Como desenvolver o pensamento criativo no trabalho?

Pensar em soluções não óbvias para problemas do dia a dia pode ser um diferencial no ambiente corporativo

Treinamento SOAP
28/09/2024
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Você se acha uma pessoa criativa? O pensamento criativo é habilidade essencial no ambiente de trabalho, sendo um diferencial competitivo para solucionar problemas, inovar e se adaptar às mudanças.  

A criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias, soluções não óbvias ou abordagens inovadoras, especialmente em resposta a desafios e problemas. Ela está presente em todos os aspectos da vida, desde as expressões artísticas até a resolução de problemas cotidianos e corporativos

O conceito de criatividade não é novo. Desde a antiguidade, as pessoas têm se destacado pela capacidade de inventar e inovar.  

A pintura rupestre nas cavernas, por exemplo, já indicava uma forma de expressão criativa, enquanto a Revolução Industrial, séculos depois, trouxe inovações tecnológicas e organizacionais que mudaram a forma como vivemos e trabalhamos.  

A criatividade, portanto, é uma constante na história humana, permitindo que encontremos soluções para os desafios que surgem. 

LEIA MAIS: 8 festivais sobre criatividade e inovação para participar em 2024 

5 estratégias para desenvolver o pensamento criativo no trabalho 

Apesar de ser uma característica humana inata, o pensamento criativo pode ser aprimorado e desenvolvido ao longo do tempo, sobretudo no trabalho.  

Aqui estão algumas dicas práticas que podem ajudar no desenvolvimento da sua criatividade no trabalho: 

Cultive a curiosidade por meio da leitura  

A leitura é uma das maneiras mais eficazes de ampliar o horizonte de ideias. Leia livros, revistas e artigos de diferentes áreas de conhecimento, desde ficção científica até biografias ou livros de negócios.  

Esse hábito alimenta a mente com novas perspectivas, o que pode facilitar a conexão de ideias aparentemente distintas. 

Uma dica da SOAP é o livro “O Caminho do Artista”, de Julia Cameron. Considerado a bíblia da criatividade, já foram vendidos 5 milhões de exemplares no mundo. 

O livro reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para despertar a criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. 

Busque sempre por novas referências  

Consumir referências culturais diversificadas é fundamental para desenvolver o pensamento criativo. Isso pode envolver assistir filmes de diferentes gêneros, ouvir música de culturas distintas, ir a exposições em museus, viajar para um lugar que você nunca pensou em ir.  

Quanto mais diversidade de estímulos você tiver, mais rico será o seu repertório criativo. 

LEIA MAIS: Como a arte pode impactar positivamente as empresas? 

Quando possível, quebre a sua rotina 

Manter-se em uma rotina rígida pode limitar a criatividade. Uma forma de combater isso é incorporar pequenas mudanças no dia a dia.  

Por exemplo, mude o caminho que você faz até o trabalho, experimente trabalhar em um espaço diferente ou altere a ordem das suas tarefas diárias. Essas quebras ajudam o cérebro a sair do piloto automático e a ativar novas conexões. 

Mente cansada não cria: faça pausas 

Embora possa parecer contra intuitivo, as pausas são importantes para o desenvolvimento da criatividade. Sabe aqueles cinco minutinhos olhando para o nada? Pois então.  

Momentos de descanso e reflexão permitem que o cérebro processe informações de maneira mais eficiente e encontre soluções inovadoras. E lembre-se sempre: mente cansada não cria nada. 

Ilustração de uma lâmpada com um cérebro representando a criatividade
A criatividade é sustentada por diversos pilares e todos eles precisam estar em equilíbrio

Aceite o fracasso como parte do seu processo 

Você não será criativo todos os dias – e tudo bem. A criatividade está intimamente ligada ao processo de tentativa e erro. Muitas ideias criativas surgem após falhas e ajustes. Não tenha medo de errar e ser julgado.  

É importante abraçar o fracasso como uma parte natural do processo criativo.  

Troque com pessoas com pensamentos diferentes dos seus  

Incentive a inclusão de pessoas com diferentes origens, formações, experiências e pensamentos na sua vida. A diversidade de pensamento enriquece e pode gerar ideias inovadoras. 

Além disso, colabore com outras pessoas. A colaboração é uma das formas mais eficazes de desenvolver o pensamento criativo. Trabalhar com pessoas de diferentes áreas ou com diferentes experiências pode trazer novas perspectivas.  

Negocie prazos para as entregas 

É comum que no mercado de trabalho os prazos sejam curtos para que os colaboradores tenham ideias brilhantes. Mas a verdade é que o pensamento criativo não acontece em um piscar de olhos.  

Os prazos curtos e pressão para encontrar soluções para os problemas podem causar bloqueios a criatividade. 

Por isso, quando possível, negocie prazos plausíveis para as entregas e tenha tempo para desenvolver as ideias.  

Por que é importante ser criativo? 

Pessoas criativas têm mais facilidade para enfrentar desafios, pensar de maneira inovadora e encontrar soluções que outros não percebem. Elas também demonstram maior resiliência, inovação e espírito empreendedor, características cada vez mais valorizadas. 

No ambiente de trabalho, a criatividade deixou de ser uma escolha e se tornou uma habilidade fundamental. Organizações que investem em um ambiente criativo são capazes de enfrentar crises e se posicionar melhor em mercados saturados.  

De acordo com um estudo da Harvard Business School, empresas que promovem culturas mais criativas têm uma probabilidade cinco vezes maior de liderar em seus setores. 

No Brasil, a Natura é um exemplo de organização que valoriza a criatividade. Além de desenvolver produtos inovadores, a empresa aposta em modelos de negócios sustentáveis, o que a diferencia no mercado global. 

Globalmente, a Netflix é uma referência em criatividade no ambiente de trabalho. A empresa combina o uso de dados com a liberdade criativa de seus funcionários, permitindo uma adaptação rápida às mudanças do mercado. 

Essa combinação de inovação e cultura criativa ajuda tanto a Natura quanto a Netflix a se manterem competitivas e a conquistarem a lealdade dos consumidores em seus respectivos setores. 

Desenvolva o Pensamento Criativo com a SOAP

A SOAP acaba de lançar o treinamento corporativo Pensamento Criativo. Ele é ideal para profissionais que desejam se destacar no mercado, buscando inovação na resolução de problemas cotidianos e aprimorando a comunicação de suas ideias.  

Independentemente da área de atuação, cargo ou nível de experiência, a criatividade é a habilidade que o ajudará a se sobressair no dia a dia. 

O treinamento SOAP Pensamento Criativo aborda os seguintes temas: 

  • Reconhecer a importância da dinâmica criativa para a resolução de problemas; 
  • Entender e listar diferentes técnicas de ideação e inovação; 
  • Aplicar metodologias e ferramentas na prática, incorporando-as à rotina de trabalho; 
  • Gerar ideias novas e inovadoras em diversos contextos; 
  • Conhecer e comparar cases de sucesso que se pautaram na criatividade; 
  • Conectar os processos criativos ao processo analítico; 
  • Utilizar a comunicação assertiva para comunicar ideias, propostas e projetos. 

Quer saber mais sobre este treinamento? Então entre em contato com um de nossos especialistas.



Posts Relacionados

4 exemplos de storytelling para redes sociais

Treinamento
08/11/2024
leia agora

Como resolver problemas do trabalho de forma criativa?

Treinamento
31/10/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França