Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais são as diferenças?

Descubra a importância dessas duas habilidades no ambiente de trabalho

Treinamento SOAP
28/02/2024
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Comunicação interpessoal e intrapessoal são dois conceitos distintos, embora as palavras sejam parecidas. Eles dizem respeito a quem se destina a mensagem: ao outro ou a si mesmo. 

Enquanto a comunicação interpessoal refere-se à troca entre duas ou mais pessoas — podendo ocorrer de forma verbal ou não verbal —, a comunicação intrapessoal ocorre internamente, dentro do indivíduo.  

Características da comunicação interpessoal: 

  • Envolve interação direta entre os indivíduos; 
  • Pode ser formal ou informal, dependendo do contexto e da relação entre os participantes; 
  • Requer habilidades de escuta ativa, clareza na expressão e capacidade de interpretar tanto mensagens verbais quanto não verbal;
  • Pode ocorrer em diferentes configurações, como pessoalmente, por telefone, através de mensagens de texto, e-mail, ou redes sociais. 

Características da comunicação intrapessoal: 

  • Não envolve outras pessoas; é um processo interno; 
  • Crucial para o autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas; 
  • Pode influenciar significativamente o comportamento e as emoções de um indivíduo; 
  • Envolve processos mentais como pensar, analisar, sonhar, planejar. 

Ambos os tipos de comunicação são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, cada um desempenhando papéis únicos na maneira como interpretamos e interagimos com o mundo ao nosso redor 

Exemplos de comunicação interpessoal e intrapessoal 

Interpessoal 

A comunicação interpessoal é um processo bidirecional que não apenas engloba a fala, mas também a linguagem corporal, expressões faciais, tom de voz e até o silêncio. Alguns exemplos incluem: 

  • Chamadas telefônicas e videochamadas; 
  • Entrevistas de emprego; 
  • Reuniões de equipe; 
  • Correspondência escrita; 
  • Terapia ou aconselhamento;
  • Apresentações e discursos. 

Intrapessoal 

A comunicação intrapessoal é unidirecional e é fundamental para o autoconhecimento, regulação emocional e desenvolvimento pessoal, influenciando diretamente a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. Alguns exemplos que ilustram isso: 

  • Diálogo interno; 
  • Meditação e mindfulness; 
  • Autoanálise ou autorreflexão. 

Qual a importância da comunicação interpessoal e intrapessoal no trabalho? 

Tanto a comunicação interpessoal quanto a intrapessoal são importantes no ambiente de trabalho. Elas influenciam na qualidade das relações profissionais e na produtividade.  

Esse fato sobre a comunicação interpessoal não é nenhuma novidade para quem acompanha a SOAP. Sabemos que a efetividade nas nossas trocas molda a forma como somos vistos e a eficiência das empresas.  

Mas por que a comunicação intrapessoal (interna) também importa? 

Acontece que refletir sobre suas próprias atitudes, comportamentos e metas, leva a maior autoconsciência e autogestão. E essas características vão impactar diretamente na forma como nos posicionamos.  

Pessoas conscientes de si mesmas compreendem suas próprias emoções, pontos fortes, fraquezas e o impacto de suas ações sobre os outros. A autoconsciência permite que uma pessoa reconheça quando está sob estresse ou quando suas emoções podem afetar seu desempenho, por exemplo.  

Por isso, a habilidade de se comunicar efetivamente consigo mesmo também é sobre autoconhecimento. E isso ajuda na tomada de decisões conscientes, no gerenciamento do estresse e na manutenção do foco e da motivação.  

Pessoas formam um círculo, cada uma envolvida em sua própria atividade com dispositivos diversos.
Saber se comunicar efetivamente consigo mesmo é importante para se comunicar com o outro

Além disso, a comunicação intrapessoal serve como alicerce para aprimorar as habilidades de comunicação interpessoal. Indivíduos que compreendem e gerenciam bem seus próprios pensamentos tendem a ser mais empáticos, assertivos e eficientes na comunicação com os outros. 

Quais são os tipos de comunicação interpessoal? 

