao tópico abordado no parágrafo anterior, empresas que promovem o aprendizado contínuo garantem uma reputação positiva no mercado, atraindo clientes e potenciais colaboradores.  

Veja também: Reskilling e Upskilling: o que são, diferenças e como aplicar na empresa 

Lifelong learning e soft skills 

Quando se fala em lifelong learning, logo vem à mente o desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades mais técnicas relacionadas a demandas específicas. No entanto, o aprendizado contínuo também tem relação com as soft skills, as chamadas habilidades socioemocionais ou comportamentais, igualmente importantes para o mercado de trabalho. 

Uma pesquisa da Infojobs realizada em 2022, por exemplo, aponta que para 77,2% dos profissionais de Recursos Humanos, as hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. 

Diversas podem ser treinadas, entre elas: comunicação, liderança, capacidade de resolução de problemas e gestão de projetos. O compromisso com o lifelong learning ainda reforça soft skills como adaptabilidade, resiliência e a capacidade de aprender de forma autônoma.  

Todas essas características são altamente valorizadas no mercado de trabalho, pois indicam a capacidade de um indivíduo de enfrentar novos desafios e evoluir junto com as demandas do mercado. 

Os 4 pilares do aprendizado contínuo 

O termo lifelong learning existe, pelo menos, desde a década de 70. Mas, com os avanços nos estudos sobre Educação, o conceito ganhou mais notoriedade. Na última década, a organização chamada Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ) definiu quatro pilares: 

Conhecer 

Este pilar refere-se à busca por sabedoria, independentemente do método, e ainda vai além disso: está atrelado ao prazer pelo aprendizado, à curiosidade e ao pensamento crítico. 

 Fazer 

O fazer aborda a busca para que o conhecimento se torne, de fato um hábito. Existem diferentes métodos para alcançar isso, mas o importante nesse pilar é encontrar o que mais se adequa ao seu estilo e trabalhar no desenvolvimento de uma rotina de estudos eficiente.  

Conviver 

O relacionamento e troca de ideia com outras pessoas ajuda a tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e produtivo. E é justamente isso que esse pilar propõe: a interação com outros indivíduos que estejam na jornada do lifelong learning. 

Ser 

Esse é um pilar quase filosófico. Ele traz a ideia de que “é preciso aprender a ser”. Simplificando, a ideia é que cada indivíduo precisa desenvolver sua autonomia para aprender coisas novas, ou seja, ser responsável por seu próprio aprendizado. 

Veja também: Quais os melhores treinamentos para o mercado de trabalho em 2024? 

Tecnologia e lifelong learning 

A tecnologia está transformando diferentes aspectos da sociedade, incluindo nossas formas de aprender. Para o lifelong learning, a tecnologia é uma facilitadora e tem impulsionado o aprendizado contínuo. Ela ajuda a tornar o aprendizado mais acessível, personalizado, eficiente e envolvente. 

 Plataformas de e-learning, como Coursera, Udemy, edX e Khan Academy, por exemplo, oferecem cursos online sobre uma ampla variedade de tópicos. As formações podem ser acessadas por qualquer pessoa com conexão à internet e há opções pagas e gratuitas. Os cursos frequentemente incluem vídeos, quizzes, fóruns de discussão e materiais de leitura, permitindo uma experiência de aprendizado interativa e completa. 

Ainda nessa linha, a disponibilidade de cursos e materiais diversos em formato mobile permite que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer momento por meio de seus smartphones. Aplicativos, podcasts educativos, e-books, jogos e vídeos no YouTube são algumas das formas existentes que facilitam o acesso ao conhecimento de maneira conveniente e flexível. 

 Já os sistemas de aprendizado baseados em inteligência artificial (IA) ajudam personalizar o conteúdo e os métodos de ensino de acordo com as necessidades e preferências individuais de cada pessoa. Outras tecnologias, como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) oferecem experiências de aprendizado imersivas que podem ser extremamente eficazes para treinamento prático e simulações.   

8 dicas para investir no lifelong learning 

Agora que você já entendeu que investir no lifelong learning é uma abordagem estratégica para garantir o seu crescimento pessoal e profissional. Aqui estão algumas dicas para fazer isso de maneira eficaz: 

  1. Defina objetivos claros, ou seja, quais são suas metas de aprendizado e o que você quer alcançar; 
  2. Crie um plano de aprendizado, incluindo tópicos que você deseja aprender, os recursos que você utilizará e um cronograma para manter-se no caminho certo;  
  3. Além de cursos, participe de webinars e workshops. Esses eventos são oportunidades valiosas para aprender com especialistas, fazer perguntas e interagir com outros profissionais; 
  4. Mantenha-se atualizado lendo livros, artigos, blogs e revistas em sua área de interesse. Assine newsletters de fontes confiáveis e participe de comunidades online onde você possa discutir e compartilhar conhecimentos;  
  5. Podcasts e audiobooks também são ótimas fontes de aprendizado;  
  6. Conecte-se com outros profissionais que compartilham interesses semelhantes, participe de grupos de estudo, fóruns online e eventos de networking para trocar ideias e aprender com as experiências de outras pessoas; 
  7.  Agende tempo regularmente para se dedicar ao aprendizado. Pode ser uma hora por dia, algumas horas por semana, ou mesmo blocos de tempo mais longos, dependendo de sua agenda e metas; 
  8.  Monitore seu progresso. Revise regularmente seu plano de aprendizado e ajuste suas estratégias conforme necessário para garantir que você esteja no caminho certo para alcançar suas metas. 

Como a SOAP pode te ajudar 

E se você precisa de um apoio para começar a estudar, a SOAP pode ser uma grande aliada. No nosso portfólio de cursos você encontra diferentes soluções de aprendizagem, que visam facilitar e potencializar o aprendizado dos alunos de acordo com a realidade de cada um. 

São diferentes opções de treinamentos disponíveis, como liderança, storytelling, comunicação interpessoal, ferramentas digitais e formação de facilitadores. 

Já são mais de 70 mil pessoas treinadas em 70 das 100 maiores empresas do Brasil, incluindo nomes como Claro e GSK. 

“Excelente: conhecimento e interação do instrutor com participantes, bem como conteúdo de altíssimo nível compartilhado com os participantes”, avaliou um profissional Ecorodovias sobre o treinamento de Estratégias de Comunicação. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre as formações? Entre em contato com um de nossos especialistas



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