Domine os fundamentos da comunicação assertiva e saiba como se comunicar melhor no trabalh
Comunicar melhor no trabalho vai além de “falar bem” ou escrever sem erros. É uma competência que influencia entregas, relações e, até mesmo, decisões.
Na prática, significa ser assertivo: transmitir uma mensagem clara, que seja compreendida como você pretende, sem ruídos e mal-entendidos.
A boa notícia é que a comunicação assertiva é uma habilidade que se desenvolve com técnica, prática e intenção.
Se você quer se comunicar melhor no trabalho, ter mais confiança ao se expressar e passar mais credibilidade, este artigo apresenta os fundamentos da comunicação assertiva e cinco passos para colocar em prática no dia a dia profissional.
Você sabe o que significa, de fato, ser assertivo? Muita gente associa assertividade a “ser direto”, objetivo e sem rodeios.
Mas, para o instrutor e consultor educacional da SOAP, Rodrigo Possert, essa é apenas uma parte da definição.
“Assertividade não tem somente a ver com a mensagem […] tem também a ver sobre como você se posiciona e como está conectado com os recursos que estão à sua disposição.”
Ou seja, diversos elementos relacionados à performance, como o tom de voz, gestos, ritmo de fala e a postura corporal impactam a comunicação assertiva tanto quanto o conteúdo da mensagem.
“A assertividade também tem a ver com quem se expressa de maneira segura, quem transmite credibilidade por meio da sua fala […] Isso também passa a imagem que as pessoas vão ter de você. Se você é uma pessoa assertiva ou não”, explica o instrutor.
Para comunicar melhor no trabalho, é preciso entender os seis elementos que compõem o processo comunicativo e como eles interferem no resultado da mensagem.
Emissor
É quem fala ou envia a mensagem. E isso envolve a postura, tom de voz, contato visual, e outros aspectos que influenciam diretamente o modo como a mensagem será recebida.
Receptor
É quem escuta. O conteúdo precisa ser estruturado com base no que faz sentido para quem ouve, não somente no que o emissor considera importante.
Mensagem
É o conteúdo da comunicação. A mensagem precisa ser direta, com início, médio e fim.
Código
É o idioma usado na transmissão da mensagem, seja a língua portuguesa ou outro.
Canal
É o meio utilizado para transmitir a mensagem. O canal precisa ser bem escolhido e ser adequado ao conteúdo da mensagem.
Por exemplo, decisões devem ser registradas em canais que permitam consulta posterior, como um e-mail ou outra ferramenta.
Contexto
É a situação em que a comunicação acontece. Ignorar o contexto pode gerar ruídos desnecessários.
Um exemplo prático: encaminhar um e-mail com histórico longo, sem explicação, pode confundir o leitor.
Além da estrutura técnica, a comunicação está relacionada ao comportamento de quem fala. Rodrigo Possert apresenta três perfis:
Para desenvolver uma comunicação mais eficaz, Rodrigo Possert apresenta cinco práticas que podem ser incorporadas à rotina.
Seja o modelo híbrido ou 100% remoto, é preciso ter organização na comunicação. Para isso, Rodrigo recomenda adotar três estratégias:
Essas práticas previnem lacunas de comunicação entre equipes e evitam retrabalho.
A cultura de feedback ainda é pouco praticada nas interações profissionais. No entanto, comunicar melhor no trabalho também passa por saber orientar, reconhecer e avaliar.
No ambiente corporativo, é possível incorporar três tipos de feedback ao dia a dia:
Quanto mais o feedback fizer parte da rotina, seja por mensagem, durante uma conversa ou ao final de uma tarefa, mais transparente será a comunicação da equipe.
Equipes diferentes operam com ritmos, prioridades e linguagens próprias. Por isso, são necessários rituais bem definidos para manter a comunicação alinhada.
Rodrigo recomenda três práticas para fortalecer a comunicação:
Essas práticas ajudam a manter todos na mesma página, ajudando a reduzir erros e desalinhamentos.
Ser assertivo é mais do que dizer o que precisa ser dito. É também cuidar da forma, do tom e dos vícios de linguagem.
Para evitar ruídos na sua comunicação, a recomendação é:
Por fim, se comunicar melhor no trabalho é um processo contínuo de aprendizagem.
Treinamentos em comunicação ajudam a identificar comportamentos que dificultam a comunicação, praticar técnicas de organização de mensagem, bem como desenvolver autoconfiança para se posicionar.
Veja mais dicas de Rodrigo Possert sobre comunicação assertiva no trabalho no vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Ao aplicar os cinco passos acima, você reduz ruídos, melhora o entendimento entre áreas e toma decisões com mais alinhamento.
Mas para consolidar essa habilidade no dia a dia, é necessário contar com técnica, método e prática constante.
O SOAP Comunicação Assertiva é um treinamento corporativo que ajuda equipes a ajustarem a comunicação interna e se expressar com clareza, foco e intenção.
Durante o treinamento, são abordados tópicos como:
Quer aplicar tudo isso com apoio técnico e acompanhamento? Fale com um dos nossos especialistas e veja como levar o treinamento para sua equipe.