21 prompts para você contar histórias usando o ChatGPT

A IA que dominou o mundo pode ajudar na criação de storytelling

Treinamento SOAP
28/09/2024
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Se você não viveu dentro de uma caverna no último ano e meio, certamente ouviu falar sobre o ChatGPT. A ferramenta de inteligência artificial é capaz de criar textos e imagens a partir de instruções fornecidas por um ser humano. Bom, melhor do que explicar com as nossas palavras é deixar que a própria ferramenta se apresente:

“O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que faz parte da família GPT (Generative Pre-trained Transformer). Ele é projetado para processar e gerar texto humano de maneira natural em resposta a entradas de texto escritas por usuários. Em outras palavras, ele é um programa de inteligência artificial que pode conversar e interagir com pessoas, responder perguntas, fornecer informações e até mesmo participar de discussões sobre uma ampla variedade de tópicos”.

O texto acima é a resposta, reproduzida na íntegra, ao prompt “o que é o ChatGPT?”. 

A IA só tende a evoluir e a ser utilizada cada vez mais. Por isso, é importante que profissionais saibam explorar todo o seu potencial. 

O que são prompts no ChatGPT?

Prompts são os comandos que você dá à ferramenta para obter algo de uma inteligência artificial generativa. Nesse comando estarão as informações necessárias para que a IA desenvolva uma resposta. 

Você já deve ter ouvido falar que para obter as respostas certas é necessário fazer as perguntas certas. No caso de uma ferramenta como o ChatGPT, isso é mais importante que nunca. Com base no seu comando, a inteligência artificial buscará o que você deseja em todos os dados disponíveis no modelo que a alimenta. 

O prompt pode ser uma pergunta, ordem, sugestão ou afirmação. Em vez de questionarmos “o que é o ChatGPT?”, poderíamos ter enviado “explique o ChatGPT”. Tenha em mente que quanto mais simples e curta for a pergunta ou o comando, mais genérica tende a ser a resposta. 

Quando perguntamos ao Chat quem ele era, poderíamos ter pedido à plataforma: “resuma essa resposta”, “simplifique isso” ou “dê mais detalhes”. Esses comandos também poderiam estar presentes desde o início, pois não há necessidade de economizar caracteres. 

Ao conversar com uma IA, caso deseje os melhores resultados, o ideal é oferecer a maior quantidade possível em um único prompt. 

“Explique o que é o ChatGPT em menos de 100 palavras, em linguagem lúdica e acessível para crianças”, seria um bom exemplo. Perceba que neste comando usamos estratégias importantes para refinar a resposta: fomos diretos, demos o tom e definimos o público-alvo. 

LEIA MAIS: Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Como criar prompts para Storytelling?

Com sua base de dados muito ampla, o ChatGPT é uma boa ferramenta para criar histórias, desde que você conheça os prompts adequados. Ele pode tanto fornecer ideias e insumos para suas narrativas, como pode ajudá-lo a estruturar informações que você já possui. 

Algumas informações que seu prompt pode levar em consideração:

#01 – Tamanho

Qual será a extensão do seu texto? São apenas algumas linhas ou é uma história de muitos parágrafos? Até quantos caracteres você deseja?

Exemplo:

Escreva uma história de [número] palavras.

#02 – Gênero 

Você produzirá uma comédia, um drama, um terror, uma aventura ou uma paródia? São vários os estilos possíveis para uma boa história. 

Exemplo:

Escreva uma história de mil palavras, com pitadas de humor.

#03 – Público-alvo 

Junto com outros prompts você auxiliará a ferramenta a calibrar melhor a história. 

Exemplo:

Escreva uma história humorística de mil palavras para profissionais de marketing que trabalham em agências de publicidade. 

Homem usando notebook em uma sala branca
Um prompt pode ser uma pergunta, ordem, sugestão ou afirmação

#04 – Tema

Do que você quer tratar no seu texto? Sua história pode ser lúdica ao mesmo tempo em que fala sobre os malefícios do uso exagerado da internet, por exemplo.

Exemplo:

Escreva uma história de aventura para crianças que divirta e alerte para os perigos do consumo de açúcar. 

#05 – Estrutura

Dependendo do tamanho e da sua vontade é possível dividir a sua história em capítulos ou atos. Você pode inclusive refinar o prompt para limitar o número de palavras ou parágrafos para cada trecho. 

Exemplo:

Escreva uma história emocionante de mil palavras em três atos. Cada ato deve ter [número] parágrafos. 

#06 – Estilo

Definir o estilo seria refinar ainda mais os prompts de gênero e tema. Sim, o seu texto é uma história, mas ela poderá se aproximar da fábula, do conto, da reportagem jornalística, de uma peça de teatro, de um monólogo, da sátira, ao infinito e além!

Exemplo:

Escreva uma história de terror no estilo de cartas trocadas entre duas pessoas. 

#07 – Tom

Está diretamente relacionado ao estilo. É a emoção que você quer transmitir através das palavras. Pode ser alegre, triste, esperançoso, ansioso, inspirador, irônico, amigável, persuasivo e muitos outros.

Exemplo:

Escreva uma história de terror para adolescentes em tom sarcástico. 

#08 – Vocabulário

Qual linguagem será utilizada na sua história? Não estamos falando em como os personagens se expressam – isso veremos mais à frente -, mas o seu texto poderá ser mais formal, rebuscado, vulgar, abstrato, minimalista…

Exemplo:

Faça uma história de 500 palavras, do gênero ação com descrições repletas de rimas. 

