7 dicas de preparo, linguagem verbal e não verbal para seu webinar

Mais do que a era da “falta de tempo”, estamos na era da conectividade.

Treinamento SOAP
14/03/2020
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Mais do que a era da “falta de tempo”, estamos na era da conectividade. Distâncias foram bruscamente encurtadas com a chegada do Skype, um dos pioneiros em chamadas de vídeo — modelo de conteúdo que exige preparo e atenção à linguagem verbal e não verbal.

Estamos vivendo ainda a descoberta dos webinars como poderosa ferramenta de marketing. São uma forma fácil e barata de promover uma palestra ou seminário de tema específico, e ainda podem atingir um grande número de pessoas.

Isso mesmo, um grande número de pessoas. Esse é um ótimo motivo para dar aquele friozinho na barriga ao pensar em se colocar na frente da câmera, não é mesmo? Nesse momento, surgem muitas dúvidas como: “o que fazer com as mãos?” ou “há diferença em ser presencial?”

A boa notícia é que técnicas que ajudam profissionais e empresas neste momento decisivo e nós vamos compartilhar com você as principais delas!

Listamos 7 dicas de preparo e linguagem verbal e não verbal para você apresentar um webinar incrível e diminuir o medo de falar em público (mesmo que on-line). Acompanhe!

Antes de tudo, o que é um webinar?

Para começar a falar sobre essa ferramenta e como ela beneficia empresas, vamos entender mais sobre o conceito. A palavra webinar vem do inglês e surgiu da união de dois termos: web based e seminar. Traduzindo livremente, podemos entender o conceito como seminário online.

Assim, na prática, o webinar nada mais é do que uma palestra, seminário ou conferência que acontece pela internet. Ele é geralmente transmitido ao vivo por meio de alguma ferramenta e tem uma duração curta, com cerca de uma hora ou uma hora e meia.

Durante a transmissão do conteúdo, as pessoas são convidadas a deixar perguntas e interagir via chat.

A importância do webinar para a estratégia na empresa

Os webinars se tornaram extremamente populares nos últimos tempos, sobretudo durante a pandemia e o isolamento social. E isso não é à toa.

Trata-se de uma ferramenta de comunicação poderosa que permite maior conexão de empresas com clientes em potencial e entrega de conteúdo mais qualificado que vai educá-los sobre seus produtos e soluções, elevando as chances de conversão.

Com um webinar, as empresas têm a oportunidade de fazer apresentações mais detalhadas e falar diretamente com as pessoas interessadas.

Além de educar o lead, o webinar é uma ferramenta que colabora para o fortalecimento da marca. Afinal, ele é uma maneira de entregar material e conteúdo de forma mais completa e detalhada de forma gratuita para o público.

Esse conteúdo rico chama atenção de pessoas que estão procurando os produtos ou serviços que sua empresa oferece e, ao longo da apresentação, você tem a chance de engajar pessoas, tirar dúvidas, interagir e encantá-las de forma a convencê-las a fechar um negócio.

Confira 7 dicas para preparar seu webinar

Agora que você conhece todo o potencial dos webinars, está na hora de começar a pensar em como preparar o seu. Para ajudar nessa missão, separamos 7 dicas importantes que envolvem a elaboração do conteúdo e linguagem verbal e não verbal. Confira a seguir!

1. Realize o preparo técnico

Estude o conteúdo a ser abordado, leia e releia até estar seguro. Entenda os capítulos principais, onde começam e acabam, e qual sua mensagem principal.

O que você gostaria que sua audiência pense, sinta e faça após o webinar? Ainda, pense nas possíveis perguntas e respostas para elas.

2. Faça uma simulação

Partindo do princípio de que um dos maiores gatilhos do medo é o desconhecido, a dica é que você faça o webinar na íntegra, não como se fosse um treino, e sim como se fosse real.

Traga para sua mente consciente que você está no ar e milhares de pessoas estão te assistindo. Acredite se quiser, mas o cérebro não interpreta como um ato mentiroso, ele entende como algo que realmente está acontecendo.

O resultado é que, uma vez vivenciada a experiência especificamente com esse conteúdo, ela deixa de ser algo novo e, você, automaticamente, se sente mais seguro.

Quanto mais você simular, com mais naturalidade falará diante das câmeras.

