Quais serão as prioridades da Gestão de Pessoas em 2023?

De acordo com o relatório de Tendências para a Gestão de Pessoas em 2023 da Great Place to Work, o desenvolvimento e a capacitação das lideranças serão as prioridades das empresas neste ano.

Treinamento SOAP
11/05/2023
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De acordo com o relatório de Tendências para a Gestão de Pessoas em 2023 da Great Place to Work, o desenvolvimento e a capacitação das lideranças serão as prioridades das empresas neste ano.  

Mais da metade dos entrevistados apontaram esses desafios como os principais alvos a serem trabalhados. O resultado da pesquisa reforça o entendimento de que a educação corporativa, especialmente para gestores, tem ganhado cada vez mais importância. 

O desenvolvimento de lideranças também apareceu como prioridade na pesquisa do ano passado e ainda figurou no ranking dos principais desafios enfrentados pelos gestores.  

Cultura, comunicação, experiência do colaborador, novos formatos de trabalho, transformação digital são outras questões que aparecem no ranking. 

Dá para concluir que o mundo corporativo está tentando se adequar às transformações cada vez mais rápidas do mercado e, nesse cenário, novas habilidades se fazem necessárias. 

Não à toa, o desenvolvimento das lideranças tem sido um desafio e prioridade para as empresas. Como você verá a seguir, todas as prioridades que figuram no ranking de um jeito ou de outro passam pela liderança. 

Mas é importante destacar que, como a própria pesquisa aponta, desenvolvimento e capacitação não acontecem de uma hora para a outra. 

“Nem é um projeto para realizar uma vez só. É necessário desenvolver pessoas para não só assumir cargos de liderança, mas atuar de forma estratégica, ética, inclusiva, humanizada e alinhada aos objetivos de negócio”, consta no relatório divulgado pela da Great Place to Work. 

As 12 prioridades da Gestão de Pessoas em 2023 

Se tem um aspecto que marca esse ranking e norteia todas as questões apontadas, é o foco cada vez maior nas pessoas e seu desenvolvimento.   

Pode parecer óbvio para alguns, mas para quem está no mercado há muito tempo e se acostumou com aquela visão antiquada e tradicional do meio corporativo, é uma grande mudança de pensamento.  

As empresas, hoje, são menos sobre cálculos e planilhas (embora isso também faça parte) e mais sobre: desenvolvimento, cultura e pessoas. 

A questão tecnológica também é bastante presente na lista, especialmente agora que novas ferramentas e o aprendizado de máquinas impactam tanto em algumas áreas. A popularização das ferramentas de Inteligência Artificial é a maior prova. 

Diante disso, as 12 prioridades da Gestão de Pessoas em 2023 são: 

Infográfico cita as prioridades da gestão de pessoas em 2023

Apenas 1,6% dos respondentes da pesquisa apontaram outros pontos como uma prioridade da Gestão de Pessoas este ano. 

A liderança é um pilar que norteia todos os outros aspectos dessa lista. Por isso, o desenvolvimento de líderes foi apontado como prioridade. 

De acordo com a Great Place to Work, 92,5% das empresas responderam que pretendem investir nesse aspecto. Isso passa tanto por habilidades técnicas quanto pela mudança de mentalidade. 

O segredo para o sucesso das empresas está nas pessoas 

Um dos principais insights da pesquisa é que o mercado de trabalho nunca esteve tão voltado para as pessoas. E isso se deve aos novos formatos de trabalho, que exigem uma mudança de postura dos gestores. 

Até pouco tempo atrás, as empresas tendiam a focar muito mais em normas rígidas e condutas tradicionais, prezando por um modelo padrão de operação. No entanto, hoje o mundo do trabalho é caracterizado pela flexibilidade e hibridismo.  

Com isso, para lidar com o novo ambiente profissional, surge uma preocupação com as habilidades comportamentais e técnicas, conhecidas como soft skills e hard skills, respectivamente.  

Em última análise, tornou-se claro que para as empresas prosperarem elas precisam procurar pessoas qualificadas e preparadas, tanto nas habilidades técnicas necessárias quanto nas habilidades comportamentais. 