#09 – Personagens

Defina o número de personagens, seus nomes e suas “funções” na história.

Exemplo:

Escreva uma história romântica com quatro personagens: Isadora, a protagonista; Álvaro, o mocinho e par de Isadora; Sofia, a vilã; e Juliana, coadjuvante e mãe de Isadora.

#10 – Personalidade dos personagens

Definido o papel de cada personagem na trama, é possível também escolher a personalidade deles. Determinado, invejoso, corajoso, alegre, deprimido e  frustrado. São tantos adjetivos que cada personagem pode e deve ter mais de um.

Exemplo:

Conte a divertida história de João, um publicitário fracassado e amargurado que um dia encontra uma pedra preciosa que muda a sua vida.

#11 – Linguagem dos personagens

Dependendo do perfil que você traçou para os personagens, a ferramenta buscará a linguagem mais adequada, mas, caso queira enriquecer sua história, você pode refinar ainda mais o prompt definindo tanto o estilo quanto a extensão dos diálogos.

Exemplo:

Escreva uma história com muitos diálogos longos, onde Maria, a protagonista, sempre fala de forma irônica, Teresa fala de forma rebuscada, Joaquim comete erros de português, e Lili é grosseira.

#12 – Época

Sua história se passa no presente, passado ou futuro? Seja ainda mais específico e defina a época exata ou a quantidade de anos.

Exemplo:

Faça uma história de mil palavras com [personagens] e que se passa [durante a Segunda Guerra Mundial, em um futuro distópico, 600 anos antes de Cristo, etc].

#13 – Lugar

Entenda “lugar” em uma perspectiva macro (Exemplos: Curitiba, Brasil, Europa, Lua, Marte) e bem específica (Exemplo: dentro do armário do quarto de Sofia). Então, onde a sua história irá se passar?

Exemplo:

Escreva um conto de fadas que se passa em uma taberna de Roma durante a primavera.

#14 – Contexto

Caso já tenha um enredo específico na cabeça, você pode fornecê-lo à plataforma. 

Exemplo:

Em formato jornalístico, conte a história de Eliana, única moradora de um bairro carioca devastado por um ataque alienígena. 

#15 – Referências

Também é possível pedir para a plataforma “imitar” o estilo de um autor famoso, as características de um personagem célebre ou uma história clássica.

Exemplo:

Como se fosse o Edgar Allan Poe, escreva a história de Pedro, herói com as mesmas características do Romeu, de Shakespeare. Pedro deve enfrentar um lobo, como em Chapeuzinho Vermelho.  

#16 – Adição

Você conseguirá também que a sua história, apesar de uma obra de ficção, se baseie em algo da realidade. Para isso, será possível adicionar números, dados e depoimentos. Mas lembre-se: é necessário sempre checar a origem das informações.

Exemplo:

Escreva uma história de suspense que se passa no presente e utiliza dados reais do avanço do desmatamento no Cerrado brasileiro. 

#17 – Palavras-chave

Para atender o briefing ou para auxiliar o SEO, talvez seja necessário incluir algumas palavras-chave no seu texto. Nesse caso, basta pedir que o ChatGPT fará.

Exemplo:

Escreva uma fábula curta sobre uma vaca que, depois de muitas tentativas, consegue produzir leite pela primeira vez. Ao falar sobre o leite, utilize as palavras saudável, natural e gostoso.

#18 – Propósito

Qual o objetivo da sua história? Informar, alertar, inspirar, conscientizar ou simplesmente divertir? 

Exemplo:

Conte uma história curta sobre uma vaca que produz o melhor leite de Minas Gerais. O objetivo da história é promover o novo queijo da marca Queijadinha.

#19. Título

Depois de finalizar o seu texto, você poderá pedir ao ChatGPT para criar um título do zero ou a partir das informações que você desejar.

Exemplo:

Dê cinco opções de título para a história que acabou de criar. Inclua [palavra ou palavras] em todos eles.

#20. Sinopse

Dependendo do tamanho da sua história, talvez seja interessante pedir um resumo do que foi escrito. Ou quem sabe um sumário? 

Exemplo:

Faça um resumo da história que acabou de criar em até [número] palavras. 

#21. CTA

Esta é uma sigla em inglês para Call to action. De acordo com o seu objetivo, talvez você queira em algum momento da história, direcionar essa pessoa para alguma ação. Além de criar links, o ChatGPT consegue ler o conteúdo da URL de destino e incorporar isso ao texto. 

Exemplo:

Escreva um conto de fadas curto sobre uma princesa que toma refrigerante pela primeira vez. O CTA será para o [link].

Construa sua narrativa com a SOAP

O ChatGPT é uma ferramenta que veio para ficar. Desde a sua criação, ele evoluiu para novas versões, passou a fazer parte de chatbots e se integrou até à Apple. Em breve, a Siri se tornará a primeira assistente digital de voz a conversar “de verdade”. 

Ou seja, o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial são um presente e um futuro incontestável. O que também é incontestável é o poder do storytelling. Se a tomada das decisões humanas é fortemente influenciada por estímulos emocionais, é fundamental saber criar histórias capazes de se conectar com as pessoas.

A SOAP pode apoiar o seu time a contar histórias em diferentes canais e com diferentes objetivos. No treinamento SOAP Storytelling, equipes aprendem diversas técnicas para capturar a atenção do público e influenciá-lo de maneira eficaz. 

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