Você já deve ter lido uma piada que circula bastante nas redes sociais ultimamente: — O CFO de uma empresa pergunta ao CEO: “O que acontece se investirmos no desenvolvimento do nosso pessoal e eles nos deixarem???” — O CEO responde: “O que acontece se não investirmos no desenvolvimento do nosso pessoal e eles ficarem!?” Esse diálogo ilustra bem o dilema de muitas empresas hoje: definir, afinal, se vale a pena investir em treinamento e desenvolvimento.
Você já deve ter lido uma piada que circula bastante nas redes sociais ultimamente:
— O CFO de uma empresa pergunta ao CEO:
“O que acontece se investirmos no desenvolvimento do nosso pessoal e eles nos deixarem???”
— O CEO responde:
“O que acontece se não investirmos no desenvolvimento do nosso pessoal e eles ficarem!?”
Esse diálogo ilustra bem o dilema de muitas empresas hoje: definir, afinal, se vale a pena investir em treinamento e desenvolvimento. E é exatamente sobre isso que vamos conversar nesse artigo. É só continuar lendo para entender melhor.
Quando se pensa em treinamentos, logo nos vem à mente a ideia de capacitação. Ou seja, tornar alguém mais apto ou melhorar as capacidades dos colaboradores para executar atividades na empresa.
Normalmente, os treinamentos são de curta duração e objetivam treinar o funcionário para a execução de suas funções dentro da empresa, melhorando suas habilidades.
Esses treinamentos também são importantes para novos membros da equipe, para que descubram como a rotina do novo cargo funciona e igualem seus conhecimentos aos dos profissionais mais antigos.
Existem diversos formatos a serem usados para a capacitação da equipe:
Com o resultado, você terá uma equipe mais capacitada para suas atividades rotineiras, além de exercer suas funções de forma padronizada.
Por outro lado, o desenvolvimento do colaborador é um trabalho de longo prazo. Ele objetiva o crescimento do indivíduo e está ligado à obtenção de novos conhecimentos, sem falar na função que já desempenha. Por exemplo:
Todos se perguntam: “O que podemos ganhar com isso? Quais os riscos? ”
Sob o ponto de vista de capacitação das equipes, não há dúvidas que investir é o melhor caminho. É consenso entre os profissionais de Recursos Humanos que desenvolver talentos é desenvolver a própria empresa.
“Os clientes exigem otimização dos serviços e tecnologias novas, o que cria uma necessidade natural de melhorias e treinamentos. Por outro lado, temos uma oferta de jovens que chegam ao mercado de trabalho com algum preparo formal, mas com pouco preparo prático e específico para as tarefas que irá realizar”, explica Jorge Perlas, diretor de processos da Asyst International, multinacional brasileira de gestão e operação de TI para o site da Catho.
“Se juntarmos as duas situações é possível chegar a um resultante que é a capacitação dentro da empresa”.
A Pesquisa anual MOT/ABTD da Revista T&D “O Retrato do Treinamento no Brasil”, feita em 2014, levanta dois pontos extremamente interessantes nesta questão:
“Na busca pelo engajamento, é recomendável criar um ambiente que valorize o desenvolvimento e o aprendizado. Este é um dos mais importantes indicadores de mensuração para saber se a empresa é um bom lugar para se trabalhar.”
“Métodos tradicionais de motivação, como programas de benefícios, plano de carreira e altos níveis de remuneração não são suficientes para reter talentos.”
A motivação e o engajamento dos colaboradores estão diretamente ligados ao aprendizado e à percepção de estarem em pleno desenvolvimento de suas carreiras em uma empresa que investe seriamente neste aspecto.
O benefício do conhecimento é algo duradouro, que ultrapassa a barreira profissional. O colaborador leva para a vida, e isso é percebido e valorizado por ele.
À medida que ele se qualifica e percebe a relevância desse investimento, acaba ganhando um destaque e uma energia natural. Os benefícios tradicionais já não são mais o ponto fundamental para que um profissional se sinta acolhido e valorizado. Estes viraram commodities. O que faz a diferença é a estratégia real de aprendizado.
Em tempos de crise, onde PRODUTIVIDADE é a palavra-chave de todo gestor ou líder, investir em skills é a saída para melhorar o resultado e, acima de tudo, o bom ambiente da empresa.
Mas é conveniente prestar atenção também em quem participa dos treinamentos. Eles estão realmente dispostos a absorver o conteúdo e a aplicá-lo no dia a dia?
Se sua resposta for “não sei”, pare e reflita se o perfil e característica do profissional está sendo levado em consideração no formato e linguagem dos treinamentos.
São muitas as vantagens de apostar em treinamentos dentro de uma empresa. A seguir, listamos alguns que merecem destaque. Confira!
O aumento da produtividade é um dos principais benefícios de investir em treinamento. Profissionais capacitados resolvem problemas com mais eficiência e levam menos tempo para desempenhar suas tarefas, sem perder a qualidade.
Além disso, quando você investe na sua equipe, ela se sente mais satisfeita e motivada. Com isso, seu desempenho acaba sendo muito melhor.
A melhora na qualidade também é uma consequência natural da capacitação dos seus colaboradores.
Profissionais bem preparados desempenham melhores serviços, e isso se reflete nos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Uma empresa com equipes bem qualificadas consegue melhores resultados com menos esforço. Assim, acaba obtendo vantagens em relação aos concorrentes. Tanto em relação a um ambiente organizacional mais agradável, quanto em melhores atendimentos, preços e serviços.
A rotatividade de profissionais dentro de uma empresa nunca é positiva. Afinal, os gastos com demissões, treinamentos e contratações acabam onerando o orçamento e desviando seus esforços do objetivo principal.
Por outro lado, ao investir em treinamento você melhora a satisfação dos colaboradores e promove a retenção de talentos.
A reciprocidade é uma característica natural do ser humano. Assim, de uma maneira geral, quando você investe de forma correta no seu colaborador, acaba gerando um sentimento de reciprocidade em relação à empresa.
Ao demonstrar que você valoriza seu time, incluindo as pessoas em projetos e ações, aumenta o engajamento e o compromisso dessas pessoas com você.
Ao participar de um treinamento voltado para sua qualificação profissional, o colaborador tende a se sentir valorizado. Como consequência, se torna muito mais motivado, interessado e produtivo.
Isso é importante porque boa parte do sucesso de uma organização está relacionado ao desempenho dos profissionais que fazem parte dela.
Um bom treinamento permite que as pessoas explorem suas capacidades e aumentem sua confiança, capacidade criativa e segurança no desempenho das atividades.
Com isso, elas se tornam mais capazes de se adaptarem ao ambiente corporativo, lidar com crises, desempenharem suas funções com menos possibilidades de erro e maior autonomia, encontrando soluções mais interessantes para os problemas do dia a dia.
Esse tipo de profissional que veste a camisa, contribui para melhores resultados, trabalhando de forma ativa em prol do crescimento do seu negócio.
Se você não tiver um cargo decisório dentro da sua empresa, abaixo seguem algumas dicas para implementar o processo de capacitação:
Dessa forma, voltando ao questionamento inicial, relacionado à dupla CFO e CEO, a resposta deve ser: investir em treinamento é olhar para o futuro da empresa.
Sob vários aspectos, gera entre os profissionais sentimentos como: valorização, engajamento, motivação e, porque não, desafios à melhora de sua performance, contribuindo mais e melhor para o resultado final da companhia.
Gostou das dicas? Então, continue com a gente para descobrir qual a melhor estratégia para desenvolver os talentos da sua empresa.