Entre essas soft skills podemos destacar a comunicação assertiva, inteligência emocional, empatia, liderança, adaptabilidade e pensamento crítico. 

Aperto de mão entre duas pessoas
Mercado de trabalho está mais atento ao relacionamento entre as pessoas

Resumindo, o mercado de trabalho precisa de indivíduos que se destaquem e que estejam preparados para enfrentar os novos desafios organizacionais. Daí a importância cada vez maior dada à qualificação de líderes. 

Como é o líder ideal? 

Se o desenvolvimento de lideranças é a prioridade da Gestão de Pessoas em 2023, aqui nasce também um novo desafio para profissionais líderes. Não basta mais ter habilidades técnicas, como visto acima.  

De acordo com o relatório da Great Place to Work, entre as habilidades consideradas mais importantes em líderes hoje, as cinco principais são: 

  • Capacidade de resolver problemas complexos; 
  • Capacidade de liderar e influenciar; 
  • Resiliência; 
  • Conhecimento do negócio; 
  • Pensamento analítico. 

A pesquisa também aponta quais são as características mais valorizadas pela empresa nas lideranças, para entender o perfil ideal de líder no cenário atual. Estas foram as que se destacaram: 

  • Empatia e gestão humanizada; 
  • Conhecimento do negócio/produto/serviços; 
  • Alinhamento com estratégia; 
  • Resiliência e adaptação às mudanças. 

Outras prioridades 

A cultura organizacional, que aparece em segundo lugar no ranking de prioridades da Gestão de Pessoa, também passa pela liderança, que é responsável por implementar uma cultura.  

No entanto, cultural empresarial não é algo que possa ser criado e depois esquecido. Ela precisa ser revisada, atualizada e aprimorada constantemente com novas ideias, recursos e rituais.  

“Se queremos empresas mais inovadoras, precisamos de culturas organizacionais que permitam e incentivem a inovação.” 

Com a adoção de modelos de trabalho híbridos e remotos, manter uma cultura forte se tornou um desafio ainda maior para os profissionais de RH, líderes e executivos, aponta o relatório.  

Por isso se faz necessário adotar novas tecnologias para atender às demandas dos novos formatos de trabalho e reestruturar os processos de comunicação interna

Isso inclui garantir processos inclusivos, manter as informações seguras e centralizadas, criar momentos de integração mesmo à distância. Tudo isso é desafiador, mas necessário e extremamente relevante para o sucesso das organizações.  

“Para alcançar isso, a dica de ouro é: coloque as pessoas no centro das estratégias organizacionais e escute o que elas buscam. Ao ouvi-las e considerá-las nas decisões corporativas, a empresa só tem a ganhar.” 

É importante fomentar ambientes de trabalho que estejam abertos para o novo, com uma cultura de aprendizado contínuo, inovação e adaptação.  

E para motivar as pessoas e alcançar os objetivos da empresa, é fundamental proporcionar uma excelente experiência para elas (Employee Experience). Tudo isso é interligado e representa a principal dor de gestão de pessoas atualmente.  

Ambientes de trabalho saudáveis, com culturas inclusivas e positivas, tornam as pessoas mais felizes, motivadas e produtivas, e as empresas crescem e se beneficiam dos resultados. 

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Por que educação corporativa é tão importante? 

A liderança foi uma presença carimbada em praticamente todos os tópicos do relatório da Great Place to Work: 

  • O desenvolvimento de líderes foi apontado como a prioridade de Gestão de Pessoas neste ano; 
  • A mentalidade das lideranças foi considerada o principal empecilho para a inovação nas empresas; 
  • O engajamento da liderança é o principal desafio para implementar ações de D&I; 
  • O treinamento de lideranças apareceu como a 2ª ação mais adotada pelas empresas em prol da saúde mental das pessoas. 

Além disso, praticamente todos os outros tópicos do ranking exigem uma postura diferente dos novos líderes, como vimos acima. 

Por isso, gestores, gerentes, CEOs e outros profissionais líderes precisam se preocupar cada vez mais com o desenvolvimento de suas habilidades comportamentais.  

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