A comunicação interpessoal pode ser classificada de várias maneiras, dependendo de diferentes critérios como o meio utilizado, o contexto da comunicação. Mas podemos citar as duas principais: 

A comunicação verbal, que utiliza palavras (faladas ou escritas) para transmitir mensagens. Inclui conversas face a face, chamadas telefônicas, reuniões, apresentações, e-mails, cartas e mensagens instantâneas. 

A comunicação não verbal, que é a transmissão de mensagens sem o uso de palavras. Isso inclui linguagem corporal (como gestos e expressões faciais). 

Como melhorar a comunicação intrapessoal? 

Praticar a autorreflexão 

Reserve tempo regularmente para refletir sobre suas experiências, sentimentos e comportamentos. Pergunte a si mesmo por que você reage de certas maneiras e o que pode aprender com suas experiências. 

Manter um diário 

Escrever sobre seus pensamentos, sentimentos e as lições aprendidas durante o dia pode ajudar a processar suas experiências e aumentar seu nível de autoconsciência. 

Mindfulness e meditação 

Essas práticas ajudam a melhorar a consciência do momento presente, permitindo-lhe observar seus pensamentos e sentimentos sem julgamento, o que pode melhorar significativamente a comunicação intrapessoal. 

Desenvolver a inteligência emocional 

Aprenda a identificar, entender e gerenciar suas próprias emoções. Isso envolve reconhecer como suas emoções afetam seus pensamentos e comportamentos e usar essa consciência para agir de forma mais positiva. 

Buscar feedback 

Receber feedback de amigos, familiares ou colegas de trabalho pode fornecer insights valiosos sobre como você se percebe versus como os outros o percebem, o que pode melhorar sua autoconsciência. 

Como melhorar a comunicação interpessoal no trabalho? 

Ouvir ativamente 

Aprenda escuta ativa: prestar atenção, não interromper, mas também demonstrar interesse no que o interlocutor está dizendo e, de fato, buscar atendê-lo. 

Empatia 

Tente entender os sentimentos, pensamentos e perspectivas dos outros. Colocar-se no lugar do outro pode ajudar a melhorar a qualidade da comunicação e a fortalecer as relações. 

Clareza e concisão 

Seja claro e direto na sua comunicação. Especialmente em contextos de trabalho, busque ser assertivo em feedbacks, mensagens, reuniões, apresentações etc. 

Feedback construtivo 

Saiba como dar e receber feedback de maneira construtiva. Expresse apreciação pelos pontos fortes, mas também ofereça sugestões de melhoria de maneira respeitosa. 

Desenvolvimento pessoal 

Trabalhe em suas próprias inseguranças e áreas de desenvolvimento, como a capacidade de lidar com críticas ou controlar o estresse, o que pode impactar negativamente sua comunicação. 

Treinar sua comunicação 

Desenvolver todas essas habilidades que mencionamos acima é o primeiro passo para melhorar sua comunicação interpessoal. Para isso, não existe receita mágica: é necessário estudar.  

Tendemos a cair no erro de achar que, pelo fato de que a comunicação é algo natural e instintivo para o ser humano, não seja necessário desenvolvê-la. No entanto, treinar comunicação é necessário para ser mais assertivo nos relacionamentos interpessoais (e no intrapessoal).  

Como a SOAP pode ajudar? 

A comunicação interpessoal é menos despretensiosa do que parece e explorar seu potencial pode transformar suas relações profissionais. É isso que mostramos no treinamento SOAP Comunicação Interpessoal

O curso in company aborda conceitos de comunicação fundamentais para profissionais que pretendem obter melhores resultados em suas interações a partir de técnicas de Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL)

Neste curso você vai aprender a: 

  • Ser relevante e interessante 
  • Praticar a escuta plena e a empatia 
  • Desenvolver congruência entre conteúdo e linguagem 
  • Dar e receber feedback 
  • Identificar os diferentes perfis de comunicadores 
  • Lidar com interlocutores difíceis 

Ficou interessado? Descubra mais sobre o treinamento aqui!  



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