Os pictogramas (do latim picto (pintado) mais graphe (letra), do grego) são elementos gráficos que permitem a identificação de uma mensagem.
Os pictogramas (do latim picto (pintado) mais graphe (letra), do grego) são elementos gráficos que permitem a identificação de uma mensagem. Esses ícones fazem parte de um sistema de sinalização, para indicar ou representar algo, ou alguma ideia.
Ícones possuem uma linguagem de síntese com formas simples, compactas, esquematizadas e precisas, pois servem para serem vistos e entendidos de forma rápida e clara. É por isso que eles são muito úteis no design de apresentações.
Neste post, você vai entender como usá-los de forma atraente para incrementar sua apresentação e identidade visual. Acompanhe!
Um ícone é um símbolo gráfico, uma imagem que transmite uma mensagem curta e direta sobre alguma coisa, o que ela faz ou representa.
Um exemplo prático: ao navegar em um sistema qualquer, se você se depara com a imagem do disquete em algum menu, automaticamente já entende que aquele botão significa um atalho para salvar o documento ou algo naquele programa.
O mesmo pode-se dizer do símbolo que representa a impressora e por aí em diante. Logo, ícones comunicam muitas ações em apenas uma imagem, e dispensam uma longa mensagem de texto que os expliquem.
Ícones para apresentações tornam a visualização de ideias mais rápida e fácil, tornando os slides mais dinâmicos e evitando longos blocos de texto que não entregam muito valor para o público. Desse modo, eles são importantes para:
Nos anos 20 foi criado o sistema de representação pictórica internacional desenvolvido em Viena pelo movimento ISOTYPE — International System of Typographic Picture Education (sistema internacional de educação tipográfica pictórica), fundado pelo filósofo, economista e sociólogo Otto Neurath.
O objetivo era criar uma forma facilitada de comunicação, alternativa ao alfabeto, que fosse acessível a todos e atravessasse fronteiras, alcançando questões culturais particulares e universais, independente do contexto.
Gerd Arntz foi o designer responsável pelo sistema pictórico da ISOTYPE. Um conjunto de 4000 símbolos para transmitir informações econômicas e sociais para o público em geral.
A criação deste sistema revolucionou o modo como os designers passaram a projetar sistemas de sinalização, como em aeroportos, hospitais, repartições públicas e eventos.
Os jogos olímpicos tradicionalmente representam os esportes através de pictogramas. Confira o conjunto criado para as Olimpíadas do Rio 2016, criado pelo estúdio Dalton Maag. O legado do ISOTYPE é percebido em toda parte, influencia inclusive o que chamamos hoje de infografia.
Está presente no design de websites, aplicativos, interfaces em geral e claro, também no design de apresentações. Num mundo cada vez mais poluído de informação, reduzir um assunto ou um tema à simplicidade absoluta virou mais do que uma tendência.
Para algumas pessoas pode parecer muito difícil ilustrar uma apresentação. Mas, na verdade, não é. Veja a seguir alguns exemplos de como os ícones podem ser facilmente usados na criação das telas da sua apresentação.
Em vez de colocar tudo em bullet points, você pode ilustrar cada tópico com um ícone e brincar com a diagramação, usando também a disposição dos elementos em favor da sua mensagem.
Costumamos dizer que dados são matérias-primas para uma apresentação chata, então coloque apenas aqueles que são realmente relevantes para a audiência e ilustre à que o número se refere com um ícone, isso torna a informação visual mais atrativa e memorável.
Os ícones também podem ser usados em composição com outros elementos para ilustrar uma mensagem de forma mais sofisticada. Observe o exemplo abaixo.
Existem vários sites na internet onde você pode baixar ícones grátis em formato.png para usar em suas apresentações, como o Noun Project e o Flaticon.
Veja como incrementar sua apresentação com ícones e deixá-la mais surpreendente.
Se você estiver na dúvida se o público entenderá ou não sua intenção, ou mensagem com um ícone, adicione um rótulo com ele.
Acompanhar ícones de um rótulo com poucas palavras potencializa a utilização desses elementos gráficos e garante que a mensagem seja entendida em segundos.
Uma boa ideia para padronizar os ícones para apresentação é usar um fundo. Isso pode ser feito de maneira simples, com formas geométricas ou cores, por exemplo. O uso de fundos ajuda a destacar o design e as imagens, tornando tudo ainda mais claro e visualmente atraente.
Ícones podem ter um efeito ainda mais poderoso se acompanhados de um texto curto. Nesse caso, os elementos são usados juntos para agregar valor um ao outro e trazer consistência, e não causar distrações.
Muitas vezes, ícones ajudam a separar o conteúdo em partes, direcionar leituras ao longo do texto e definir uma ordem. Assim, use-os para fazer divisões no texto, realçar elementos e muito mais.
Use e abuse dos ícones para apresentação. Aproveite o fato de que eles comunicam tanta coisa em uma pequena imagem e utilize-os para valorizar o visual de suas apresentações e transmitir suas mensagens de forma mais atraente, rápida e eficaz.
Quer aprender a criar apresentações e usar ícones como um profissional sem ser designer? Conheça nosso curso Uau! Design.