Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Canva ou PowerPoint.

Treinamento SOAP
09/05/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Canva ou PowerPoint. Afinal, qual é a melhor ferramenta para montar suas apresentações profissionais? Especialmente para quem não tem tantas habilidades de design, escolher entre as opções disponíveis no mercado pode ser um desafio. 

Os slides são uma ótima forma de apresentar as informações de forma mais clara e concisa, usando os recursos visuais como complementos para explicar as ideias e conceitos que o interlocutor deseja transmitir à sua audiência. Isso não só melhora a comunicação, como facilita o entendimento da mensagem que se pretende passar. 

Ao escolher a ferramenta ideal para elaborar suas apresentações, a primeira coisa a se ter em mente é que não existe certo ou errado. Cada ferramenta tem suas vantagens e desvantagens. Assim, o melhor jeito de escolher a que você vai utilizar é avaliando qual oferece as funcionalidades que mais atendem às suas necessidades. 

Também é preciso levar em consideração suas habilidades para usar a plataforma. De nada adianta investir em uma ferramenta cheia de recursos adicionais para tornar suas apresentações mais bonitas e impactantes se você não sabe usar nem metade deles adequadamente. 

Neste artigo vamos te apresentar os pontos fortes e fracos das duas principais ferramentas do mercado atualmente: Canva e PowerPoint, para você avaliar qual te atende melhor. Além disso, vamos listar algumas outras opções com recursos básicos que podem te ajudar. Confira! 

Canva 

O Canva foi criado em 2012 e hoje já se tornou uma das ferramentas para criação e edição de designs mais populares da internet. Isso se deve, principalmente, ao fato de que a plataforma é muito intuitiva e fácil de usar. A plataforma tem uma versão paga, mas disponibiliza uma gama de recursos gratuitamente. 

Para usar, basta acessar o site da plataforma e escolher a opção de login que deseja: Facebook, Google ou cadastrar e-mail. Feito isso, você já terá acesso ao dashboard do Canva, que apresenta diferentes templates a serem utilizados. 

Vantagens do Canva

Um aspecto que ajuda muito os que não têm tanta familiaridade com esse universo é que o próprio Canva oferece opções de templates pré-configurados em dimensões específicas para o tipo de arte que você quer criar. Por exemplo, cabeçalhos de e-mail, cartões de visitas, posts para as principais redes sociais e, claro, apresentações

Além disso, o Canva ainda oferece uma biblioteca de imagens com diversas opções gratuitas, ícones que deixam as apresentações mais criativas e recursos para edição de textos. Mas, caso você queira usar suas próprias imagens ou fontes, a ferramenta permite o upload de arquivos.  

Também é possível fazer integrações com o banco de imagens Pexels e outros softwares, como QR code, Giphy e Google Maps. 

O Canva ainda tem uma modalidade exclusiva para negócios. A versão é paga, mas conta com algumas funcionalidades específicas para atender as necessidades das empresas. 

Entre elas, a elaboração de painéis de equipes, acesso para visualização e edição de design com comentários, criação de pastas por equipes, adição de sugestões entre equipes; integração com outros aplicativos e administração de campanhas. 

Desvantagens do Canva

Uma das principais desvantagens do Canva é não ter armazenamento local de arquivos. Se o site por algum motivo sair do ar, será preciso aguardar até poder voltar a acessar seu design. Além disso, não é possível fazer edições no arquivo final após o download. 

PowerPoint 

Por sua vez, o PowerPoint é pioneiro no mercado de apresentações. A plataforma desenvolvida pela Microsoft pode ser baixada ou usada online.

Com o PowerPoint também há a opção de utilizar layouts predefinidos ou começar uma apresentação do zero. No entanto, as opções de modelos disponíveis são pouco atraentes e já muito exploradas no mercado. 

Vantagens do PowerPoint

A grande vantagem do PowerPoint é a variedade de formatos que podem ser explorados por todos, desde os que já tem familiaridade com a elaboração de slides até quem não entende nada sobre design ou programação.  

Em uma apresentação, é possível inserir imagens, vídeos, áudios, animações, gifs e imagens 3D. Além disso, a ferramenta permite pequenas edições no formato das imagens, remover fundos, criar botões que podem ser clicados e criar slides em camadas. 

Outra funcionalidade importante, que pode proteger a sua apresentação de terceiros, é salvar o arquivo em PDF. 

Batalha entre dois guerreiros medievais com escudos e espadas
Canva ou PowerPoint: veja as diferentes e avalie qual a melhor ferramenta para slides

Com o PowerPoint é possível trabalhar de forma colaborativa, visto que mais de uma pessoa pode trabalhar na mesma apresentação. Há a alternativa de, por exemplo, compartilhar arquivos e colaborar em tempo real. Essa é uma funcionalidade importante para equipes remotas que trabalham em diferentes locais. 

Desvantagens do PowerPoint

Entre as desvantagens, uma das principais reclamações sobre o PowerPoint é a impossibilidade de modificar gráficos inseridos nos slides.  

Além disso, conforme já mencionado, os modelos predefinidos disponíveis são considerados pouco atraentes quando comparados aos de outros programas, tornando as apresentações pouco originais quando são usados. 

Quais outras ferramentas além do Canva ou PowerPoint? 

