Quais os melhores treinamentos para o mercado de trabalho em 2024?

Descubra três áreas em alta para se desenvolver

Treinamento SOAP
27/02/2024
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Se você está procurando treinamentos para se destacar no mercado de trabalho em 2024 ou precisar desenvolver a sua equipe, antes de escolher o curso precisa entender qual é a demanda. Especialmente no contexto atual, em que a Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0) acelerou o ritmo de adoção de tecnologias.  

Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa aceleração digital não significa que tudo de agora em diante será sobre tecnologia. O avanço de inovações como a Inteligência Artificial, da análise de dados e outras, na verdade implica também numa maior necessidade de habilidades paralelas.  

Na mesma medida em que profissionais com conhecimentos de IA serão mais demandados, líderes com boa comunicação e gestão estratégica serão fundamentais para manter as operações com senso crítico.  

O novo profissional precisará ser capaz de lidar com as novas tecnologias, mas também de entregar aquilo que a tecnologia não entrega.  

Dito isso, a SOAP consultou uma das principais pesquisas de tendências para o mercado nos próximos meses — o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial — e fizemos uma lista para guiar você na escolha do caminho para o seu desenvolvimento. 

Áreas para buscar se desenvolver 

Tecnologia e digitalização 

Tecnologia é uma área muito ampla, mas o segredo está em entender o que será uma demanda dentro desse setor.  

Habilidades em inteligência artificial, big data, computação em nuvem e segurança cibernética são altamente valorizadas.  

O relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, aponta que mais de 85% das organizações identificam essas tecnologias como principais impulsionadoras da transformação empresarial. 

Além disso, 86% das empresas esperam incorporar plataformas digitais e apps, e 75% deverão adotar comércio eletrônico. Portanto, habilidades relacionadas a essas áreas serão essenciais: de desenvolvedores até estrategistas digitais.  

A alfabetização tecnológica é a terceira habilidade de crescimento mais rápido, evidenciando a necessidade de compreender e utilizar efetivamente as tecnologias emergentes. 

Sustentabilidade e gestão ambiental 

Já ouviu falar em transição verde? É como está sendo chamado o processo de mudança para sistemas de energia, indústrias e economias sustentáveis e de baixo carbono para reduzir o impacto ambiental.  

Investimentos para facilitar a transição verde das empresas, a ampla aplicação de padrões ESG (Ambiental, Social e Governança) e tecnologias para conter as mudanças climáticas são cada vez mais presentes.  

Com isso, surge a necessidade de profissionais com competências em sustentabilidade e gestão ambiental. Buscar treinamentos nessas áreas será um grande investimento para o mercado de trabalho. 

Educação e desenvolvimento de soft skills 

Habilidades cognitivas, como pensamento analítico e criatividade, além de habilidades de autogestão, incluindo resiliência, flexibilidade e capacidade de aprendizado contínuo (o chamado “lifelong learning”) serão fundamentais. 

O pensamento analítico é considerado uma habilidade fundamental pela maioria das empresas, segundo o Future of Jobs. O relatório também cita escuta ativa e liderança entre as habilidades mais importantes. 

Homem sorridente com braços cruzados em escritório, colegas desfocados ao fundo.
Com novas tecnologias mudando o tempo todo, aprendizado contínuo nunca foi tão importante

Como escolher em qual área me desenvolver? 

Em um cenário que muda o tempo todo, manter-se atualizado é essencial para qualquer profissional que deseja não apenas sobreviver, mas se destacar no mercado de trabalho.  

À medida que novas tecnologias emergem e as demandas evoluem, como vimos acima, a educação contínua torna-se um pilar para o desenvolvimento profissional.  

O primeiro passo para atender a essa demanda você já deu junto com a gente: identificar as habilidades em alta. Vamos aos próximos passos para encontrar bons treinamentos para o mercado de trabalho! 

Verifique a credibilidade 

Ao escolher um treinamento para o mercado de trabalho, verifique a credibilidade da plataforma ou instituição que o oferece.  

Procure por avaliações de outros usuários, certificações reconhecidas pelo mercado e, se possível, feedback de profissionais da área. Isso garante que você esteja investindo tempo e, em alguns casos, dinheiro, em uma fonte confiável de aprendizado. 

A SOAP, por exemplo, está no mercado há mais de 20 anos e já treinou mais de 30 mil profissionais de 70 das 100 maiores empresas do país. 

Busque flexibilidade e soluções personalizadas 

Cursos que oferecem flexibilidade de horários e localização são particularmente valiosos.  

Plataformas de ensino a distância oferecem uma gama de cursos que você pode fazer no seu próprio ritmo, muitos dos quais são ministrados por instituições renomadas e profissionais do mercado. 

Se você estiver buscando por treinamentos para capacitar a sua equipe ou empresa, é fundamental considerar o quanto a instituição educadora ou consultoria está disposta a entender a sua demanda e personalizar o conteúdo e formato. 

Pratique o aprendizado contínuo 

A educação é um processo contínuo, especialmente em setores que evoluem rapidamente. Cultive o hábito de aprender sempre, seja através da leitura regular de artigos, participação em workshops ou cursos online.  

Adote uma mentalidade de crescimento que encare os desafios como oportunidades de aprendizado. 

Valorize as Soft Skills 

Enquanto as habilidades técnicas são fundamentais, as soft skills (como comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas) são igualmente importantes.  

Muitas organizações valorizam a capacidade de se adaptar e colaborar tanto quanto as competências técnicas específicas. 

Os melhores treinamentos de comunicação para o mercado de trabalho em 2024 

Quando o assunto é soft skills, os melhores treinamentos para o mercado de trabalho em 2024 estão aqui na SOAP! 

Em junho, teremos turmas de workshops presenciais em São Paulo. É uma excelente oportunidade para pessoas físicas, que querem se desenvolver por conta, e para empresas, que desejam capacitar times menores. 

Confira o calendário e os temas: 

  • 17 de junho: SOAP Apresentações
  • 18 de junho: SOAP Apresentador
  • 19 de junho: SOAP Data Storytelling
  • 20 de junho: SOAP Slides
  • 21 de junho: SOAP Comunicação Assertiva

Os workshops da SOAP são treinamentos imersivos com turmas de até 25 pessoas. A experiência inclui: 

  • 8 horas de conteúdo 
  • Aulas presenciais 
  • Certificado de conclusão 
  • Coffee break 
  • Material exclusivo para o curso 
  • Metodologia exclusiva SOAP 
  • Networking com participantes 

Quer saber mais? Consulte os e conheça os instrutores aqui! 

Se você está fora de São Paulo e não pode participar dos workshops presenciais, mas quer turmas para desenvolver seus times, conheça os treinamentos in company da SOAP: acesse a vitrine completa aqui



Posts Relacionados

Por que o BBB pode ser uma aula de comunicação e oratória?

Treinamento
15/04/2024
leia agora

O que é e como desenvolver a comunicação interpessoal?

Treinamento
22/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França