Como deixar os slides mais profissionais?

Slides profissionais são uma ferramenta essencial para uma apresentação eficaz e bem-sucedida.

Treinamento SOAP
29/03/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Slides profissionais são uma ferramenta essencial para uma apresentação eficaz e bem-sucedida. Quando bem executados, eles permitem que o apresentador organize informações importantes e as apresente de forma clara e visualmente atraente.  

Por outro lado, slides desleixados ou amadores podem prejudicar seriamente o sucesso de uma apresentação. Eles podem passar a impressão de que o apresentador não se preparou adequadamente ou não se importa com a qualidade do material apresentado. 

O desafio é que a criação de bons slides exige técnicas para garantir que a apresentação cumpra seu objetivo e impressione o público-alvo. Mas assim como qualquer habilidade, ela pode ser desenvolvida.  

Portanto, mesmo que o design não seja o seu forte, é possível aprender a fazer slides mais profissionais e atraentes, aumentando muito as chances de uma apresentação persuasiva. É sobre isso que conversaremos neste artigo.  

O que faz um slide parecer amador? 

Antes de ensinar técnicas para fazer slides mais profissionais, um bom ponto de partida é entender o que não se deve fazer. Ou seja, elementos e recursos que devem ser evitados, se sua intenção é impressionar o público.  

Algumas características que podem tornar um slide desleixado ou amador incluem: 

Fontes e tamanhos de texto incoerentes 

Usar diferentes fontes e tamanhos de texto em cada slide pode torná-los confusos e difíceis de ler. É importante manter a coerência visual entre todos os slides escolhendo padrões que se repetem ao longo do conteúdo. 

Escolha, no máximo, duas ou três fontes: uma para títulos e/ou subtítulos e outra para blocos de texto. Os tamanhos também devem ser padronizados e devem ser condizentes com a hierarquia de informações. 

Imagens e gráficos de baixa qualidade 

Qualquer recurso visual ou mídia de baixa qualidade pode prejudicar a aparência e a compreensão do conteúdo, especialmente se for algo com dados.  

É importante garantir que todas as imagens e gráficos sejam nítidos e de alta qualidade. Os tamanhos das fontes também são importantes aqui.  

Falta de alinhamento e espaçamento adequados 

Não alinhar corretamente o texto e os elementos visuais, ou seja, jogar imagens e textos espalhados pelo slide de forma desorganizada e desalinhada, pode tornar a informação confusa. 

Além disso, para muitas pessoas pode ser incômodo o excesso de linhas tortas. O espaçamento entre linhas e parágrafos também deve ser determinado com cautela, especialmente entre blocos de texto. 

Excesso de informações 

Colocar muitas informações em um único slide pode torná-lo desordenado e difícil de ler. É importante manter o conteúdo conciso, ou seja, o mais objetivo possível e apresentá-lo de maneira organizada. 

É melhor que a apresentação tenha muitos slides, sendo cada um deles claros e objetivos, do que poucos slides com textos enormes e excesso de dados.  

4 passos antes de montar seus slides 

Existem diversos elementos e dicas que podem tornar seus slides mais profissionais, como listamos no próximo tópico deste artigo. Porém, uma apresentação impactante começa antes da montagem dos slides propriamente.  

Em outras palavras, não basta fazer um PowerPoint bonito e com cores legais. Antes, as informações precisam ser planejadas e bem estruturadas.  

Por isso, há quatro passos que você deve seguir antes de se preocupar com os elementos visuais das suas apresentações: 

Passo 1 – Estude o público-alvo 

Conhecer o público da sua apresentação ajudará a determinar o nível de detalhe e profundidade das informações a serem apresentadas, bem como a linguagem a ser usada, além de permitir adaptar a apresentação às necessidades e expectativas deles. 

Passo 2 – Planeje o conteúdo que será abordado 

É importante definir o objetivo da apresentação e as informações que precisam ser apresentadas para alcançá-lo. Certifique-se de que o conteúdo seja completo, mas coerente e objetivo. 

Passo 3 – Ordene e estruture as informações 

Com o conteúdo a ser abordado estabelecido, é hora de organizar e estruturar as informações em uma sequência lógica. As informações devem ser divididas em tópicos claros e apresentados de maneira coerente e fácil de entender. 

Passo 4 – Escolha uma ferramenta para montar os slides 

Depois de planejar o conteúdo e a estrutura da apresentação, é hora de escolher a ferramenta para montar os slides. Existem várias disponíveis, como PowerPoint, Canva e Prezi.  

Escolha a ferramenta que seja mais adequada para você e para o objetivo da sua apresentação. No final deste artigo, listamos algumas opções. 

Slides profissionais sendo apresentados em uma reunião
Escolha uma ferramenta para ajudar na montagem de slides mais profissionais

Seguindo esses quatro passos, você já estará rumo à construção de slides profissionais e impactantes. Mas além disso, é importante se preocupar com os aspectos visuais, como listamos a seguir. 

Como deixar os slides mais profissionais? 

