Contratar um treinamento corporativo é algo muitas vezes negligenciado pelas empresas, mas que pode fazer toda a diferença no desempenho dos colaboradores.
Contratar um treinamento corporativo é algo muitas vezes negligenciado pelas empresas, mas que pode fazer toda a diferença no desempenho dos colaboradores.
Uma equipe qualificada ajuda a elevar os resultados da companhia, colocando-a em vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Além disso, faz com que a organização se torne mais valorizada pelos profissionais, que podem, inclusive, garantir um aumento salarial com o desenvolvimento de novas habilidades e, consequentemente, melhora no desempenho.
De acordo com resultados da pesquisa salarial Robert Walters 2022, 30% dos funcionários temem que suas habilidades não sejam mais relevantes no mercado de trabalho nos próximos cinco anos.
No entanto, os custos de uma qualificação profissional são barreiras para 59% dos profissionais. Outros 50% citam como principal obstáculo a necessidade de se afastar do escritório durante o período de trabalho para realizar treinamentos.
Além de aperfeiçoamento, os treinamentos podem ter um viés educativo e serem usados para ensinar procedimentos e normas da empresa.
Neste artigo você vai entender o que é um treinamento corporativo, a importância de investir na capacitação de funcionários e as vantagens de contratar uma empresa especializada para te ajudar a desenvolver talentos dentro da organização.
Um treinamento corporativo é uma estratégia de educação adotada por empresas de diferentes segmentos que desejam aprimorar as habilidades dos colaboradores.
Seu principal objetivo é qualificar o profissional para que ele possa desempenhar melhor suas atividades na organização.
Diferentes fatores podem motivar uma empresa a oferecer treinamentos corporativos aos seus funcionários. Entre eles: aumentar a qualidade dos resultados, otimizar processos ou até mesmo preparar um colaborador para assumir um novo cargo ou função na companhia.
No geral, esses treinamentos levam em consideração os objetivos e perfis de cada empresa e seus colaboradores. Essas capacitações podem ser direcionadas a profissionais de diferentes níveis. Ou seja, desde estagiários até executivos.
Além disso, vale mesclar diversas técnicas de ensino, como palestras, apostilas, aplicativos, entre outras, para tornar o processo de aprendizado mais fluido e dinâmico.
Contratar um treinamento corporativo pode render diversos benefícios para as organizações. Um deles é o fortalecimento da cultura de inovação da empresa.
As companhias que estimulam a prática de aprendizado contínuo colhem os frutos de ter profissionais altamente qualificados atuando em seus times. Os funcionários, por sua vez, se tornam mais capacitados para pensar em soluções diferenciadas na hora de resolver problemas latentes da organização.
Além dos ganhos em eficiência, a empresa também contribui para o aumento da motivação, confiança e produtividade dos colaboradores, que passam a desempenhar melhor sua função por conta do treinamento recebido e por se sentirem mais valorizados pela instituição.
Outro benefício que vale destacar é a diminuição do turnover (desligamento) da empresa. Isso ocorre, em primeiro lugar, porque uma equipe mais qualificada gera melhores resultados, prevenindo a necessidade de desligamentos futuros.
E, por estarem mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, os profissionais tendem a não querer trocar de emprego. Ou seja, além de capacitar sua equipe, a empresa consegue reter talentos, reduzir custos de desligamentos e novas contratações e evitar perda de produtividade da equipe.
Investir no desenvolvimento dos próprios funcionários ainda faz com que a empresa conquiste credibilidade perante seus colaboradores e ao mercado, uma vez que os resultados, por si só, já são capazes de comprovar a eficiência dos times que atuam naquela organização.
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Conforme já mencionado, um treinamento pode ter diferentes objetivos. Veja alguns exemplos:
Nada mais é do que o momento de integração de um novo colaborador quando inicia as atividades na empresa. Seu principal objetivo é transmitir a missão, visão e valores da empresa, além de explicar ao funcionário qual é o seu papel dentro da equipe.
Nesse caso, o foco é o desenvolvimento de soft skills, ou seja, o aperfeiçoamento de habilidades comportamentais dos colaboradores, como comunicação, empatia, liderança, entre outras.
Ao contrário do anterior, seu objetivo é aprimorar as hard skills, ou habilidades técnicas dos funcionários. Esses treinamentos costumam ser direcionados para equipes específicas e estão muito ligados aos objetivos estratégicos da organização.
