Você sabe o que é uma apresentação autoexplicativa? Esse estilo dispensa as falas de um apresentador e pode ser uma solução simplificada e criativa para atingir mais pessoas ao mesmo tempo.
Você sabe o que é uma apresentação autoexplicativa? Esse estilo dispensa as falas de um apresentador e pode ser uma solução simplificada e criativa para atingir mais pessoas ao mesmo tempo.
Na maioria das vezes, falamos sobre Apresentações Presenciais, aquelas em que o apresentador é indispensável para que a audiência entenda o conteúdo. Para essa situação, o melhor é manter nas telas apenas as frases que sirvam de insight para o apresentador.
Mas como proceder quando é preciso enviar a apresentação para as pessoas e não contamos com o apresentador? Podemos manter muito texto na tela? Em qualquer apresentação, seja presencial ou não, é essencial sempre pensar na audiência que acompanha a mensagem que queremos passar.
Quando você envia um PowerPoint, provavelmente seu público está com a expectativa de receber um documento de rápida leitura e fácil entendimento, caso contrário, enviaria um texto em Word. Mas, ao mesmo tempo em que sua apresentação deve diferir de um documento, ela precisa ser compreendida.
Portanto, um mínimo de texto por slide é necessário e não podemos ser tão radicais e cortar todas as frases das telas. Daí surge um desafio de criar uma apresentação tão interessante quanto uma presencial e, ainda, com pouco texto. Quer saber como montar uma apresentação atrativa e autoexplicativa? Confira o nosso artigo completo!
A apresentação autoexplicativa é um recurso para auxiliar os momentos que, por alguma razão, não receberam destaque ou não tiveram espaço nos slides. Além disso, o conceito autoexplicativo dispensa a presença do apresentador e pode ser uma solução simplificada e criativa para atingir mais pessoas.
Separamos algumas dicas que podem contribuir para montar a sua apresentação autoexplicativa. Confira!
O Ponto A significa definir o que a audiência já sabe sobre o assunto, enquanto o Ponto B representa a mensagem que você quer transmitir, ou o que a audiência ainda não sabe. Com isso, fica claro o objetivo da apresentação e mais fácil saber quais são as informações relevantes.
Com o objetivo claro, é importante passar novamente por todos os pontos da apresentação e reduzir os textos que estão sobrando. Isto é, aquele conteúdo que está em excesso na apresentação e que não serve para conduzir até o Ponto B.
Deixe os detalhes para a reunião ou documento em Word. Uma apresentação é feita na maioria das vezes para encantar, engajar e gerar adesão da audiência, independentemente do assunto. Para isso, você não precisa entrar nos detalhes, nem mesmo daqueles que estão relacionados ao nosso objetivo.
Portanto, faça uma terceira leitura do seu conteúdo e mantenha apenas as informações mais importantes.
Pense na ordem antes mesmo de pensar no visual. Lembre-se do benefício que essa apresentação gera para a audiência e, se preciso, inverta o raciocínio. Que tal começar contanto uma novidade, ou uma história que deixe as pessoas curiosas e querendo saber qual é o próximo slide?
É mais fácil perceber quais são os assuntos que despertam o interesse.
Assim como nas apresentações presenciais, a linguagem visual é absorvida mais rápido do que o texto e deve conduzir a audiência ao entendimento do conteúdo. Portanto, é importante tomar cuidado ao ilustrar o texto, pois o visual pode mudar completamente o sentido da informação com um agravante: você não estará lá para explicar.
Enfim, não deixe a sua apresentação autoexplicativa se transformar em um documento! Ela pode ser tão interessante quanto uma presencial, por isto, atente-se a estas dicas.
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