Aprenda como a entonação da voz pode mudar completamente a percepção do seu discurso

Um bom discurso deve trazer elementos ricos e esclarecedores, por isso, a entonação de voz é tão importante.

Treinamento SOAP
19/12/2022
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Um bom discurso deve trazer elementos ricos e esclarecedores, por isso, a entonação de voz é tão importante. É um ato poderoso que pode impactar diretamente na forma como as pessoas ouvem, compreendem e interpretam a mensagem.

Nesse sentido, entender os recursos de entonação pode ajudar a otimizar a performance em apresentações e até conversas do dia a dia. O tom de voz, assim como sua emissão são responsáveis por transmitir credibilidade e assim, prender a atenção do público.

O objetivo deste post é apresentar o conceito de entonação e sua importância para uma comunicação eficiente. Continue lendo e veja seu impacto no discurso e como um curso de oratória pode ajudar nesse desafio!

O que é entonação?

A voz faz parte da comunicação verbal e a entonação é a maneira de emitir o som vocal. É uma ferramenta para modular a fala e definir o tom das palavras e frases de acordo com a necessidade do discurso.

Para cada variação de sentença, que pode conter exclamação, afirmação, pedido ou questionamento, a entonação de voz é determinante. É a entonação que ajuda a direcionar o sentido e fazer com que o público entenda e reaja de acordo com a intenção do discurso.

A forma como o orador interage e se comunica com sua audiência colabora para que os propósitos de uma estratégia sejam atingidos. Considerando que existem influenciadores e influenciados, a entonação de voz ajuda a convencer as pessoas sem que elas se sintam pressionadas.

Encaixar o tom de voz nos tipos de linguagem é um desafio e tanto, o que requer entendimento das próprias limitações e possibilidades. 

A entonação é, portanto, um termômetro da intensidade com que as palavras e frases são proferidas, buscando alinhar o orador e a forma como é percebido pela audiência.

Qual a importância da entonação para eficiência da comunicação?

A entonação está diretamente ligada à emissão e projeção da voz, fazendo com que ela se propague e alcance o público, perto e distante. Não é preciso gritar, mas imprimir firmeza para que as palavras sejam compreendidas corretamente.

Uma entonação adequada minimiza as dúvidas sobre o que é dito, ao passo que reduz os possíveis problemas ocasionados pelos equívocos. Tão importante quanto o conteúdo de um discurso é a forma como ele é transmitido, pois a clareza eleva o poder de compreensão da fala.

A entonação da voz vai muito além das palavras, causa e consequência em todas as etapas de um discurso. É ela quem dita as etapas – produção, interpretação e sentido – que a mensagem deve percorrer até chegar ao seu destino final.

Para que a comunicação seja eficiente é preciso mexer com as emoções e provocar alterações no comportamento. O modo como as pessoas reagem diante de um discurso diz muito sobre a maneira que a voz foi processada pelo sistema auditivo.

A comunicação é recheada de diversos instrumentos de transmissão da mensagem, com componentes essenciais, como a voz, o vocabulário e a expressão corporal. Dessa forma podemos utilizar tanto a linguagem verbal e não verbal para se comunicar, por exemplo, a fala, voz, ritmo, pausa, gestos e palavras.

Sempre que alguém tem algo a dizer, seja programado ou instantâneo, imediatamente uma expectativa é gerada. A audiência aguarda a emissão da mensagem para interagir, por meio de palavras ou reações corporais, com base na entonação utilizada.

Como a entonação impacta no discurso?

Seja em uma apresentação, reunião ou conversa de rotina, é importante ter uma entonação adequada. Aspectos como nervosismo e insegurança podem deixar a voz trêmula e baixa demais, dificultando que os outros entendam o que está sendo dito.

Já a confiança pode transmitir a sensação na voz, trazendo uma entonação alta e clara, firme e objetiva. Além disso, ao contar uma história a voz pode transitar em diferentes entonações, ajudando a guiar o discurso para o objetivo final.

Dessa forma, a entonação da voz conduz o público por caminhos diversos e é o orador quem tem esse direcionamento. Ao se valer do tom de voz para demonstrar autoridade, a audiência tende a concordar e “comprar” a ideia do discurso.

O contrário também acontece, quando o orador não consegue fazer valer seus pensamentos por meio da fala. O resultado pode ser um discurso confuso e pouco convincente, o que fará com que as pessoas tenham receio de seguir sem segurança.

É fundamental encontrar um equilíbrio na entonação, avaliando antes o perfil do interlocutor ou do público presente. De nada adianta usar uma voz muito empostada ou recorrer a termos rebuscados, se as pessoas precisam apenas de um discurso simples e impactante.

Como melhorar a entonação de voz com um curso de oratória?

Você já deve ter ouvido falar sobre alguém ter o dom da oratória? Algumas pessoas nascem com a capacidade de se fazer ouvido naturalmente, enquanto outras precisam desenvolver essa habilidade.

O curso de oratória foi pensado para ajudar o aluno a entender como usar recursos de entonação para impactar sua audiência. Ao falar em público, a voz é uma ferramenta que pode fazer total diferença e engajar o público de uma forma incrível.

Por trás das boas histórias deve existir um grande orador que consiga transmitir, por meio da voz, toda a emoção da narrativa. Mas, para isso, até mesmo que tem talento, planejar com calma o impacto que deseja causar na audiência, da empatia ao êxtase.

No curso de oratória da SOAP o aluno terá a oportunidade de se desenvolver na prática para criar um bom discurso. Uma das principais dúvidas de quem se propõe a fazer um curso de oratória é “Como desenvolver a própria fala”?

Os próximos passos, divididos em módulos, vão percorrendo as camadas de aprendizado, levando a uma reflexão sobre a importância da voz no discurso. Assim, se verá:

  • O que realmente acontece no processo de comunicação
  • Conexão é tudo
  • Uso consciente da Voz
  • Pausa poderosas
  • A importância do olhar
  • Linguagem corporal
  • Preparo técnico e emocional – Hora do show
  • Análise da performance
  • Plano de ação

Em cada módulo perguntas são feitas a fim de auxiliar o aluno a pensar no uso dos sentidos para se conectar cada vez mais com a audiência. A entonação de voz é um recurso estratégico e como tal, deve fortalecer e dar ênfase à linguagem corporal do orador.

Depois de participar de um curso de oratória como o da SOAP você estará apto a convencer sua audiência em qualquer situação. Com uma metodologia dinâmica, simples, mas eficiente, em pouco tempo será fácil descobrir os gatilhos que a sua voz pode despertar.

Ter um tempo para se autodiagnosticar como apresentador e entender o poder de oratória por meio da entonação potencializa os resultados. O bom de fazer um curso de oratória é que o aprendizado pode ser aplicado em qualquer circunstância que envolva uma audiência.

Por exemplo, diante de um grande público em um local aberto, ou apenas em uma sala de reunião para poucas pessoas. Além disso, as técnicas de oratória podem ser aplicadas até mesmo em uma apresentação remota — a entonação emite um comando para as expressões corporais e faciais que podem tornar seu discurso e sua apresentação, memoráveis.

Se você gostou deste post e deseja enriquecer suas apresentações com discursos incríveis e uma oratória impecável, acesse o Super! Oratória da SOAP para conhecer mais detalhes do curso e se inscrever na próxima turma!

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"


Posts Relacionados

Como melhorar a dicção com 5 dicas

Oratória
12/01/2024
leia agora

O que é oratória e como melhorar?

Oratória
30/11/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França