Você já parou para pensar na importância de um bom roteiro de apresentações? Muitas vezes, nosso crescimento depende da preparação para os momentos-chave, em que devemos aproveitar oportunidades, não é mesmo? Entre os mais importantes, estão as apresentações corporativas e profissionais.
Você já parou para pensar na importância de um bom roteiro de apresentações? Muitas vezes, nosso crescimento depende da preparação para os momentos-chave, em que devemos aproveitar oportunidades, não é mesmo?
Entre os mais importantes, estão as apresentações corporativas e profissionais. Nelas, temos a chance de expor nossos conhecimentos, conquistar as partes interessadas no negócio e passar uma excelente impressão. A não ser, é claro, que tudo dê errado.
Para não dar oportunidades para o azar, é importante saber como fazer um planejamento adequado e escolher a melhor estratégia. Pensando nisso, preparamos um guia para você realizar o seu roteiro de apresentações e ter mais facilidade para lidar com esses momentos decisivos. Vamos lá?
O roteiro de apresentações é o mapa da comunicação, indicando os principais marcos para alcançar o seu objetivo. Por isso, é um documento que deve ser planejado e preparado estrategicamente.
Em ambientes profissionais, mais que expor um conhecimento, o propósito das apresentações é engajar a audiência em uma determinada ação. Entre elas:
Assim, os “atos” de um roteiro de apresentações são divididos conforme a contribuição para esse engajamento.
A introdução vai além da contextualização, busca despertar o interesse da audiência em escutar o apresentador. Em seu núcleo, existe uma promessa relevante para aproximar a pessoa de um benefício ou afastá-la de um mal.
O desenvolvimento traz a argumentação. Por que a promessa realizada pode ser cumprida? Que dados mostram o benefício do produto? Que case de sucesso pode ser apresentado? Quais relações de causa e efeito podem ser articuladas?
A conclusão é o fechamento, em que tentaremos engajar a audiência em uma ação. Está ligada ao desenvolvimento a partir de uma linha de raciocínio ou organização, que pode ter diferentes tipos em um roteiro de apresentações:
Um produto, por exemplo, pode ser efetivo porque, após a implementação, houve uma redução de 15% nos custos operacionais (ordem cronológica). Por outro lado, pode ser que a automação de tarefas seja a principal solução do mercado para reduzir custos, logo, o software seja uma excelente medida para minimizar as despesas (dedução).
Ou ainda, quem sabe eliminar erros, minimizar retrabalho, mitigar horas extras e aumentar a produtividade dos colaboradores conduz naturalmente à redução de custos (indução).
Perceba que, embora a linha de raciocínio assuma diferentes formas nos exemplos, o centro do roteiro de apresentações é o mesmo. Demonstramos como vamos resolver um problema ou trazer um benefício para a audiência.
Ter um bom roteiro de apresentações faz toda a diferença. Antes de prosseguir para as dicas, é importante entender quais são essas vantagens.
O roteiro é a ferramenta para construir uma apresentação com começo, meio e fim, entendendo como vamos chegar lá ao engajamento da audiência. Logo, traz confiança para o apresentador e orienta suas ações.
Aquilo que está no roteiro precisa ser executado. Logo, ele direciona a linguagem corporal, técnicas de persuasão, recursos de oratória e demais habilidades que o apresentador precisa dominar para tirá-lo do papel.
Além disso, é uma forma de controlar o chamado diálogo interno — nossas conversas com nós mesmos, que podem tirar nosso foco e atrapalhar na hora de uma apresentação. Uma forma que facilita bastante o raciocínio é quando escrevemos as informações e ganhamos confiança ao dominar o conteúdo.
O roteiro de apresentações também facilita o planejamento e as mudanças na apresentação. Podemos realizar diversas edições, como remover, acrescentar ou modificar informações, compreendendo os impactos das mudanças no texto final.
Os roteiros de apresentações são um tema rico e você pode buscar inspiração em diferentes materiais, modelos, cursos, palestras etc. Ademais, algumas dicas podem causar um impacto imediato na qualidade do seu planejamento.
