5 passos para se comunicar melhor no trabalho

Domine os fundamentos da comunicação assertiva e saiba como se comunicar melhor no trabalh

Treinamento SOAP
20/08/2025
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Comunicar melhor no trabalho vai além de “falar bem” ou escrever sem erros. É uma competência que influencia entregas, relações e, até mesmo, decisões. 

Na prática, significa ser assertivo: transmitir uma mensagem clara, que seja compreendida como você pretende, sem ruídos e mal-entendidos. 

A boa notícia é que a comunicação assertiva é uma habilidade que se desenvolve com técnica, prática e intenção. 

Se você quer se comunicar melhor no trabalho, ter mais confiança ao se expressar e passar mais credibilidade, este artigo apresenta os fundamentos da comunicação assertiva e cinco passos para colocar em prática no dia a dia profissional. 

O que é ser assertivo e por que isso importa? 

Você sabe o que significa, de fato, ser assertivo? Muita gente associa assertividade a “ser direto”, objetivo e sem rodeios.  

Mas, para o instrutor e consultor educacional da SOAP, Rodrigo Possert, essa é apenas uma parte da definição. 

“Assertividade não tem somente a ver com a mensagem […] tem também a ver sobre como você se posiciona e como está conectado com os recursos que estão à sua disposição.” 

Ou seja, diversos elementos relacionados à performance, como o tom de voz, gestos, ritmo de fala e a postura corporal impactam a comunicação assertiva tanto quanto o conteúdo da mensagem. 

“A assertividade também tem a ver com quem se expressa de maneira segura, quem transmite credibilidade por meio da sua fala […] Isso também passa a imagem que as pessoas vão ter de você. Se você é uma pessoa assertiva ou não”, explica o instrutor. 

Elementos da comunicação para uma comunicação assertiva 

Para comunicar melhor no trabalho, é preciso entender os seis elementos que compõem o processo comunicativo e como eles interferem no resultado da mensagem.  

Emissor 

É quem fala ou envia a mensagem. E isso envolve a postura, tom de voz, contato visual, e outros aspectos que influenciam diretamente o modo como a mensagem será recebida. 

Receptor 

É quem escuta. O conteúdo precisa ser estruturado com base no que faz sentido para quem ouve, não somente no que o emissor considera importante. 

Mensagem 

É o conteúdo da comunicação. A mensagem precisa ser direta, com início, médio e fim.  

Código 

É o idioma usado na transmissão da mensagem, seja a língua portuguesa ou outro. 

Canal 

É o meio utilizado para transmitir a mensagem. O canal precisa ser bem escolhido e ser adequado ao conteúdo da mensagem.  

Por exemplo, decisões devem ser registradas em canais que permitam consulta posterior, como um e-mail ou outra ferramenta. 

Contexto 

É a situação em que a comunicação acontece. Ignorar o contexto pode gerar ruídos desnecessários.  

Um exemplo prático: encaminhar um e-mail com histórico longo, sem explicação, pode confundir o leitor. 

Comportamento passivo, agressivo e assertivo: entenda cada perfil na comunicação 

Além da estrutura técnica, a comunicação está relacionada ao comportamento de quem fala. Rodrigo Possert apresenta três perfis: 

  • No perfil passivo, a pessoa evita se posicionar, mesmo quando tem algo relevante a dizer. Isso pode se manifestar em fala baixa, ausência de contato visual ou linguagem corporal retraída, sinais comuns de desconforto, que levam muitas vezes à sobrecarga e à perda de oportunidades; 
  • O perfil agressivo acontece quando a pessoa impõe sua visão, desconsiderando o outro. Fala de forma ríspida, encara com intensidade e tende a dominar o espaço, gerando desconexão e resistência; 
  • Já o comportamento assertivo representa o equilíbrio entre os dois extremos: a pessoa se coloca com clareza e respeito, considera o impacto da sua fala no outro, mas não deixa de expressar sua necessidade. 

5 passos para atingir a assertividade no trabalho 

Para desenvolver uma comunicação mais eficaz, Rodrigo Possert apresenta cinco práticas que podem ser incorporadas à rotina. 

