Erros cometidos nas convenções de vendas podem prejudicar o resultado almejado com o evento
É muito comum que grandes empresas organizem anualmente convenções de vendas, com o intuito de reunir os colaboradores, parceiros de negócios, clientes e fornecedores para lançar produtos, debater temas do setor, entre outros propósitos.
No entanto, alguns erros cometidos nessas convenções de vendas podem prejudicar o resultado esperado. Mais do que apenas reunir pessoas, o sucesso de um evento desse formato deveria ser medido, principalmente, pelo nível de envolvimento e interação que gera entre os participantes.
A partir dessa métrica de engajamento, a empresa tem condições de avaliar quais pontos precisam ser melhorados para que possa alcançar seus objetivos de vendas e até mesmo estabelecer relacionamentos mais duradouros com sua comunidade.
Uma convenção de vendas pode ocorrer em diferentes formatos, incluindo eventos presenciais, virtuais ou híbridos. No geral, o evento promove uma série de atividades, como apresentações, workshops, sessões de treinamento, palestras e painéis de discussão, e podem durar de um dia até uma semana.
Estudos coletados pela SOAP apontam que mais de 75% das convenções corporativas não atingem os resultados esperados. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, desde problemas com a organização do evento até falta de clareza em relação aos objetivos pretendidos.
Neste artigo, vamos listar os principais erros cometidos em convenções de vendas e como superar esses desafios. Leia na íntegra e saiba mais sobre o assunto!
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As convenções de vendas desempenham um importante papel dentro das estratégias das empresas. Esses encontros são uma ótima oportunidade, por exemplo, para investir na capacitação das equipes, por meio do compartilhamento de melhores práticas e técnicas de vendas ou até mesmo informações sobre produtos e serviços.
Em uma convenção exclusiva para os colaboradores, a empresa pode usar o momento para compartilhar novas metas, estratégias de marketing, apresentar novos produtos ou serviços e falar sobre mudanças estratégicas na organização.
Um evento interno também pode ser propício para motivar a o time, reconhecer os talentos que estão se destacando na organização e fortalecer o espírito de equipe.
Mas há, ainda, a opção de realizar um evento que possa envolver diferentes agentes que fazem parte da empresa, além de gestores e colaboradores, como clientes, fornecedores, entre outros parceiros de negócios. Nesse caso, a convenção de vendas pode propiciar momentos de networking, troca de experiências, oportunidades de negócios e exposição da marca.
Seja qual for a intenção por trás da convenção de vendas, todos os envolvidos no evento devem estar cientes dos objetivos que precisam ser alcançados. Esse é o primeiro passo para evitar alguns dos erros mais comuns que ocorrem nesse momento.
A SOAP listou essas principais situações para te ajudar a evitá-las e garantir que sua empresa obtenha sucesso durante as convenções.
Um erro que pode prejudicar sua convenção de vendas antes mesmo dela começar é divulgar a programação em cima da hora. Saber com antecedência os detalhes sobre as atividades que serão realizadas no evento é fundamental para que as pessoas possam se programar para aproveitar a ocasião.
Anunciar a programação em cima da hora pode exigir dos participantes adequações de agenda para que consigam acompanhar as atividades de seu interesse, o que pode causar certa insatisfação.
Outro erro comum é não pensar a respeito de possíveis problemas que podem surgir durante a convenção de vendas. A ideia aqui não é ser pessimista, mas tentar se antecipar aos imprevistos.
Por exemplo, problemas com algum equipamento e atrasos são situações comuns nesses eventos. Caso aconteçam, você está preparado para contornar a situação?
Listar antecipadamente o que pode dar errado e quais atitudes deverão ser tomadas ajuda a evitar correria e estresse na hora da convenção, além de transmitir uma boa impressão aos participantes do evento, como uma empresa preparada para lidar com imprevistos.
Conforme já mencionado, uma convenção de vendas reúne diversas atividades, incluindo palestras e workshops. No entanto, nem sempre essa programação é, de fato, relevante para os participantes.
Para compor painéis que gerem interesse é preciso entender quais temas realmente interessam o público. De nada adianta convidar um palestrante famoso se o conteúdo que ele apresenta não for adequado ao tipo de público presente na convenção.
