Como comunicar a estratégia de vendas para sua equipe?

Entenda como saber se comunicar e criar conexão com sua equipe de vendas pode ajudar a alavancar seus negócios

Treinamento SOAP
28/08/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Uma estratégia de vendas bem definida é fundamental para empresas de qualquer tamanho ou segmento. Mas comunicar os principais pontos desse plano para toda a equipe pode ser um desafio. 

Embora cada colaborador tenha sua forma de lidar com o cliente, é importante que exista um alinhamento sobre a imagem que a empresa quer transmitir. Para que essa mensagem chegue aos consumidores da forma correta, é necessário que os vendedores entendam exatamente como devem agir no dia a dia.  

No geral, uma comunicação eficiente ajuda a garantir a qualidade dos projetos e o engajamento dos colaboradores em qualquer empresa. Por outro lado, quando há falhas nesse processo, alguns problemas podem ocorrer, desde a criação de um ambiente de trabalho tenso até a insatisfação dos clientes. 

De fato, comunicar a estratégia e cultura da empresa está entre os principais desafios de comunicação das empresas (54%), de acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) no estudo Tendências de Comunicação Interna para 2023. 

Por isso, uma comunicação assertiva na etapa de alinhamento com a equipe é fundamental. Especialmente considerando o setor de vendas, que é o principal ponto de contato entre a empresa e seus consumidores. 

Uma comunicação clara e eficiente estimula a colaboração, constrói confiança, fortalece a relação entre a liderança e a equipe e é o principal elemento para ajudar os colaboradores a alcançarem metas de venda com sucesso. 

Leia também: Como fazer um roteiro de apresentação para convenção de vendas? 

Por que a comunicação é importante em uma estratégia de vendas? 

Já deu para perceber que um resultado bem-sucedido da equipe de vendas vai muito além de estratégias e números. Investir em comunicação pode gerar diversos outros benefícios que vão refletir no bom desempenho da sua equipe de vendas. 

É por meio da comunicação, por exemplo, que um gestor pode estabelecer uma conexão genuína com seus colaboradores, entendendo suas necessidades, valores e desafios.  

Isso também interfere na motivação do time. Cada vendedor tem suas particularidades e usar a comunicação para entendê-las pode ajudar o gestor a criar uma mensagem direcionada e personalizada para cada um. 

Vale ressaltar, ainda, que os sentimentos são um componente essencial nesse contexto. Em sua comunicação, você deve refletir sobre quais emoções deseja provocar e como irá atingir esse objetivo. 

A comunicação também é a melhor maneira de alinhar a cultura e valores da empresa com os colaboradores. No entanto, para que essa cultura seja fortalecida, essa estratégia de comunicação deve ser consistente e autêntica, para que de fato possa impulsionar o engajamento da equipe e um alinhamento sólido com os objetivos da empresa. 

A falta de comunicação pode prejudicar a estratégia de vendas de uma empresa? 

Negligenciar os investimentos em comunicação com a equipe de vendas de uma empresa pode gerar uma série de prejuízos significativos para a organização. Dentre os principais, pode-se citar o desalinhamento entre os colaboradores e a gerência, o baixo desempenho da equipe e a falta de motivação. 

Isso afeta não só o desempenho da organização, mas também a reputação da marca. Especialmente porque a falta de direção e esforços fragmentados diminui a eficiência das operações de venda, prejudicando a capacidade das equipes em alcançar suas metas. 

Além disso, a falta de informações sobre mudanças na estratégia, produtos, ou até mesmo sobre o mercado no qual a empresa está inserida, pode gerar desinformação ou deixar os membros da equipe desatualizados.  

Consequentemente, é comum que a confiança dos vendedores fique prejudicada e mais erros sejam cometidos, causando insatisfação para os clientes e para a própria liderança. 

A motivação e o engajamento também tendem a ficar abalados em uma equipe na qual não se tem a liberdade para se expressar, sugerir ideias e questionar processos que podem ser melhorados. 

Além da queda de produtividade e da perda de oportunidades de vendas, esse cenário pode abrir brechas para o surgimento de conflitos internos, ressentimento e desconfiança.  

Cinco pessoas ao redor de uma mesa conversando e discutindo ideias, sendo que três estão em pé e duas sentadas
A comunicação é peça fundamental para o sucesso de uma estratégia de vendas

Por fim, essa insatisfação coletiva pode levar a uma rotatividade mais alta, já que os membros da equipe podem buscar oportunidades em empresas que valorizam e recompensam suas contribuições. 