Apesar do Canva e do PowerPoint serem as principais ferramentas que vem à mente das pessoas quando se fala em criar slides de apresentações, hoje existem muitas opções no mercado. A variedade não quer dizer, no entanto, que todas elas valem a pena. 

Por isso, listamos outras quatro ferramentas que podem ser interessantes e valem o teste. Confira: 

Google Slides 

O Google Slides não é tão rico em recursos como as ferramentas apresentadas acima, mas também tem suas vantagens. Uma delas é a facilidade de uso. A plataforma funciona muito bem em navegadores, o que permite sua utilização em qualquer computador. 

A ferramenta oferece modelos e temas de layout básicos. No entanto, é possível incorporar uma série de elementos na apresentação para torná-la mais interessante, como Word Arts, vídeos do YouTube, desenhos, imagens e planilhas Google. 

Além disso, é possível transmitir suas apresentações em outras telas, via Chromecast e colocá-las na web, se desejar. 

Apple KeyNote 

Já o Apple KeyNote é uma ferramenta disponível gratuitamente em todos os computadores Apple, sendo possível usá-la gratuitamente, também, por meio do iCloud na web. Para isso, basta ter uma conta de usuário da Apple (Apple ID). 

Com uma interface simples e organizada, uma das principais vantagens da ferramenta é a alta variedade de modelos que podem ser utilizados pelos usuários, economizando tempo na elaboração das apresentações. 

No entanto, os recursos de edição são um pouco mais limitados. O Apple KeyNote se concentra no básico: textos, formas, imagens, gráficos e tabelas. Com o mínimo de noção de design é possível criar slides agradáveis e sofisticados. 

Prezi 

Talvez um dos mais famosos além do Canva ou do PowerPoint. O Prezi é reconhecido por oferecer uma boa variedade de recursos e por sua capacidade de se integrar a outros softwares, incluindo as ferramentas de comunicação Zoom e Slack

Assim como o Canva, há uma versão gratuita, um pouco mais limitada em termos de recursos, e uma paga, que dentre suas funcionalidades ainda garante acesso a um banco de imagens. 

A interface é organizada e permite a edição de slides online, no computador ou celular. Os profissionais ainda podem enriquecer suas apresentações com diferentes elementos, como vídeos, imagens, links, figuras, entre outros. Esta também é uma ferramenta que estimula a colaboração. 

Evernote Presentation Mode 

O Evernote é muito conhecido por ser uma espécie de bloco de notas online que facilita a organização das informações inseridas na plataforma. No entanto, também é possível criar apresentações de slides a partir de suas anotações com o Evernote Presentation Mode. 

A ferramenta é bem simples e intuitiva. Basta escrever suas anotações, incluindo tudo o que deseja apresentar: imagens, gráficos, listas e o que mais achar necessário. Depois disso, na hora de apresentar, é só clicar no ícone da tela de projeção e a própria ferramenta criará um sumário automaticamente com as seções que constam na sua apresentação. 

Apesar de ser uma solução mais simples, pode ajudar na hora de criar apresentações rápidas e que não demandam a construção de tantos elementos visuais. 

Como melhorar suas apresentações corporativas? 

Seja usando o Canva ou PowerPoint, a verdade é que montar slides para suas apresentações pode se tornar um bicho de sete cabeças, se não fizer da maneira correta. O principal propósito dos slides é facilitar a comunicação na hora de apresentar suas informações, tendo como suporte um conteúdo visual atrativo. 

No entanto, muitas pessoas acabam pesando a mão e cometendo erros que causam justamente o efeito contrário: deixam uma má impressão na audiência. Entre os erros mais comuns, estão: o excesso de textos, uso de diferentes fontes (e fontes que não se combinam entre si), muitas cores em um mesmo slide e até a utilização de imagens de má qualidade. 

Mas, se você quer que os funcionários da sua empresa não cometam esses deslizes e criem apresentações que, de fato, atraiam a atenção do público e despertam o interesse, a SOAP pode te ajudar.  

Para comemorar os 20 anos da SOAP, disponibilizamos slides totalmente editáveis, para você criar suas apresentações e arrasar nos momentos decisivos. Baixe aqui! 

Conheça o workshop SOAP Slides

No workshop SOAP Slides – “Design que convence” também te ajudamos a desvendar conceitos de criações visuais para apresentações, com técnicas para a elaboração de slides didáticos e impactantes. 

No treinamento, utilizamos a ferramenta Microsoft PowerPoint. Os conceitos aprendidos também podem ser aplicados em outras plataformas. 

O conteúdo se fundamenta no princípio de que mais do que um visual bonito e atraente, é preciso desenvolver senso crítico e reformular as formas de se pensar os designs das suas apresentações. 

O treinamento aborda os seguintes temas: 

  • Como utilizar reforços visuais, de forma prática e rápida, para criar unidade, manter a apresentação atrativa e gerar valor; 
  • Elementos da Identidade Visual: contexto, cores, formas, fontes e templates; 
  • Construção conjunta de uma identidade visual + dicas e comandos que tornam a produção de slides mais ágil e eficiente. 

O Banco BV, que já contratou o treinamento, atesta a eficácia no dia a dia dos funcionários: “Exemplos, exercícios, material de apoio, links compartilhados e uso da identidade do BV foram excelentes”, disse um dos colaboradores que participou do workshop SOAP Slides. 

Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas!



Posts Relacionados

Conheça as 10 principais tendências de design para 2024

Design
23/04/2024
leia agora

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França