Muito além do ChatGPT, saiba quais são as outras plataformas mais utilizadas pelo setor
A Inteligência Artificial vem transformando a maneira como trabalhamos e nos comunicamos. No Brasil, ferramentas de IA já fazem parte da rotina de muitos profissionais, simplificando processos, economizando tempo e até ajudando a criar slides de alta qualidade.
No segmento de Marketing, os profissionais estão economizando três horas por conteúdo e 2,5 horas por dia no geral. É o que aponta pesquisa recente, publicada pela Hubspot.
A pesquisa também revelou quais são as nove ferramentas de IA mais utilizadas na área de Marketing. O ChatGPT se destaca como líder absoluto, com 34,9% dos profissionais afirmando recorrer a ele no seu dia a dia.
Mas a lista não para por aí. Diversas outras plataformas também são utilizadas para aprimorar e otimizar as demandas.
O Canva foi mencionado por 22% dos respondentes, o Gemini por 14% e as ferramentas de IA da HubSpot por 8% dos participantes da pesquisa. Veja a lista completa a seguir!
É o líder em popularidade. Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é o “braço direito” dos profissionais que precisam redigir textos, responder perguntas, realizar traduções, busca de informações e até para organizar ideias de apresentações.
Segundo a pesquisa da Hubspot, 34,9% dos profissionais de marketing usam a ferramenta no dia a dia. O ChatGPT transforma inputs simples em conteúdos estruturados, e pode economizar algumas horas de trabalho.
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O Canva, além de ser um queridinho no design, integrou a Inteligência Artificial para criar apresentações e materiais visuais de maneira automática.
Em segundo lugar na pesquisa, sendo mencionado por 22% dos entrevistados, a ferramenta de IA sugere layouts, escolhe combinações de cores e até gera imagens, tornando a criação gráfica acessível mesmo para quem não é designer.
É importante notar outras ferramentas que aparecem como as queridinhas. É o caso da aposta do Google, o Gemini, que também atua como um buscador de informações, redação de textos e até mesmo na análise de dados.
Essa ferramenta pode ajudar empresas a entenderem padrões e tomarem decisões estratégicas, além de se integrar facilmente com outros serviços da Google.
Conforme os resultados da pesquisa da Hubspot, 14,4% dos profissionais de Marketing já usam o Gemini para otimizar as tarefas do dia a dia.
É a Inteligência Artificial da HubSpot, que ajuda a automatizar a segmentação de leads, criar e-mails e relatórios.
Focada em marketing e vendas, essa ferramenta foi citada por 8% dos profissionais e pode ser uma grande aliada na organização e eficiência da equipe.
Essa ferramenta é perfeita para criar imagens realistas e criativas a partir de descrições textuais. No contexto de apresentações, ela é útil para gerar gráficos, ilustrações ou visuais impactantes que dão um toque profissional ao seu material.
Na pesquisa da Hubspot, 6,7% dos profissionais de Marketing informaram que usam o MidJourney no dia a dia.
Com 3,5% dos entrevistados já usando a ferramenta, a Salesforce Einstein é uma integrada ao CRM Salesforce e utiliza IA para prever tendências, analisar vendas e personalizar experiências do cliente.
Para apresentações corporativas, por exemplo, ela oferece insights detalhados e previsões confiáveis.
Especialista em redação criativa, o Jasper ajuda a construir textos publicitários, legendas e até narrativas completas. Ele é utilizado por 3,2% dos profissionais de marketing, de acordo com a pesquisa da Hubspot.
É a ferramenta perfeita para quem quer conectar dados e criatividade em uma apresentação envolvente.
Desenvolvido pela OpenAI, o DALL-E também é uma boa escolha para quem busca criar imagens personalizadas. Precisa de uma capa impressionante ou ilustrações exclusivas para sua apresentação? Basta descrever e deixar a ferramenta fazer o trabalho.
Dos profissionais entrevistados pela Hubspot, 2,98% já usam o DALL-E em suas tarefas diárias.
Voltada para redes sociais, o Hootsuite Insights analisa tendências e comportamento do público, gerando insights valiosos. Essas análises podem ser transformadas em gráficos e dados visuais para compor apresentações estratégicas.
A pesquisa indica que 2,80% já usam o Hootsuite Insights para auxiliar em suas demandas.
Veja o gráfico com as ferramentas de IA que são mais usadas pelos profissionais de Marketing brasileiros:
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Imagine economizar 2,5 horas do seu dia em tarefas mais operacionais? É exatamente isso que os profissionais de Marketing conseguem ao integrar ferramentas de IA no dia a dia. E não é só sobre tempo: é sobre qualidade, inovação e competitividade.
Além disso, há outros motivos para introduzir a Inteligência Artificial na sua rotina de trabalho:
Seja para criar apresentações impactantes, gerar ideias criativas ou otimizar processos, a IA já se provou ser uma aliada indispensável.
No entanto, apesar do crescimento no uso de IA, o Brasil ainda enfrenta alguns desafios. Um dos maiores gargalos é a falta de capacitação: empresas reconhecem o potencial da tecnologia, mas quase 60% dos CEOs têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados.
Por outro lado, o cenário é promissor. Investimentos em educação tecnológica e treinamentos corporativos têm crescido no país, preparando o mercado para adotar IA em larga escala.
O futuro aponta para uma integração cada vez maior, mas com uma necessidade urgente de qualificação e adaptação.
A SOAP acredita que a tecnologia é uma aliada indispensável no processo de aprendizagem. Não dá para negar que a Inteligência Artificial chegou para ficar e que precisamos nos adaptar.
Por isso, começamos a abordar o uso da Inteligência Artificial em todos os treinamentos corporativos sobre Comunicação, oferecendo:
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