É válido adotar o Slack para comunicação na empresa? Confira!

O Slack é uma plataforma de comunicação muito popular em empresas de diferentes tamanhos e setores.

Treinamento SOAP
27/03/2023
7 min. de leitura
Reading Time: 7 minutes

O Slack é uma plataforma de comunicação muito popular em empresas de diferentes tamanhos e setores. É uma ferramenta útil para a comunicação interna, pois permite colaborações em equipe, compartilhamento de arquivos e organização de projetos de forma simples. 

Empresas como AirBnB, Box, Hulu, Wayfair, Time, Autodesk e outras gigantes do mercado utilizam o Slack. De acordo com dados da plataforma, em setembro de 2019, ultrapassaram a marca de 12 milhões de usuários ativos todos os dias. 

No entanto, para quem está em busca da ferramenta ideal para seu time, é preciso mais que popularidade para definir a escolha certa. É importante entender como a ferramenta funciona para checar se ela combina com as necessidades de empresa.  

Neste artigo, explicamos quais são as principais funcionalidades do Slack, quais são as vantagens e desvantagens da ferramenta e ainda listamos outras opções do mercado para te ajudar na definição da melhor plataforma. 

Como o Slack funciona? 

O Slack é uma plataforma de comunicação empresarial baseada na nuvem. Ou seja, é executado em servidores remotos, em vez de ser instalado localmente em um computador ou servidor. O que possibilita mais segurança e acessibilidade. 

A plataforma foi projetada para permitir que equipes se comuniquem de forma mais eficiente e colaborem em projetos de forma organizada. Algumas das principais ferramentas e funcionalidades do Slack incluem: 

➤ Criação de canais 

Os canais são como páginas para diferentes projetos, equipes ou tópicos de discussão. Isso ajuda a manter as conversas organizadas e fáceis de encontrar por assunto. Os canais podem ser públicos ou privados, dependendo da necessidade da equipe. 

➤ Mensagens diretas 

Além de canais, o Slack permite enviar mensagens diretas para membros da equipe específicos. Isso é útil para discussões individuais ou para falar com colegas de equipe que estão em locais diferentes, substituindo ferramentas não corporativas, como o WhatsApp. 

➤ Integrações 

O Slack tem integrações com outras ferramentas de produtividade, como o Trello, e também com o Google Drive. Isso significa que o time pode aproveitar funcionalidades de duas plataformas de forma mais simples. 

➤ Menções e reações 

Como outros aplicativos de comunicação, o Slack permite mencionar outros usuários em uma mensagem, chamando sua atenção para algo importante. Ele também permite reagir a uma mensagem com emojis e alterar status de atividade (online, em reunião, de férias). 

➤ Arquivos 

É possível compartilhar arquivos de diferentes tipos pelos canais e chats, incluindo documentos, imagens e vídeos. O compartilhamento pode ser público ou não e, como já mencionado, pode ser integrado ao Google Drive. 

➤ Chamadas de áudio e vídeo 

O Slack também permite fazer chamadas de áudio e de vídeo com membros da equipe, desde que esteja sendo utilizado no navegador Google Chrome (se for no desktop).  

Mas é importante destacar que essa funcionalidade ficará restrita a dois participantes no plano gratuito a partir do final de março. 

➤ Automação 

Talvez esse seja um dos recursos mais interessantes para gestores. Ela permite automatizar as tarefas do dia a dia sem a necessidade de códigos complexos.  

Basta utilizar bots, que funcionam como comandos automáticos e que também podem ser integrados a aplicativos fora do Slack. 

➤ Pesquisa  

O Slack também possui um recurso de pesquisa poderoso que permite encontrar conversas, arquivos e mensagens em canais e mensagens diretas. Isso facilita o processo de encontrar dados antigos, por exemplo. 

Em resumo, o Slack é uma plataforma de comunicação corporativa bastante completa, que oferece recursos de comunicação síncrona e assíncrona. Ou seja, é possível utilizar como meio de comunicação instantânea e também para treinamentos, reuniões, agendas etc. 