Para deixar seus slides mais profissionais, aqui estão algumas dicas úteis: 

Escolha um tema e uma paleta de cores 

O tema é o conjunto de elementos visuais (marcadores, fontes, cores etc.) que dará unidade para o design do seu slide. A maioria das ferramentas para elaboração de slides oferece opções de temas prontos.  

O tema e suas cores devem refletir o objetivo e o público-alvo da sua apresentação. Se o objeto é atrair investidores para uma empresa de advocacia tradicional, por exemplo, talvez não caiba usar um tema muito colorido, nem com letras e elementos cômicos.  

Use imagens de alta qualidade 

Como destacamos acima, imagens com resolução ruim, além de comprometerem o entendimento do conteúdo, passam a impressão de desleixo.  

Use imagens de alta qualidade, especialmente se elas contiverem dados, como gráficos e infográficos. Certifique-se de que as imagens sejam nítidas, tenham claridade na medida certa e bom contraste. 

Use fontes e tamanhos de texto coerentes 

No design, existe uma hierarquia das informações. Basicamente, esse conceito refere-se à ideia de que as informações devem seguir uma estrutura coerente de fontes e tamanhos, assim como a posição dos elementos. 

Não faz sentido, por exemplo, que o título de um slide principal tenha fonte com o mesmo tamanho dos subtítulos. Também não faz sentido que o conteúdo venha antes do título que o introduz.  

Outro ponto importante é usar fontes e tamanhos de texto que sejam fáceis de ler e consistentes em todos os seus slides.  

Gerencie a quantidade e o formato das informações 

Não sobrecarregue seus slides com muitas informações. É melhor limitar a quantidade para garantir que a apresentação seja clara e concisa. 

Uma forma de otimizar informações para torná-las mais objetivas é utilizar gráficos e tabelas para apresentar informações complexas.  

Por exemplo, se você deseja apresentar a um time uma estratégia de Marketing complexa, com várias etapas, e ainda precisa sinalizar as tarefas e os resultados esperados relacionadas a cada etapa, ao invés de escrever tudo em parágrafos, faça um infográfico.  

Além de ficar visualmente mais bonito, será mais fácil e rápido de compreender.  

Revise e edite seus slides 

Um erro comum entre profissionais é deixar de revisar seu trabalho. Mas esta etapa é fundamental para garantir um resultado de mais credibilidade, reduzindo as chances de erros gramaticais ou semânticos e também de mídia.  

Além disso, a revisão é uma forma de ter uma visão geral da apresentação pronta e se certificar de que as informações estejam organizadas de maneira lógica e coerente. 

5 ferramentas para fazer slides profissionais 

Existem várias ferramentas e aplicativos disponíveis para criar apresentações profissionais. Algumas das melhores opções incluem: 

Microsoft PowerPoint 

O PowerPoint é uma das ferramentas mais populares para criar apresentações profissionais. Ele oferece uma ampla variedade de recursos, incluindo modelos de apresentação pré-fabricados, gráficos e tabelas personalizáveis e ferramentas de animação. 

Google Slides 

O Google Slides é uma ferramenta gratuita baseada em navegador que permite criar apresentações colaborativas em tempo real. Ele oferece recursos semelhantes aos do PowerPoint. 

Prezi 

Já o Prezi é uma ferramenta em nuvem, o que permite criar apresentações dinâmicas e interativas. Ele oferece recursos de animação exclusivos, como zoom, que permitem que o apresentador se mova pelo conteúdo da apresentação de maneira fluida. 

Canva 

O Canva é, na verdade, uma ferramenta de design gráfico que também pode ser usada para criar apresentações profissionais. Ele oferece modelos de apresentação prontos e uma ampla variedade de elementos de design personalizáveis, como imagens, ícones e fontes. 

Keynote 

O Keynote é uma ferramenta exclusiva para usuários de Mac que permite criar apresentações com recursos avançados, como animações em 3D e transições personalizadas. 

Treinamento de slides profissionais 

Ter slides profissionais é fundamental para garantir uma apresentação impactante e eficaz. Slides bem projetados e organizados ajudam a manter o público envolvido e interessado, além de estabelecer credibilidade e profissionalismo.  

Afinal, uma apresentação é a oportunidade de compartilhar informações importantes e convencer o público de uma ideia. 

Para quem deseja aprimorar suas habilidades em criação de slides profissionais, a SOAP oferece um treinamento especializado, que pode ser presencial ou online. O workshop abrange: 

  • Diversos conceitos de criação visual para apresentações; 
  • Ensina técnicas para a criação de slides didáticos e impactantes; 
  • Revela truques para criar designs incríveis e desenvolver senso crítico de design.  

Além disso, o treinamento ensina como criar e utilizar uma identidade visual para garantir consistência em suas apresentações. 

O treinamento SOAP Slides é uma excelente oportunidade para aprimorar suas habilidades em criação de apresentações. Aproveite a oportunidade para aprender com especialistas em comunicação corporativa e se destacar em suas apresentações. Ficou interessado? 

>> Entre em contato com os nossos especialistas! 



Posts Relacionados

Como fazer um discurso persuasivo para convencer a audiência?

Treinamento
25/04/2024
leia agora

Rapport: como desenvolver uma relação mais empática?

Treinamento
24/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França