Sessão de perguntas e respostas em apresentações corporativas

Em apresentação, sejam elas corporativas ou não, é mais que normal que haja alguma dúvida a ser tirada relativa ao tema.

Treinamento SOAP
12/07/2016
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Em apresentação, sejam elas corporativas ou não, é mais que normal que haja alguma dúvida a ser tirada relativa ao tema. Mas como lidar? Se você domina completamente o assunto que está apresentando e se sente seguro, é importante que reserve os minutos finais de sua apresentação para uma sessão de perguntas e respostas.

Numa sessão deste tipo, consegue-se esclarecer eventuais dúvidas e aprofundar-se em alguns pontos relativos ao tema, caso a audiência o solicite. Trata-se de uma boa oportunidade para interagir com o público e conhecer melhor as suas preocupações, dúvidas e interesses. Veja agora algumas dicas de como conduzir bem este tipo de sessões!

1. Anuncie quando será a sessão

É importante avisar o público logo no início da sua apresentação. Desse modo, evitará interrupções e ainda incentiva o público a anotar eventuais dúvidas para esclarecimento no final.

2. Repita as perguntas

Ao conduzir sessões de perguntas em auditórios grandes, certifique-se de que há microfone para a audiência colocar as suas questões. Se não houver, repita as perguntas no seu microfone antes de responder. É importante que todos os presentes saibam qual a pergunta que está sendo respondida.

3. Não se prolongue nas respostas

Procure restringir-se à pergunta em si e dê respostas concisas, especialmente se houver muitas pessoas à espera para fazerem outras perguntas. Se começar a divagar nas respostas, pode aborrecer a audiência e comprometer a boa impressão conquistada ao longo da apresentação.

4. Atue como mediador

Além de responder às questões da audiência, como apresentador que é, terá que, nesse momento, fazer papel de mediador. Se alguém insistir em determinado ponto, se repetir a mesma questão ou então se desviar muito do tema principal, educadamente saia do assunto. Explique que há outras pessoas interessadas em tirar dúvidas e que poderá resolver por e-mail questões mais específicas.

5. Lide bem com perguntas difíceis

Caso não compreenda uma pergunta, peça à pessoa que a reformule. Se não souber responder (e isso pode acontecer) reconheça isso mesmo diante da audiência esta atitude, tenha certeza, será sempre a seu favor poderá depois comprometer-se a estudar o assunto e responder a todos por e-mail. Se achar que a pergunta difícil que lhe colocaram é pertinente e existe uma grande hipótese de alguém na audiência conseguir responder, pode sempre lançá-la de volta à plateia.

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6. Encerre a sessão na hora certa

Se houver muitas pessoas para fazer perguntas e o seu tempo estiver terminando, anuncie que irá responder a apenas mais uma ou duas questões. Por fim, embora nem sempre seja possível, tente encerrar a sessão respondendo a uma pergunta que reforce a sua mensagem principal. Vale destacar que em alguns casos, as pessoas o interromperão para realizar as perguntas no meio de sua apresentação. Neste caso, se a resposta não estiver prevista em seu roteiro, tire a dúvida e volte para seu script. Caso esteja, fale superficialmente e acrescente falaremos sobre este ponto adiante.

Em sua próxima apresentação não se esqueça de reservar uns minutos finais para esta sessão de perguntas e respostas. Siga as nossas dicas e verá que tanto você quanto o seu público saem ganhando. Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos e dicas como essas!



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