Surgiu aquela reunião estratégica e você vai precisar fazer uma apresentação profissional.
Surgiu aquela reunião estratégica e você vai precisar fazer uma apresentação profissional. Você se debruçou dias montando uma abordagem e criou slides com um visual impactante. Agora, tudo pronto para arrasar na apresentação, certo?
Errado!
Como em toda e qualquer comunicação, quem a “conduz” é fundamental! Por isso, preferimos um texto do Luis Fernando Veríssimo a um daquele nosso tio “poeta”, e ficamos ansiosos para ver um filme do Spielberg e fugimos de qualquer filmagem de casamento.
No caso de uma apresentação é a mesma coisa: precisamos de um bom condutor da narrativa.
Ou seja, precisamos de um bom apresentador. Se um bom texto não se resume a uma frase de efeito e um filme a uma bela sequência de imagens; em uma apresentação slides bonitos e uma sequência boa de ideias não é o suficiente.
Se você tem esses dois elementos e não consegue fazer a conexão entre eles, ainda vai faltar uma coisa para sua apresentação: fluidez.
Na prática, dar fluidez para uma apresentação é muito mais simples do que seu nome meio enigmático pode sugerir. Basicamente são expressões como “ou seja”, “portanto”, “contudo” e afins, que tem a função de enfatizar a ideia (ou o slide) que vem a seguir.
Na maioria das vezes, a coesão está na complementação, na oposição ou na conclusão do que você está falando.
Alguns slides produzidos para a apresentação “A beleza na venda direta”.Detalhe?
Sim, mas alguém já disse que a beleza de uma apresentação está nos detalhes. Por isso, é fazendo a transição coesa entre um slide e outro que você transforma a sua apresentação em uma história, aumentando a chance de prender a atenção da sua audiência.
Por outro lado, quando o apresentador não faz isso, passa para a audiência a impressão de despreparo, aumentando a chance de perder a atenção e dificultar o entendimento.
Segue algumas dicas que vão ajudar você a criar os links em sua apresentação profissional, fazendo com que você conte uma história e não fique com a fama de ser apenas um passador de slides.
As dicas são simples, mas seguindo-as e treinando muito, você vai transformar a sua apresentação em uma comunicação poderosa (como os textos do Luis Fernando Veríssimo e os filmes do Steven Spielberg).
Gostou de saber como fazer bons links entre os slides de uma apresentação? Aproveite e continue se atualizando sobre o assunto com o artigo 10 dicas rápidas para uma apresentação de sucesso!