As apresentações também são elementos importantes nas convenções de vendas. Slides com excesso de informações e design pouco criativo e uma narrativa maçante, sem storytelling ou um roteiro bem construído tendem a manter a audiência dispersa e pouco engajada com o conteúdo que se pretende transmitir.
Lembre-se de que uma das principais motivações dos participantes é ter acesso a conteúdo de valor, trocar e adquirir conhecimentos. Por isso, é importante investir em apresentações de qualidade para a audiência.
Outro ponto de atenção é em relação às metas que uma empresa pretende alcançar com a convenção de vendas. A falta de clareza em relação aos objetivos que se quer atingir é um verdadeiro problema. Afinal, se as metas não forem tangíveis o suficiente, dificilmente a empresa conseguirá atingir o objetivo desejado.
Manter o controle sobre o cronograma e as ações necessárias antes, durante e até depois do evento é extremamente importante. No entanto, muitas empresas pecam por não ficarem atentas aos detalhes e não saberem como agir rapidamente caso algo saia diferente do planejado.
Para isso, é preciso criar métricas, estabelecer objetivos e definir estratégias que ajudem a entender quais passos devem ser seguidos para a entrega de um bom evento.
Algumas empresas costumam tratar as convenções de vendas com uma seriedade excessiva, impondo resultados e realizando inúmeras cobranças. Outras já tratam o evento como um grande happy hour. Na verdade, é preciso existir um equilíbrio entre as duas coisas.
Lazer e trabalho precisam andar juntos nesse evento. Por isso, ao fazer o planejamento, considere a seriedade dos temas a serem debatidos, mas também considere os momentos de descontração, para que os participantes se sintam à vontade para interagir com os demais e criar conexão de forma leve e divertida.
Muitas empresas acabam negligenciando a coleta de feedbacks, mas entender o que os participantes acharam do evento pode gerar insights sobre quais pontos podem ser melhorados e o que funcionou bem.
Essas informações podem ser obtidas de diferentes maneiras. A mais comum é disponibilizar questionários online após o evento. Porém, há quem ofereça recompensas em troca de uma avaliação na própria convenção.
Com informações em mãos, é fundamental entender como analisá-las de maneira adequada e, mais que isso, quais aspectos devem passar por melhorias para atender às necessidades do público.
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Estar atento a esses possíveis erros é o primeiro passo para conseguir fazer um bom planejamento de uma convenção de vendas. Mas outras ações são importantes, como fazer uma boa gestão de projetos que contemple todo os detalhes do evento, desde sua concepção até os materiais e ferramentas necessários para os dias de convenção.
Outro cuidado necessário é em relação ao roteiro e estratégias de storytelling que serão usadas nas apresentações em geral. Nesse quesito, o design das peças também é um ponto de atenção.
Por fim, os gestores e demais representantes que forem se apresentar nesses eventos também devem se atentar à sua preparação.
O roteirista da SOAP, Gustavo Penna, comandou uma masterclass ao vivo em que desvendou os segredos das apresentações das grandes convenções de vendas. Assista a seguir:
Em todos esses aspectos, a SOAP pode ajudar com uma consultoria exclusiva. Vamos te auxiliar a criar um storytelling para sua apresentação, com slides incríveis, além de treinar sua performance.
Com 20 anos de história, já ajudamos a transformar a comunicação de 70 das 100 maiores empresas do Brasil. Além disso, já são mais de 70 mil pessoas treinadas de forma presencial e remota e mais de 18 mil apresentações construídas.
“Tive uma ótima experiência com a equipe da SOAP em um projeto chave que tivemos e com abrangência nacional. Desde o entendimento da demanda, reuniões de acompanhamento, validação da pauta, entrega do material e suporte aos ensaios para a apresentação”, disse Leonardo Garcia, E-Commerce & Customer Service Manager na Galderma.
Mariana Marek, que usou os serviços da SOAP para se preparar para uma convenção, concorda: “recomendaria a SOAP pois a entrega foi muito boa considerando o prazo do projeto, fiquei muito feliz com a construção do storytelling, acredito que esse foi um dos pontos mais positivos da entrega.”
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