Você já leu aqui no último dia 7 de abril que falar muito bem público para apresentar um projeto para uma determinada audiência — principalmente em tempos de crise — torna-se cada vez determinante no dia a dia corporativo.
Você já leu aqui no último dia 7 de abril que falar muito bem público para apresentar um projeto para uma determinada audiência — principalmente em tempos de crise — torna-se cada vez determinante no dia a dia corporativo.
Afinal, a credibilidade e reputação da sua marca estão em jogo e a sua performance pode representar o sucesso ou o fracasso dos seus negócios. Porém, você aprendeu que, caso ainda não seja um bom orador, é possível aprender a falar bem em público desenvolvendo sua inteligência emocional. Trouxemos algumas dicas para o seu treino.
Tão desafiador quanto falar em público é falar com si mesmo. Ou seja, mais do que dominar as técnicas de oratória para interagir e conquistar uma audiência, dominar as emoções para não ser dominado por elas é, para muitos, o primeiro passo a ser dado.
Minutos antes e durante uma exposição em público o coração bate mais forte, o corpo, sua frio, a boca seca, o ar parece faltar, aquele discurso pronto desaparece da mente, muitos entram em estado de transe, o pânico toma conta e o controle da situação parece estar perdido.
Como resultado, sua audiência não assistiu ao melhor de você. Ou melhor, você pode ter perdido a oportunidade de vender sua ideia para sua audiência. Pode ter perdido a oportunidade de novos negócios.
Assim como as técnicas de oratória, também é possível aprender a dominar o medo. Ou seja, aprender técnicas e exercícios para desenvolver maior consciência para o gerenciamento das suas emoções e pensamentos no momento de uma apresentação em público.
É possível se preparar técnica e emocionalmente para que o domínio emocional vença o medo e as ameaças que provocam o sequestro emocional. E, assim, você poder transmitir segurança, credibilidade a fim de conquistar sua audiência ao falar em público.
O ponto de partida é construir um diagnóstico pessoal para identificar os seus pontos positivos e dificuldades no gerenciamento das suas emoções durante uma apresentação.
Com isso em mãos, a metodologia de aprendizado leva em conta o entendimento do que é inteligência emocional, o significado da palavra emoção e a origem do medo; técnicas para preparação técnica – decorar x familiarizar, por exemplo -; técnicas para preparação emocional como entendimento do funcionamento do cérebro para detecção de ameaças e técnicas embasadas na neurociência para o gerenciamento das emoções -; técnicas para lidar com audiências difíceis como atenção plena e rapport -; linguagem emocional emoção x comunicação não-verbal e posições de poder, por exemplo -; e expressão facial como o poder do carisma, conexão visual e sorriso.
Entre todas as técnicas, uma em especial ganha força: o MINDFULNESS. O termo, que significa Atenção Plena, pode designar um estado mental ou psicológico, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (Meditação Mindfulness) e programas estruturados de treinamento baseados em Mindfulness. Assim, o estado mental de Mindfulness pode ser induzido ao focarmos nossa atenção na experiência de cada momento (no presente ou no agora), numa atitude aberta, curiosa e não-julgadora.
Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos, os quais são parte fundamental das intervenções baseadas em Mindfulness (Mindfulness-based Interventions). A prática de algumas destas técnicas é que passam a compor os treinamentos para o domínio emocional ao falar em público.
Enfim, ciente de todas as técnicas e com um diagnóstico pessoal em mãos, o próximo passo é criar um plano de ação. Na prática, treinar, treinar, treinar e treinar.
Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios. Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixados aqui.
Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.
#ASOAPCONFIAEMVOCE