Ter um objetivo é indispensável para fazer o roteiro de apresentações. A partir dele, julgamos o que é importante e o que é supérfluo em relação às informações, argumentos, dados e estratégias que serão utilizadas. Logo, questiona-se em que ação você pretende engajar a sua audiência.
Assim como o objetivo, as características da audiência condicionam nossas decisões ao realizarmos um roteiro de apresentações. Faixa etária, idade, sexo, renda e trabalho são informações básicas. Além delas, vale a pena avaliar a posição prévia dos participantes: estão interessadas, neutras ou contrárias em sua maioria?
O grau de interesse da plateia define boa parte da estratégia. Você tentará impactar as pessoas que são resistentes? Focará naqueles que já têm uma predisposição para realizar a ação desejada? Fará um discurso abrangente para converter ambos?
Diversas técnicas podem ser inseridas na apresentação e devem estar previstas no roteiro. Como principal exemplo, temos o Storytelling em que aplicamos ferramentas de narrativa para influenciar lógica e emocionalmente a audiência.
Outra prática de impacto é trazer dados para a apresentação. Assim como o Storytelling, eles podem ser aplicados em diferentes etapas. Na introdução, um número pode despertar o interesse das pessoas; no desenvolvimento, será um mecanismo de argumentação; na conclusão, pode reforçar a ação desejada.
Um excelente ponto de partida é ter um processo para construir, passo a passo, o seu roteiro de apresentações. Entre outras opções, você pode seguir as etapas do Design Thinking.
Realize uma pesquisa extensa sobre o assunto da apresentação, ideias para apresentações criativas, desafios, audiência e outros. Esse estudo pode servir, tanto para criar o roteiro como para montar o material de apoio.
Faça um brainstorming para colocar as suas ideias no papel. Após expor seus pensamentos sem limitações, comece a filtrar aquelas que podem ser mais viáveis para alcançar o seu objetivo.
Crie também um esboço do roteiro com os tópicos principais. Você pode dividir uma folha em introdução, desenvolvimento e conclusão. A seguir, organize as suas ideias principais para cada uma das etapas, ligando os pontos para ter uma linha de raciocínio.
Pratique a apresentação e identifique o que funciona e o que não funciona. É possível testar diferentes versões, variando as histórias, argumentos e formas de introduzir o conteúdo até encontrar as melhores opções.
Faça o esboço evoluir para uma apresentação completa, revise os pontos e adicione informações. Esse é o momento em que você vai detalhar um pouco mais e formatar o roteiro para a versão final.
Posteriormente, verifique se não existem formas de enxugar o roteiro de apresentações. É natural querer colocar o máximo de informações e demonstrar o seu conhecimento, mas não podemos esquecer de que não fazemos a apresentação para nós mesmos, e sim para a audiência.
Resumidamente, após as etapas de imersão e ideação, o segredo é testar os tópicos, riscar, acrescentar e fazer observações.
Imagine um processo dinâmico de tentativa, aprendizado e mudança. Além de aprender com a prática, você pode acelerar o seu desenvolvimento, buscando o auxílio de quem já trilhou essa trajetória, possui conhecimento técnico e métodos validados para melhorar os seus roteiros.
Na SOAP, atuamos desde 2003 ajudando pessoas e organizações a construírem apresentações profissionais de alto impacto. Contribuímos com a nossa metodologia seguindo as seguintes etapas: definição da melhor estratégia, construção de um roteiro, criação de uma linguagem visual e capacitação do apresentador.
Nos últimos anos, passamos a compartilhar esse conhecimento em cursos de qualificação. Storytelling, Assertividade, Inteligência Emocional, Oratória e Design são alguns dos temas que trabalhamos para capacitar profissionais excelentes na arte da comunicação.
Dominar essas competências faz a diferença não só no roteiro de apresentações, mas em todas as etapas da sua comunicação. Por isso, não deixe de se qualificar para estar preparado, de modo a conquistar os seus objetivos.
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