Leia também: Pitch de vendas: o que é e como elaborar 

9 passos para melhorar a comunicação com sua equipe de vendas 

Depois de entender a importância da comunicação para a estratégia de vendas da sua empresa e uma melhor relação com os colaboradores, você deve estar se perguntando: como colocar tudo isso em prática? 

A SOAP te ajuda! Veja 9 passos que vão te ajudar a melhorar sua comunicação com sua equipe de vendas. 

#1. Faça uma avaliação inicial 

O primeiro passo para estabelecer uma melhoria é identificar como está a situação atual da comunicação com a equipe de vendas e o que precisa ser ajustado. Isso pode envolver conversas individuais, pesquisas ou até mesmo feedbacks anônimos. 

#2. Defina metas 

Trace metas sobre como pretende melhorar a comunicação de sua empresa. Por exemplo, você pode ter como objetivo reduzir mal-entendidos entre a equipe. Ou melhorar a qualidade dos feedbacks dados ao time.

É preciso fazer um diagnóstico dos problemas para definir as metas.  

#3. Conheça sua equipe 

É importante compreender que não necessariamente uma mesma abordagem contemplará a todos, afinal, cada pessoa tem seu estilo e maneira de agir e pensar.

O primeiro passo é conhecer sua equipe como um todo, quais são os conhecimentos prévios, os desafios, entre outros pontos.

Ter uma abordagem personalizada, quando possível, pode ser um diferencial. Isto é, entender a particularidade de cada membro da equipe permitirá a adoção de uma abordagem diferente para cada um, possibilitando uma melhor comunicação. 

#4. Atenção aos canais de comunicação usados 

Qual a melhor maneira de se comunicar com sua equipe? E-mail, aplicativo de comunicação interna, reuniões presenciais ou online?

Entenda qual canal é mais eficaz e concentre sua comunicação neste local ou faça uma combinação deles, aproveitando as diferentes ferramentas e o melhor de cada uma. 

#5. Tenha consistência 

Toda essa estratégia só funcionará se você for consistente em sua estratégia. Por isso, estabeleça um cronograma para conversar com sua equipe, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Além disso, esteja aberto para fazer atualizações rápidas à equipe quando necessário. 

#6. Antes de tudo, seja honesto 

Seja transparente na hora de dar feedbacks e também quando precisar fazer comunicados a respeito de mudanças e definição de novas metas. 

#7. Incentive a participação dos colaboradores 

Dê espaço para que os colaboradores também possam dar suas opiniões e sugestões acerca dos processos. Isso confere aos funcionários uma sensação de pertencimento e, mais que isso, faz com que se sintam valorizados e motivados a propor novas ideias e alavancar as estratégias da empresa. 

#8. Ajuste sua comunicação quando necessário 

Este é um processo de constante aprimoramento. Por isso, não hesite em ajustar sua comunicação quando necessário para que consiga se conectar com sua equipe e garantir que o objetivo será atingido. Além disso, conforme já mencionado, adapte sua comunicação às necessidades de cada um. 

#9. Monitore os resultados obtidos 

Regularmente volte ao objetivo e veja se as estratégias adotadas estão funcionando para alcançá-lo. Considere fazer ajustes necessários ao longo do processo se necessário. 

Como a SOAP pode te ajudar a melhorar a estratégia de vendas da sua empresa? 

Em resumo, a comunicação é fundamental para diferentes processos da empresa, inclusive na definição de estratégias de venda. Para a SOAP, a estratégia de comunicação é essencial para toda a empresa e equipe. 

E foi por isso que a SOAP desenvolveu o treinamento in company Estratégia de comunicação.  

Ele é um guia para todos os estágios de um planejamento de sucesso: definir a mensagem, entender em quais canais apostar, mapear cenários e desafios, definir metas, entre outros. Na formação, você e sua empresa vão aprender a: 

  • Compreender a importância de uma estratégia de comunicação eficaz; 
  • Reconhecer seus principais elementos e conceitos sobre o tema; 
  • Definir o público-alvo e classificar os canais de comunicação mais adequados; 
  • Elaborar seu planejamento e implementar sua estratégia de comunicação; 
  • Avaliar e medir resultados para mapear a eficácia da estratégia, com foco em melhoria contínua. 

Ficou curioso e quer conhecer mais? Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais detalhes. 



Posts Relacionados

10 erros de dicção e oratória para não cometer em apresentações

Comunicação
29/02/2024
leia agora

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França