5 motivos para usar o Slack na comunicação da empresa 

Como visto, o Slack é uma ferramenta poderosa para a comunicação de uma empresa. Além de ser bastante completa, sua popularidade entre gestores é um indício de que seus serviços são bons. 

Mas se você ainda não está convencido, aqui vão alguns bons motivos para adotar a plataforma com seu time.  

Comunicação centralizada e estruturada 

Os canais do Slack permitem que a comunicação interna da empresa fique mais organizada e estruturada, de acordo com prioridades, setores, times. 

Além disso, todas as equipes ficam reunidas em uma plataforma. Isso, junto com a variedade de funcionalidade, centraliza toda a comunicação, evitando ruídos.  

Integração 

Como mencionamos acima, o Slack tem integrações com várias outras ferramentas de produtividade, como Google Drive e Trello.  

Isso ajuda a centralizar as informações e processos que estão em outros aplicativos e reduz a necessidade de alternar entre diferentes sites. 

Abrangência 

Gestores de times sabem como pode ser desafiador estabelecer canais de comunicação síncrona e assíncrona. O Slack permite o uso dessas duas formas de interação em um só lugar, desde mensagens instantâneas até a publicação de avisos. 

Acessibilidade 

O Slack pode ser acessado em dispositivos móveis e desktops, o que significa que você pode se comunicar com sua equipe a qualquer momento, em qualquer lugar. 

Além disso, o fato de ser baseado em nuvem e permitir a integração com aplicativos de armazenamento, como Google Drive, torna o backup seguro e sempre disponível.  

Segurança 

Falando em segurança, o Slack possui medidas de segurança avançadas, como autenticação de dois fatores e criptografia. 

Linhas coloridas em formato de teia
Slack oferece autenticação de dois fatores e criptografia

Por padrão, a plataforma criptografa os dados em repouso e os dados em trânsito para todos os clientes, o que ajuda a proteger as informações confidenciais da empresa. 

Gerenciamento de projetos 

Não é qualquer ferramenta de comunicação que oferece funcionalidades avançadas a ponto de permitir o gerenciamento de projetos com eficiência. Recursos como canais, integração e uma série de personalizações possibilitam isso na plataforma.  

Acesso rápido a informações 

O Slack permite que as equipes acessem rapidamente informações importantes em canais específicos ou por meio da pesquisa avançada, o que economiza tempo e ajuda a melhorar a eficiência do trabalho. 

Automação de tarefas 

Esse é um grande benefício, pois permite que gestores atarefados ou equipes com processos mais complexos facilitem processos de comunicação rotineiros.  

É possível automatizar desde a mensagem de boas-vindas a novos membros de uma equipe, até lembretes diários de reuniões e tarefas recorrentes, além de criar fluxos de trabalho. 

Quais são as desvantagens da plataforma? 

A verdade é que o Slack não possui muitas (nem significativas) desvantagens. Não é à toa que a plataforma está entre as mais populares quando o assunto é comunicação corporativa interna. 

Porém, podemos citar basicamente três questões que podem gerar algum impacto negativo na sua implementação e usabilidade: 

Limitações de recursos 

Embora tenha um número de funcionalidades grande, o Slack pode apresentar algumas limitações.  

Um exemplo é o caso das chamadas de vídeos e de áudio, que a partir de 30 de março de 2023 ficarão disponíveis somente por meio da função de “Círculos”.  

Os círculos, no Slack, podem ter no máximo dois participantes se o plano for gratuito e até 50, em planos pagos. 

Dependendo do plano contratado, outras funcionalidades podem ser limitadas, como compartilhamento de telas e o recurso de desenhar durante o compartilhamento de tela (que já fica disponível só no app Slack para Mac e Windows). 

Custo 

O Slack possui um plano gratuito, mas como visto tem limitações. Empresas que precisam de uma solução de comunicação completa precisarão investir, pelo menos, US$7,25 por mês no plano Pro. 

Esse valor ainda pode subir para US$12,50 no plano Business+ e há o plano Enterprise Grid, cujo custo precisa ser consultado com a equipe de vendas.  

