Curso de Storytelling para a carreira: saiba como por que apostar nele!

O curso de storytelling é uma maneira de inspirar pedagogicamente profissionais que precisam lidar com a criatividade no dia a dia.

Treinamento SOAP
14/09/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

O curso de storytelling é uma maneira de inspirar pedagogicamente profissionais que precisam lidar com a criatividade no dia a dia. Sendo assim, quem trabalha com treinamentos, criação de conteúdos, entre outras atividades da comunicação, certamente, conseguirá impulsionar a carreira com esse aprendizado.

Adquirir conhecimento técnico é fundamental, mesmo para aquelas pessoas que nascem com o talento de elaborar boas narrativas e conseguem chamar a atenção dos interlocutores. Pois, nos dias de hoje precisamos aprender histórias que vendem ideias e produtos.

Neste artigo vamos lhe mostrar que o curso de storytelling para a carreira profissional vale a pena, pois são vários os benefícios que ele oferece para os alunos. Então, entenda como aproveitar essa capacitação profissional. Vamos lá?

Afinal, o que é storytelling?

Storytelling é a arte de contar histórias de maneira profissional. Desse modo, as narrativas são escolhidas, criadas e adaptadas de maneira premeditada. Portanto, há um planejamento que considera variáveis como público-alvo, estágio do funil de vendas entre outros.

Sabendo utilizar, o storytelling é uma estratégia de grande utilidade para impulsionar a carreira profissional de quem aprende o contexto dessa técnica de comunicar.  Pois, melhora a comunicação na apresentação e ajuda a vender ideias/produtos.

Mas, para que o storytelling seja eficiente é preciso seguir algumas regras e técnicas utilizadas, testadas e aprovadas por profissionais de sucesso. Conheça algumas maneiras para elaborar boas narrativas:

  • focar no objetivo;
  • conhecer o público-alvo;
  • falar a verdade, não inventar situações;
  • ter consciência da linguagem a ser utilizada;
  • ensaiar e pedir feedbacks;
  • estimular gatilhos mentais.

Certamente, essas dicas acima serão explicadas no curso de storytelling de maneira didática e com exemplos práticos.

Quais são os benefícios do curso de storytelling para a carreira?

O profissional que souber aproveitar com profundidade os ensinamentos do curso de storytelling obterá vantagens para sua vida profissional e pessoal. Veja quais são os benefícios.

Ajuda na construção de uma imagem profissional

Os elementos usados nas histórias, como imagens, sons, enredo e os recursos pessoais do apresentador, constroem a imagem profissional. As grandes marcas usam esse processo para serem lembradas pelos clientes.

Convence pessoas

Uma história real convence as pessoas na medida em que a ideia ou o produto cria uma ligação íntima, como se fosse uma confissão. Mesmo que esteja em um auditório, o interlocutor se sente convencido que a mensagem foi construída para ele.

Torna os clientes fiéis

Quando os interlocutores percebem que a história do negócio está ligada ao produto, eles sentem uma maior conexão com a marca e se tornam fiéis. A vantagem disso é que clientes fidelizados, além de consumirem produtos ou contratarem serviços, fazem comercial gratuitamente da empresa para outras pessoas.

Atinge o emocional da audiência

Gostamos de saber que as outras pessoas também sentem as mesmas emoções que nós, seja em maior ou menor grau. Dessa maneira, quando o apresentador conta uma história em que o protagonista se encaixa com o perfil do público e tem as mesmas reações, ele consegue tocar o emocional da audiência.

Como funciona o curso de storytelling da SOAP?

Em primeiro lugar precisamos contar uma história, a SOAP é uma empresa que atua no ramo de comunicação e treinamentos há quase 20 anos. Esse tempo é suficiente para dizermos que a empresa é uma autoridade nesse assunto.

Para ajudar na formação de pessoas, a SOAP criou a escola SOAP. Dentro dos seus cursos a empresa desenvolveu o seu próprio curso de storytelling. Nele o profissional terá acesso a quatro módulos. Confira quais são:

  • Módulo 1: Por que odiamos apresentações?
  • Módulo 2: Histórias marcam porque emocionam;
  • Módulo 3: Desenhe sua história;
  • Módulo 4: Regras de ouro para convencer pessoas.

O instrutor do curso é o Gustavo Penna. Jornalista com passagem pela redação da Folha de S. Paulo, Gustavo mescla a experiência empresarial com o know-how em artes. É especialista em produção de roteiros para apresentações estratégicas de grandes empresas. É formado na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e escritor premiado.

Gustavo é o autor da biografia oficial do jogador Magno Alves (um dos dez maiores goleadores do mundo) e vencedor do Concurso Literário de São Bernardo, com mais de mil inscritos. Em 2019 criou também o curso Data Storytelling – Gráficos que Contam Histórias.

Então, você deve ter percebido que o curso de storytelling para carreira profissional é uma maneira de aprender a contar histórias com a eficiência que o mercado exige. Afinal, para vender, sair na frente da concorrência e obter reconhecimento profissional, não podemos confiar apenas em nossas habilidades natas.

Gostaríamos de lhe convidar para conhecer o curso de storytelling SOAP, com mais detalhes.

fundo preto com os personagens "Wood e Garfinho" de Toy Story ao fundo e o seguinte texto: "Afinal o que é Storytelling"


Posts Relacionados

O que é storyboard: como contar histórias visuais?

Storytelling
30/10/2024
leia agora

Por que o storytelling dos doramas ganhou o coração dos brasileiros?

Storytelling
30/09/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França