Gerar conexão com a sua audiência é um dos principais segredos para uma apresentação de sucesso.
Gerar conexão com a sua audiência é um dos principais segredos para uma apresentação de sucesso. Sabe aquele tipo de exposição que prende a sua atenção a cada instante e que faz com que você se sinta parte dela? Você nem vê o tempo passar, não é verdade?
Quanto mais próximo você estiver do seu público, mais interessado ele vai ficar e melhor será sua percepção sobre o que está sendo exposto.
E como a gente não quer ver ninguém bocejando durante a sua apresentação, criamos esse conteúdo com 7 dicas imperdíveis. Continue acompanhando para conferir.
Com a grande quantidade de informações disponíveis, entender como gerar conexão emocional com sua audiência pode ser um grande diferencial para uma apresentação de sucesso.
Mas o que exatamente significa isso? Basicamente, conexão emocional é um sentimento de proximidade, ainda que exista uma distância física entre as pessoas.
Através dela, nos sentimos parte de algo, como se nos identificássemos e fossemos próximos um ao outro, ainda que não sejamos tão íntimos.
Durante uma apresentação, esse sentimento de proximidade permite que a outra pessoa se conecte ao que você está dizendo, ficando mais atenta e interessada.
Com isso, além de participarem e absorverem melhor o que você tem a dizer. Vão sair com um sentimento gostoso de que a apresentação valeu a pena. E se a sua ideia for vender um serviço ou produto, isso é ótimo, não é verdade?
Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido que uma apresentação impactante depende da resposta da audiência. E que uma parte importante de conseguir isso é criando uma certa conexão com seu público.
Veja a seguir como gerar conexão emocional com as dicas exclusivas que separamos para você e realize uma apresentação de sucesso.
Ainda que o seu conteúdo seja baseado em números e dados, você não precisa entregar esse material de forma árida demais.
Apresente o material como se estivesse conversando com um amigo, dosando a causalidade conforme o público que vai estar ouvindo. Contudo, procure uma linguagem calorosa e amigável que pareça autêntica e que esteja alinhada com seu perfil.
Interagir com sua plateia é uma forma bastante eficiente de gerar conexão emocional. Afinal, é comum que um público passivo demais acabe ficando entediado com facilidade.
Por outro lado, uma audiência que participa da apresentação ficará muito mais suscetível ao que você tem a dizer e oferecer.
Portanto, faça perguntas, realize ações que gerem engajamento e convide o público a pensar ativamente sobre o tema que você está trabalhando. Isso vai contribuir para gerar conexão emocional entre os envolvidos.
Por mais racional que pareça a situação, grande parte das decisões são tomadas com base nas emoções. Muitas vezes não há uma explicação lógica para um candidato ser escolhido para uma vaga de emprego em detrimento do outro, por exemplo.
Dessa forma, o que define essa situação é apenas uma empatia ou conexão com o escolhido. Assim, por melhores que sejam os dados ou os argumentos utilizados para fundamentar uma decisão, a emoção ainda tem um peso muito grande.
Com isso em mente, para manter a atenção da sua audiência, é necessário despertar esses sentimentos em cada um. Vale a pena usar recursos como gatilhos mentais, contar histórias envolventes e aproveitar recursos narrativos como humor e suspense, entre outros.
Muita gente não percebe, mas a linguagem corporal é parte importante do que está sendo comunicado.
É só imaginar um apresentador com olhar distante, expressão fechada e braços cruzados ou colados ao corpo. Agora pense em outro com gestos mais soltos, sorriso no rosto e olhar direcionado para as pessoas. Com certeza a segunda opção parece muito mais amigável.
Uma linguagem corporal distante ou fechada vai afastar você do seu público e deixá-los menos suscetíveis a ouvir o que tem a dizer. Por outro lado, gestos seguros e abertos criam um sentimento de proximidade e credibilidade. Sua postura, entonação de voz e gestos fazem toda a diferença.
É muito difícil criar conexão emocional sem saber quem é a sua audiência. Portanto, parte importante do planejamento da sua apresentação é saber para quem você vai falar.
Portanto, entenda o perfil das pessoas que estão ouvindo o que você tem a dizer e se coloque no lugar delas.
Afinal, a abordagem utilizada para leigos não vai ser a mesma para profissionais da mesma área. Assim como os executivos da empresa demandam uma linguagem mais contida e formal do que a utilizada em uma plateia mais heterogênea.
Lembre-se que as pessoas levam apenas poucos minutos para tirar uma primeira impressão. Portanto, concentre-se em ter um bom início.
Como acabamos de mencionar, os primeiros instantes de uma apresentação são muito importantes se você quer saber como gerar conexão emocional com quem está assistindo.
Por isso, nesse começo você precisa se concentrar em gerar empatia e identificação. Portanto, vá direto ao ponto. Ninguém tem tempo a perder com discursos prolixos e muito abstratos.
Aqui é o momento de colocar o dedo na ferida, mostrando que ela não é a única a passar por isso é que você tem a solução. Uma dica interessante é começar contando uma história para introduzir o que pretende dizer.
É claro que a espontaneidade é um fator importante na hora da apresentação. Afinal, nem sempre o público reage como você espera. No entanto, ninguém quer passar pela situação de travar ou esquecer o que ia dizer.
Para evitar que isso aconteça, crie um roteiro e treine bastante. Peça ajuda para amigos e parentes e ouça o feedback com atenção.
Como é fácil perceber, gerar conexão emocional é muito importante para garantir uma audiência atenta e interessada no que você tem a dizer.
Ela cria um sentimento de identificação, como se você entendesse a dor da pessoa e seu discurso fosse direcionado para ela. Ainda que a plateia seja numerosa.Quer criar uma apresentação de sucesso? Venha com a gente e conheça nossos cursos como SOAP Comunicação Interpessoal, SOAP Apresentações ou ainda SOAP Apresentador e arrase!