3. Evite o sequestro emocional

Um exemplo típico acontece quando você começa a falar desenfreadamente. Às vezes, não conecta o que está falando com o assunto abordado e, quando se dá conta, pensa “nossa, eu poderia ter falado de uma forma muito melhor…”.

Tenha governabilidade de seus pensamentos, esteja no momento presente, consciente de suas palavras — para colocar isso em prática, uma dica é praticar o mindfulness.

4. Decida se vai ficar sentado ou em pé

Depende do seu objetivo. Vale lembrar que se apresentar em pé exige mais treino e concentração. Dê preferência a uma posição sentada e, se possível, conte com uma mesa para apoiar as mãos.

5. Resista e não se olhe

É comum vermos pessoas em webinars olhando para o canto inferior da tela. Isso acontece porque tendemos a nos autoavaliar durante a apresentação.

Evite isso. Procure olhar para o centro da câmera, assim, você passa a sensação de que está mantendo uma conexão visual e aumenta o nível de empatia da audiência.

6. Invista na linguagem verbal

Quando você fizer sua simulação (ponto número 2), procure gravá-la e assisti-la depois.

Repare nos seguintes aspectos:

  • falando pausadamente: como existe a internet entre você e sua audiência, o ideal é que fale levemente mais devagar;
  • enfatize as palavras-chave: seja falando um pouco devagar, seja pronunciando de forma forte. O William Bonner faz isso com maestria. Repare no próximo Jornal Nacional em como ele usa essa técnica com intuito de chamar a atenção para palavras estratégicas;
  • evite falar no plural: mantenha a comunicação como se estivesse falando com apenas uma pessoa. Utilize o pronome “você” sempre que possível para promover a empatia;
  • desvie de palavras vazias: como “ééééé” ou “aaannnnn”.

7. Atenção na linguagem corporal

Ao assistir sua simulação, repare na sua linguagem não verbal:

  • gestos que você faz com frequência;
  • se mexe muito no cabelo;
  • se apertar os lábios;
  • se passa bastante a língua nos lábios — uma dica é manter uma garrafa de água ao lado para hidratar a garganta e a boca.

Além disso, procure manter:

  • leve sorriso no rosto;
  • ombros abertos, possibilitando que a voz saia mais forte;
  • coluna reta, com as costas bem encostadas no encosto da cadeira;
  • braços descansados na mesa e a mão em posição neutra (uma em cima da outra).

Ainda, enfatize palavras-chave com expressões faciais e gestos emblemáticos. Os gestos dão apoio ao discurso, por exemplo, se você for listar algo, enfatize a quantidade mostrando o número com as mãos.

Por fim, aproveite para realizar vídeos ao vivo, eles são ótimas opções para interagir com o público e promover a empatia com a marca. Eles personificam a mensagem.

Webinars são uma ótima estratégia digital para divulgação de conteúdo qualificado da sua marca e também para o engajamento com seu público-alvo. 

Por meio dessas apresentações online, as pessoas têm a oportunidade de conhecer melhor suas soluções, entender as vantagens e tirar dúvidas e, com isso, se aproximar de sua empresa e sentir mais confiança em fechar um negócio.

Se você ainda tem incertezas sobre como elaborar webinars atraentes e estratégicos, conte com a SOAP como parceira para ajudar a preparar seus colaboradores para apresentações confiantes e eficientes.

A SOAP oferece treinamentos de comunicação corporativos que auxiliam profissionais a atingir seus objetivos e otimizar resultados, desenvolvendo a consciência verbal e não verbal.

O SOAP Confiança foi pensado para ajudar profissionais a falar em público, fazendo uma manutenção de suas emoções mesmo diante de situações desafiadoras. O curso tem o objetivo de ajudar pessoas a se tornarem comunicadores efetivos e seguros.

Já o SOAP Netiqueta trabalha justamente a questão dos novos modelos de trabalho e de interação que vem ganhando força nos últimos anos com a transformação digital.

No curso, compartilhamos as melhores técnicas para se comunicar online, como estruturar mensagens e apresentações e fazer um bom uso de ferramentas digitais, entre outros assuntos relevantes para a potencializar as interações via internet.

Se você gostou desses cursos e quer saber mais sobre como alavancar sua comunicação corporativa, online e offline, conheça os treinamentos da SOAP!

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