3 qualidades dos bons comunicadores para uma verdadeira liderança

Nas escolas de liderança, é bastante discutido como é preciso que o líder saiba alinhar as expectativas de todo o time, engajar as pessoas em torno dos objetivos de negócio e ser uma fonte de inspiração para aqueles que lidera.

Treinamento SOAP
13/07/2016
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Nas escolas de liderança, é bastante discutido como é preciso que o líder saiba alinhar as expectativas de todo o time, engajar as pessoas em torno dos objetivos de negócio e ser uma fonte de inspiração para aqueles que lidera. 

Para isso, é preciso que sejam bons comunicadores. Comunicação e liderança devem andar sempre juntos na gestão de um time e uma empresa. 

Isso porque quando a comunicação não é clara e objetiva, deixa espaço para interpretações incorretas e pode causar mal entendidos, prejudicando os resultados da empresa e a relação entre as pessoas da equipe.

Por isso, selecionamos três qualidades essenciais de bons comunicadores que fazem toda a diferença na atitude de um bom líder. Confira!

A importância da boa comunicação para líderes

A comunicação é um dos processos mais básicos e essenciais da vida humana. No mundo corporativo, saber se expressar corretamente e de maneira eficiente, passar mensagens de forma clara, ouvir e compreender o que as pessoas estão tentando dizer são ações fundamentais para manter o bom funcionamento das atividades e do fluxo de trabalho.

Afinal, se as pessoas não trocam informações de forma objetiva e correta, fica muito difícil desempenhar as tarefas e entregar resultados de qualidade. É por isso que líderes em especial precisam prezar uma boa comunicação. Líderes que são bons comunicadores conseguem:

  • se fazer entender de forma mais acertada;
  • delegar atribuições com maior facilidade;
  • resolver e mediar conflitos;
  • transmitir confiança para a equipe;
  • motivar o time;
  • escutar e compreender as demandas e as dores dos seus colaboradores para saber a melhor forma de ajudar;
  • entre tantas outras iniciativas.

Como Líderes podem se tornar bons comunicadores

Liderar pessoas é muito mais do que dar ordens e passar tarefas adiante. Líderes precisam coordenar e conduzir seus colaboradores a fim de entregar o melhor trabalho e os melhores resultados para a empresa e clientes finais.

Por isso, necessitam investir em estratégias para se tornarem bons comunicadores e saber como se relacionar com pessoas de forma eficaz por meio da fala. Confira algumas dicas para começar.

Conhecer os diferentes tipos de perfis

Quem são as pessoas que fazem parte da sua equipe? Saber mais sobre cada um delas e entender seus diferentes perfis são passos importantes que líderes precisam dar para saber como se comunicar com elas de forma efetiva.

Entender o tipo de linguagem e abordagem mais adequada, entre outros detalhes, farão toda diferença no sucesso dessa interação.

Saber ouvir, receber e dar feedbacks

Ser um comunicador eficiente não envolve somente saber falar, mas também ouvir. A escuta ativa é um atributo pouco desenvolvido por pessoas hoje em dia, mas muito valioso para relacionamentos saudáveis e produtivos, especialmente no trabalho.

Um bom líder precisa saber ouvir não somente para captar diferentes ideias e pontos de vista do seu time, mas também para ouvir sugestões, reclamações e pontos de melhoria das pessoas. No fim das contas, a boa comunicação é uma via de mão dupla.

Outra característica de bons comunicadores é saber como dar feedbacks. Muitos líderes têm receio de ter esse tipo de conversa com colaboradores, mas hoje em dia esse tipo de retorno é inclusive esperado pelos profissionais.

Muitos talentos estão, de fato, dando seu melhor, mas gostariam de saber se estão caminhando na direção correta e se tem algo que pode ser ajustado. Entender a melhor forma de comunicar isso de forma direta e respeitosa é crucial para o sucesso da liderança.

