Conheça os 5 tipos de comunicação empresarial

Investir em uma boa comunicação pode ajudar as empresas a se posicionarem mais estrategicamente perante seus mercados de atuação

Treinamento SOAP
31/08/2024
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O que vem à sua mente quando se fala em comunicação empresarial? Muitas pessoas ainda confundem esse conceito com o que, na verdade, se entende por comunicação interna. Ou seja, a troca de informações entre departamentos, equipes e colaboradores de uma empresa. 

A comunicação interna tem como intuito alinhar todos os membros da organização com a visão, missão, valores e objetivos da empresa, além de promover um ambiente de trabalho colaborativo e motivador.  

Também é por meio desse tipo de comunicação que as equipes compartilham informações sobre as demandas de trabalho para garantir que as metas e demandas da organização sejam cumpridas. 

Mas ela é só uma parte da comunicação empresarial, que, na verdade, abrange todas as formas de comunicação utilizadas por uma organização para se conectar com seus diversos públicos, tanto internos quanto externos.  

Neste artigo, vamos explorar a importância da comunicação empresarial e listar seus diferentes tipos. 

Por que investir em uma boa comunicação empresarial? 

É fundamental que todas as empresas, independentemente de segmento ou tamanho, entendam a importância e invistam em uma boa comunicação empresarial, por diversos motivos. 

Por exemplo, promover o alinhamento entre todos os membros da organização, para que compreendam qual é o papel de cada um dentro da empresa e como podem contribuir para o atingimento de objetivos estratégicos.  

Uma comunicação clara e objetiva também ajuda a garantir que os comportamentos esperados sejam comunicados e praticados entre todos. 

Além disso, ser transparente na comunicação influencia diretamente a motivação e confiança dos funcionários, facilita a troca de feedback entre gestores e equipes e ajuda a promover um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos colaboradores. 

Do ponto de vista estratégico, uma boa comunicação como um pilar fundamental da empresa garante que informações importantes sejam transmitidas no tempo e da maneira correta, garantindo que os tomadores de decisão possam agir de forma rápida e precisa. 

E a lista de benefícios não para por aí. Uma comunicação estratégica e eficiente auxilia, e muito, em diversos outros momentos, como no gerenciamento de crise; desenvolvimento de novos produtos e processos; no relacionamento com investidores, parceiros e clientes; e na definição de melhorias internas. 

Quais são os tipos de comunicação empresarial?  

Depois de entender um pouco mais o que é e o que abrange a comunicação empresarial, está na hora de conhecer diferentes seus tipos e as diferenças entre eles. 

Além da já citada comunicação interna, há também a comunicação externa, cujo objetivo é compartilhar informações com outras pessoas fora daquele contexto organizacional, mas que de alguma forma se relaciona com ele: fornecedores, concorrentes, imprensa, clientes (ativos e potenciais). 

Essa comunicação tem como intuito criar relacionamento, engajamento, ampliar a visibilidade da marca e, claro, vender. Mas dentro da organização também existem outro tipo de comunicação que devem ser explorados. Confira: 

Comunicação vertical 

Comunicação vertical — ou descendente — é aquela que vem da liderança para os demais colaboradores. Ou seja, são as orientações que os gestores transmitem às equipes, relacionadas às metas e demandas que precisam ser cumpridas dentro da organização.  

Comunicação ascendente 

Esse é o exato oposto da comunicação descendente. Nesse tipo de comunicação, as posições mais baixas da organização que levam suas demandas para a liderança. 

Comunicação horizontal 

Essa é a comunicação que ocorre entre as pessoas que ocupam o mesmo nível hierárquico dentro da empresa e está mais relacionada à garantia de mais fluidez nos processos operacionais.  

A comunicação horizontal também engloba as relações interpessoais: como os colaboradores e as equipes interagem entre si dentro da empresa. 

Comunicação transversal 

Existe, ainda, a comunicação transversal, também conhecida como diagonal. Essa abrange todos os níveis hierárquicos. Ela ocorre quando é necessário dar um comunicado geral, por exemplo.  