Os valores são referentes a março de 2023, data de edição deste artigo. 

Excesso de informações 

O Slack permite que um usuário alterne entre diferentes Workplaces, casos faça parte de mais de uma empresa, por exemplo. Porém, dependendo do volume de canais e espaços criados, isso pode gerar uma certa poluição visual.  

A interface da plataforma é bastante intuitiva e fácil, o que ajuda bastante. Mas ainda assim o excesso de informações pode ser um ponto de desvantagem, frente a outros aplicativos com menos funcionalidades. 

Esse é um ponto de atenção para empresas, pois o excesso de informações gera excesso de notificações e isso pode tirar o foco do trabalho.  

Afinal, o Slack vale a pena ou não? 

É importante frisar aqui que, de modo geral, o Slack é uma boa ferramenta de comunicação para empresas. No entanto, como qualquer outra, existem pontos de atenção que podem torná-la inviável ou menos vantajosa para alguns times.  

Por exemplo, uma empresa que está cortando custos para focar no lançamento de um novo produto, deve preferir canais de comunicação gratuitos. Logicamente, isso demanda mais organização.  

Afinal, canais gratuitos costumam oferecer menos funcionalidades, o que torna necessário o uso de vários aplicativos: um para chamadas de vídeo, outro para mensagens instantâneas, outro para publicar avisos.  

Por outro lado, uma empresa ou time que está com sérios problemas de comunicação, deve investir em ferramentas mais eficientes. Nesse caso, o Slack pode ser a solução para vários tipos de ruídos em um só lugar.  

Isso demandará um investimento, mas é possível fazer testes iniciais gratuitos, entender como o time pode se adaptar à plataforma e, só depois, comprar um plano.  

Outras ferramentas de comunicação interna 

Se o Slack não é a ferramenta de comunicação ideal para sua empresa, aqui vão mais algumas opções semelhantes: 

Microsoft Teams 

Essa é uma plataforma de comunicação integrada que oferece recursos semelhantes ao Slack, incluindo chats em equipe, videoconferência, armazenamento em nuvem e integração com outras ferramentas da Microsoft. 

Discord 

Esse aplicativo é bastante popular entre os gamers, mas também pode ser usado para equipes de trabalho, oferecendo recursos de chat em equipe, voz e vídeo, além de integrações com outras ferramentas. 

Trello 

O Trello é focado no gerenciamento de projetos. Porém, oferece recursos de colaboração em equipe, como comentários em cartões, além de integrações com outras ferramentas de produtividade, que o tornam um possível substituto de algumas funcionalidades do Slack. 

Asana 

Outra plataforma de gerenciamento de projetos que oferece recursos de colaboração em equipe, como chats e atualizações de status, é o Asana. Ao contrário do Trello, esse funciona melhor para equipes maiores. 

Basecamp 

Uma plataforma de gerenciamento de projetos e também de comunicação, que oferece recursos de equipe, como bate-papo em tempo real, atualizações de status e compartilhamento de arquivos. 

Cada uma dessas ferramentas possui suas próprias vantagens e desvantagens, e cabe às empresas avaliarem cuidadosamente suas necessidades e escolherem a plataforma que melhor atenda às suas necessidades de comunicação e colaboração em equipe. 

Como usar o Slack e outras ferramentas digitais na empresa? 

Além do Slack, é importante explorar recursos online para engajar os times e manter a comunicação corporativa em constante atualização. A digitalização cada vez maior do mercado e o aumento do trabalho remoto tornam essa preocupação fundamental.  

O Treinamento SOAP Ferramentas Digitais pode ajudar o seu time nessa jornada, ensinando seus colaboradores sobre a importância de ferramentas como o Slack e as melhores práticas de uso.  

Construir uma comunicação interna online, colaborativa e efetiva requer conhecimento sobre o assunto. E nada melhor que uma empresa especializada em comunicação empresarial para ajudar nesta missão.  

Ficou interessado? 



Posts Relacionados

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Comunicação
28/02/2024
leia agora

Quais os melhores treinamentos para o mercado de trabalho em 2024?

Treinamento
27/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França