Investir treinamentos de comunicação

Muitas pessoas acham que líderes têm características natas como carisma e magnetismo. A verdade é que existem variados tipos de líderes, e muitas habilidades, como confiança, oratória e comunicação, podem ser desenvolvidas.

Para exercitá-las, é crucial investir em capacitação e treinamentos de comunicação. Eles serão importantes tanto para expandir e reforçar suas competências, como para melhorar os resultados da empresa e o rendimento da sua equipe.

3 qualidades de bons comunicadores

1. Empatia

Para praticar a empatia no trabalho, é preciso desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas, antes de tudo, é necessário saber ouvir. Como disse Conor Neill: “uma comunicação de confiança tem menos a ver com o quanto você diz, e mais a ver com o quanto você ouve.”

Saber ouvir não é simplesmente silenciar suas palavras enquanto o outro fala. É preciso silenciar o diálogo interno para que seu ouvido seja colocado de forma ativa nessa conversa.

Só assim você conseguirá entender o ponto de vista do outro pela sua comunicação verbal (o lado racional) e as suas necessidades verdadeiras pela sua comunicação não-verbal (o lado emocional), conforme:

  • gestos;
  • tom de voz;
  • expressão facial.

A partir do mais profundo entendimento racional e emocional, é possível se colocar de forma empática nessa conversa, sem julgamentos e argumentações apressadas.

Em vez disso, utilize histórias pessoais com desafios análogos ao que aquela pessoa enfrenta. Se praticou a escuta ativa, naturalmente, você conseguirá buscá-los na memória. Assim, estabelecerá uma conexão com seu interlocutor.

2. Domínio Emocional

Por mais que, no ambiente profissional, as decisões sejam embasadas em relatórios técnicos e fatos, as emoções estarão sempre presentes, muitas vezes guiando boa parte dessas mesmas decisões. Afinal, estamos falando de pessoas, e o papel essencial do líder não é saber gerir as pessoas?

Mas as primeiras emoções que o líder precisa gerenciar são as próprias. Isso não envolve esconder as emoções, mas torná-las conscientes.

Se houver emoções não dominadas pelo líder em uma reunião, elas podem sabotá-lo, fazendo-o ser incongruente entre o que fala e o que expressa.

Dominar suas emoções envolve tudo o que você faz antes de um momento decisivo, como:

  • antes daquela reunião;
  • daquela apresentação;
  • daquela conversa difícil.

Uma dica interessante é usar o “mindfulness”, técnica inspirada em princípios milenares de meditação, para esse preparo.

3. Expressividade

Se é pelas expressões, voz e gestos que você consegue identificar as verdadeiras necessidades do seu time, são essas mesmas ferramentas que precisa utilizar quando é a sua vez de falar. Especialmente, se estiver em público.

Sua audiência está a todo o momento interpretando não só o que você diz, mas como você diz. “Ah, então o líder precisa ser um bom comunicador em público?”. A resposta é sim.

Isso não quer dizer que você será o próximo Martin Luther King, Steve Jobs ou Barack Obama. Mas precisa dominar algumas técnicas de linguagem corporal se estiver em uma posição de liderança.

Essas técnicas e dicas podem ajudar líderes a se tornarem bons comunicadores, fazendo com que seu discurso seja compreendido de forma clara e objetiva.

Se você deseja investir nessa jornada para uma comunicação mais efetiva e confiante, conte com a expertise da SOAP em comunicação nos momentos decisivos.

Ao observar algumas qualidades dos comunicadores nesses momentos, vimos o quanto a comunicação tem um papel fundamental para que o líder consiga o que precisa das pessoas e dedicamos nossos treinamentos a tornar você um bom comunicador.Assim, desenvolvemos o curso SOAP Líder comunicador, com foco em treinar pessoas para expandir suas habilidades. Quer melhorar sua comunicação em público? Clique aqui para conhecer mais sobre os treinamentos de comunicação da SOAP e o curso Líder Comunicador.

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