Comunicação circular 

Algumas empresas trabalham com um modelo de organização interna diferente, mais livre. Basicamente, as classificações hierárquicas não são tão bem definidas. Nesse contexto, é comum a adoção de uma comunicação sem nível, onde todos interagem uns com os outros sem que haja relações de poder em jogo.  

Equipe reunida para discussão de ideias
Comunicação é fundamental em empresas e existem diferentes formas de fazê-la

Como aplicar uma boa comunicação empresarial? 

No geral, a resposta para essa pergunta é: seja claro, conciso e foque naquilo que é mais relevante. Dessa forma você garantirá que a mensagem certa chegará a quem precisa para que as melhores decisões sejam tomadas. 

Além disso, é importante pensar quais serão os canais utilizados para fazer essa comunicação. As opções são diversas: e-mails, comunicados, posts em redes sociais ou sites, vídeos, entre outras.  

Na hora de definir em qual canal investir, é importante considerar o público ao qual a mensagem se destina para entender qual seria a maneira mais certeira de transmitir sua mensagem. 

Nesse caso também é importante considerar quão formal deve ser a informação que você deseja transmitir. Uma comunicação formal requer o uso de documentos oficiais, e-mails corporativos e comunicados, com uma linguagem mais culta, além de textos mais bem estruturados. 

Agora mensagens mais informais podem ser comunicadas de forma mais casual, o que ajuda na promoção de um ambiente mais colaborativo e engajado. 

Na comunicação interna, também é importante estruturar uma cultura que tenha como um de seus fundamentos a possibilidade de uma comunicação mais próximas entre as equipes e dos colaboradores com a liderança. Nesse sentido, o investimento em ferramentas de colaboração online, como Slack e Microsoft Teams, é importante.  

Por fim, algumas outras medidas também podem ser implementadas. Entre elas: a adoção de uma comunicação mais aberta, com menos barreiras para circular as informações entre os colaboradores; capacitação em habilidades de comunicação; política de feedbacks contínuos, inclusive em momentos de crise; e a prática de revisar constantemente o que vem sendo feito e aquilo que pode ser melhorado. 

Entenda como a SOAP pode ajudar sua empresa 

Conforme já mencionado, capacitar gestores e colaboradores no geral é fundamental para que as estratégias de comunicação empresarial sejam aplicadas da melhor maneira possível. A SOAP tem mais de 20 anos de experiência em treinamentos corporativos focados em comunicação. 

Ao longo desse período, mais de 70 mil pessoas fizeram nossas formações e treinamos profissionais. O portfólio da SOAP inclui opções variadas, para atender a diferentes demandas e necessidades. Confira alguma das opções: 

Liderança 

O treinamento SOAP Liderança ajuda você e seu time a entenderem quais competências desenvolver para diminuir ruídos de comunicação e engajar equipes, estimulando um ambiente de trabalho colaborativo. 

No treinamento, os participantes conhecem técnicas de inteligência interpessoal, intrapessoal e linguística para superar os desafios na gestão de pessoas, tudo isso por meio de metodologias ativas de aprendizagem. 

Conheça o curso 

Comunicação interpessoal 

Neste treinamento, são passados os conceitos de comunicação fundamentais para garantir os melhores resultados nas interações com os demais colaboradores da sua empresa.  

Para isso, a SOAP ensina técnicas de Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL), entre outros tópicos importantes, como a prática da escuta plena, como desenvolver congruência entre conteúdo e linguagem, como dar e receber feedback, de que maneira é possível identificar os diferentes perfis de comunicadores e como lidar com interlocutores difíceis. 

Conheça o curso 

Comunicação assertiva 

Além de entender e explorar os elementos do processo comunicativo, esse treinamento é indicado para quem deseja capacitar e aprofundar suas habilidades de inteligência social e desenvolver a autoconfiança. 

A formação explora diferentes temas, como o que é e como construir um perfil comunicativo; comunicação em canais digitais; técnicas de argumentação e escuta ativa. 

Conheça o curso Quer conhecer outros treinamentos da SOAP? Acesse nossa página e fique por dentro de todas as formações. E, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas.



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