Um tipo de treinamento bastante comum dentro das organizações é o treinamento motivacional, que busca aumentar a moral e engajamento dos colaboradores. É um momento menos formal, que inclui palestras, dinâmicas, confraternizações ou apenas uma reunião para distribuir feedbacks.
De uma maneira geral, o treinamento corporativo abrange os demais tipos de treinamento, inclusive podendo mesclar mais de um no mesmo pacote.
Nesse caso, o objetivo é identificar as principais necessidades dos colaboradores e investir no desenvolvimento dessas habilidades, com o objetivo maior de melhorar o desempenho da equipe como um todo.
Uma possibilidade, por exemplo, é promover um evento interno que ofereça palestras motivacionais e aulas técnicas sobre assuntos específicos ou treinamentos de habilidades comportamentais, tudo em um só dia e aberto a todos os funcionários.
Ao decidir oferecer treinamentos aos seus colaboradores, as empresas podem optar por dois caminhos: montar suas próprias capacitações ou contratar uma equipe de treinamento corporativo.
No Brasil, quase metade das organizações (49%) optam por contratar empresas especializadas em treinamentos, segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). E por que isso?
Os treinamentos internos, em alguma medida, podem até funcionar. Mas, uma consultoria especializada além de conhecer as melhores técnicas de educação corporativa do mercado, pode ajudar os colaboradores a enxergar perspectivas não exploradas antes sobre os problemas do negócio.
Ou seja, ajudam a direcionar o pensamento dos funcionários para a busca de soluções que vão além do óbvio, considerando o contexto e a rotina daquela organização.
Desenvolver um treinamento requer tempo e investimento para preparar as apresentações, materiais, dinâmicas e, posteriormente, analisar os resultados alcançados.
Uma empresa especializada já tem experiência e toda a expertise necessárias para conduzir a capacitação da melhor maneira possível. Assim, é possível economizar custos e usufruir de um treinamento mais assertivo.
Conforme já mencionado, às vezes as pessoas que atuam há muito tempo em uma empresa nem sempre conseguem enxergar diferentes ângulos de uma mesma situação e propor soluções novas.
Uma empresa de treinamento externo pode propor novas abordagens e trazer um novo olhar para as questões do negócio. Além disso, os funcionários podem assimilar com mais clareza as informações que estão sendo transmitidas.
Uma empresa especializada está mais atualizada às inovações no mercado de educação corporativa, podendo oferecer soluções diferenciadas aos profissionais. Inclusive, essas instituições têm capacidade de oferecer opções diversificadas para os treinamentos, que podem ser presenciais, online, no formato híbrido (parte presencial e parte remoto) ou assíncrono (aulas gravadas para assistir quando quiser).
Diferentes formatos para expor o conteúdo são usados, como vídeos, infográficos, técnicas de storytelling, recursos de gamificação e até a organização de debates durante a aula.
Os profissionais que atuam em empresas especializadas em treinamentos corporativos possuem a expertise necessária para ajudar os funcionários a desenvolverem suas habilidades por meio de conhecimentos específicos.
Também estão alinhados às principais técnicas de comunicação e às melhores estratégias educacionais para garantir que os conteúdos transmitidos sejam absorvidos de forma eficiente.
Instituições especializadas em treinamentos corporativos podem comprovar seus resultados por meio de cases de sucesso.
Ou seja, é possível ter conhecimento sobre a experiência de outras empresas que já contratam esse serviço e entender de que maneira a instituição contribuiu para a melhoria da performance e engajamento dos colaboradores.
Escolher uma boa instituição de treinamentos envolve analisar alguns critérios importantes. O primeiro deles é ter clareza sobre quais são os objetivos da empresa ao contratar um treinamento corporativo.
Ter isso em mente é importante para que a empresa contratada possa direcionar da melhor maneira o conteúdo a ser passado aos funcionários, garantindo que as metas estabelecidas serão alcançadas satisfatoriamente.
Também é importante analisar a metodologia utilizada pela empresa. Isto é, se a instituição tem a capacidade de transmitir o conhecimento necessário de forma clara e se utiliza técnicas alinhadas às práticas do mercado e eficazes.
Outro aspecto essencial a considerar é a qualificação dos treinadores. Esses profissionais, de fato, dominam o assunto que estão abordando e sabem captar a atenção dos alunos durante o treinamento de forma cativante e dinâmica?
Por fim, pesquise sobre a instituição e a reputação dela no mercado. Afinal, o objetivo é oferecer conhecimento de qualidade para os funcionários.
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