Descubra como sair dos extremos passivo ou agressivo e atingir a assertividade
Os tipos de comunicação se desenrolam a todo momento no ambiente corporativo, embora nem sempre estejamos atentos a eles. Você já parou para pensar nisso?
Um colega que não deixa os outros falarem, uma pessoa que jamais coloca a própria opinião ou, até mesmo, aquele que adora responder aos outros com ironia — você provavelmente já se deparou com alguns bons exemplos.
E qual seria o seu tipo de comunicação? Você sabe como torná-lo mais próximo do ideal para cada situação? Continue a leitura e tire essas dúvidas!
Com os avanços tecnológicos, o conhecimento se tornou um ativo fundamental nas organizações. Afinal, quem consegue usar as informações disponíveis para entregar produtos e serviços com agilidade, eficiência e resiliência, tende a se destacar no mercado.
Nesse cenário, a comunicação ganha mais espaço. Ora, ela é justamente a competência que possibilita a troca de informações entre pessoas em qualquer situação.
Orientar os colaboradores, construir uma imagem, fazer apresentações profissionais, vender produtos e resolver conflitos são apenas alguns exemplos do que realizamos com a comunicação eficaz.
A comunicação é um dos pilares para o bom funcionamento das organizações. Uma frase conhecida de Peter Drucker, o pai da administração moderna, diz que: “60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz”.
Também podemos verificar os reflexos da comunicação no ambiente de trabalho. Para citar um exemplo, em uma pesquisa com executivos de diferentes países, a The Economist lista as principais consequências das barreiras de comunicação no trabalho:
Precisamos nos comunicar de forma mais adequada para o contexto empresarial, fazendo com que os comportamentos verbais e não verbais (gestos, sinais e escrita) surtam o efeito desejado. Do contrário, os impactos podem ser graves para as pessoas e organizações.
Tudo isso passa por entender os tipos de comunicação e desenvolver a comunicação assertiva.
Os tipos de comunicação são padrões e tendências de comportamento ao usar a linguagem verbal e não verbal. A classificação mais utilizada diz respeito à atitude do comunicador:
Nesse modelo, o objetivo é reduzir os elementos passivos, agressivos e passivo-agressivos, que causam ruídos de comunicação. São eles que impactam negativamente a troca de informações, bloqueando a colaboração, dificultando a inovação, causando estresse e gerando conflitos nas equipes.
Por outro lado, a comunicação assertiva é o estilo-alvo, que melhor se adapta às necessidades do ambiente corporativo. Com ela, conseguimos abordar os desafios empresariais com posicionamentos claros sem desrespeitar os demais.
A passividade é caracterizada pelo baixo nível de atitudes para colocar as próprias opiniões, valores, desejos e necessidades na maneira de se comunicar. Veja alguns comportamentos típicos desse estilo de comunicação:
Podemos ver os reflexos desse estilo na linguagem corporal. Mãos no bolso, tom de voz baixo, cabeça baixa e ombros encolhidos são exemplos de gestos passivos.
O comunicador agressivo impõe suas prioridades e demandas sobre os interesses dos demais. Não à toa, conseguimos enxergar claramente alguns dos comportamentos desse estilo:
A linguagem corporal do comunicador agressivo é oposta ao passivo: tom de voz elevado, gesticulação, postura ereta e impositiva.
O comunicador passivo-agressivo atua no sentido de impor suas demandas e prioridades. Porém, a estratégia dele não é ir para o confronto, mas atuar de forma indireta. São exemplos de comportamento passivo-agressivo:
A linguagem corporal do passivo-agressivo, muitas vezes, contradiz a fala. A pessoa se mostra inquieta, embora se expresse de maneira aparentemente calma. Além disso, muitas vezes, como visto, ela evita o conflito imediato e age nos bastidores para prejudicar aqueles que enxerga como desafetos.
A comunicação assertiva se caracteriza por colocar as próprias opiniões, valores, desejos e necessidades com clareza, objetividade e respeito ao outro. Suas atitudes mais comuns são as seguintes:
O comunicador assertivo costuma ter uma postura neutra, com peito ereto e ombros para trás. Além disso, fala em tom de voz equilibrado, ou seja, o suficiente para ser ouvido com clareza pelos interlocutores.
Com a comunicação assertiva, conseguimos minimizar os problemas de comunicação nas relações interpessoais. Além disso, o profissional se torna mais competente, porque diversos resultados dependem da boa comunicação, como negociar, argumentar, demandar, escutar e orientar os demais com mais eficiência.
Enquanto os demais tipos de comunicação causam obstáculos à colaboração, inovação, solução de conflitos, entre outras habilidades, a assertividade tem impactos positivos nas interações pessoais e profissionais.
Embora algumas pessoas tenham mais facilidade, a assertividade pode ser aprendida com orientações e treinamentos adequados.
A comunicação assertiva é formada por diversos outros conhecimentos, habilidades e atitudes. Para desenvolvê-la, precisamos melhorar nossa capacidade expressiva, de argumentação, inteligência emocional, escuta ativa, entre outras competências.
Esse investimento no desenvolvimento individual terá frutos ao longo da sua carreira, pois a comunicação assertiva é capaz de gerar grandes resultados. Logo, pode impulsionar seu crescimento, especialmente tratando de promoções para cargos de liderança.
Acontece que, embora as pessoas desejem melhorar a comunicação, frequentemente falta um método para desenvolver as soft skills necessárias. Nesses casos, o gestor já entende a necessidade de aprender, mas não conhece o caminho para, a partir de estudos e prática, alcançar os objetivos de aprendizagem.
Aqui na SOAP, fornecemos o método para que você consiga se aprimorar e garantir os frutos do desenvolvimento da comunicação, como desbloquear o crescimento de carreira e fazer apresentações de alto impacto.
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