1. Estabeleça padrões para ambientes remotos 

Seja o modelo híbrido ou 100% remoto, é preciso ter organização na comunicação. Para isso, Rodrigo recomenda adotar três estratégias:  

  • Defina padrões de uso dos canais, ou seja, quando adotará e-mail, chat, reunião; 
  • Estruture agendas com pauta e objetivo claro para reuniões síncronas;  
  • Formalize decisões e documente tudo o que for relevante em um canal único. 

Essas práticas previnem lacunas de comunicação entre equipes e evitam retrabalho. 

2. Pratique o feedback contínuo 

A cultura de feedback ainda é pouco praticada nas interações profissionais. No entanto, comunicar melhor no trabalho também passa por saber orientar, reconhecer e avaliar. 

Homem sorri diante de uma mulher em um reunião de feedback entre líderes e liderados
Feedbacks são importantes para nortear o trabalho e as entregas

No ambiente corporativo, é possível incorporar três tipos de feedback ao dia a dia: 

  • Feedback de orientação: quando você explica como uma atividade deve ser executada, dando direção desde o início; 
  • Feedback de reconhecimento: quando valoriza comportamentos ou entregas positivas logo após acontecerem; 
  • Feedback de avaliação: quando revisa o resultado de uma entrega, desde que a expectativa tenha sido previamente alinhada. 

Quanto mais o feedback fizer parte da rotina, seja por mensagem, durante uma conversa ou ao final de uma tarefa, mais transparente será a comunicação da equipe. 

3. Fortaleça a comunicação entre áreas 

Equipes diferentes operam com ritmos, prioridades e linguagens próprias. Por isso, são necessários rituais bem definidos para manter a comunicação alinhada. 

Rodrigo recomenda três práticas para fortalecer a comunicação: 

  • Realizar fóruns regulares com pauta e objetivo definidos; 
  • Criar comitês multidisciplinares com representantes de áreas envolvidas;  
  • Promover reuniões entre lideranças com foco na tomada de decisão conjunta. 

Essas práticas ajudam a manter todos na mesma página, ajudando a reduzir erros e desalinhamentos. 

4. Ajuste suas práticas individuais 

Ser assertivo é mais do que dizer o que precisa ser dito. É também cuidar da forma, do tom e dos vícios de linguagem. 

Para evitar ruídos na sua comunicação, a recomendação é: 

  • Evitar termos como “rapidinho”, “logo ali”, “mais ou menos”; 
  • Substituir “eu acho” por “nós observamos”; 
  • Controlar o ritmo da fala, manter o olhar e ajustar o tom de voz. 

5. Invista em treinamentos em comunicação 

Por fim, se comunicar melhor no trabalho é um processo contínuo de aprendizagem.  

Treinamentos em comunicação ajudam a identificar comportamentos que dificultam a comunicação, praticar técnicas de organização de mensagem, bem como desenvolver autoconfiança para se posicionar. 

Veja mais dicas de Rodrigo Possert sobre comunicação assertiva no trabalho no vídeo abaixo: 

 
 
 
 
 
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Comunicação assertiva: como a SOAP pode ajudar 

Ao aplicar os cinco passos acima, você reduz ruídos, melhora o entendimento entre áreas e toma decisões com mais alinhamento. 

Mas para consolidar essa habilidade no dia a dia, é necessário contar com técnica, método e prática constante. 

O SOAP Comunicação Assertiva é um treinamento corporativo que ajuda equipes a ajustarem a comunicação interna e se expressar com clareza, foco e intenção. 

Durante o treinamento, são abordados tópicos como: 

  • O impacto da imagem do comunicador; 
  • Tipos de comunicação: passiva, agressiva e assertiva; 
  • Feedback e comunicação empática; 
  • O poder da escuta ativa; 
  • Construção de imagem pessoal com intencionalidade; 
  • Estruturação de mensagem de forma persuasiva e assertiva. 

Quer aplicar tudo isso com apoio técnico e acompanhamento? Fale com um dos nossos especialistas e veja como levar o treinamento para sua equipe. 
 



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