Comunicação Corporativa

Você sabe qual o papel do facilitador? Confira como desenvolver esse perfil na sua empresa!

Você sabe qual o papel do facilitador nas organizações? Para melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem, muitas empresas elegem profissionais como mediadores, visando engajar, ensinar e facilitar o entendimento.

Treinamento SOAP
12/01/2022

Você sabe qual o papel do facilitador nas organizações? Para melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem, muitas empresas elegem profissionais como mediadores, visando engajar, ensinar e facilitar o entendimento.

O facilitador é uma figura essencial para garantir não só o repasse de informações, mas a capacitação e desenvolvimento dos talentos. Sua atuação consistente fortalece a cultura do aprendizado — o que beneficia tanto a empresa, quanto os colaboradores.

Neste post você vai entender melhor o que faz um facilitador e quanto ao seu papel dentro do ambiente corporativo. Veja também as principais características e qualidades necessárias nos mais diferentes cenários da empresa!

O que faz um facilitador dentro da empresa?

O facilitador é aquele profissional que, tratando-se do processo de aprendizagem e ensino, é designado para auxiliar tanto individual, quanto em grupos. É dele a missão de conduzir a absorção do conteúdo estimulada nas mais diversas formas.

Como principal meta, o facilitador, precisa garantir melhor desempenho da equipe, manter o relacionamento entre as pessoas equilibrado e promoção do bem-estar pessoal e coletivo, na jornada de trabalho.

Para maior efetividade, sua participação costuma ser imparcial, ou seja, sem envolvimento direto com o grupo. Seu papel é de direcionamento, assim, é um elemento-chave de apoio, mas que não chama a responsabilidade para si, tecendo pontos de vista ou participando da tomada de decisão.

Quais as principais características para o papel do facilitador?

Um bom facilitador deve reunir as qualidades de alguém que consegue lidar com as dificuldades de um grupo e manter o equilíbrio, trazendo benefícios para todos os envolvidos. Para isso, é primordial desenvolver habilidades e competências específicas, condizentes com a atividade facilitadora.

Veja algumas características importantes que um profissional deve ter para alcançar excelência em seu papel de facilitador!

  • Observar e registrar a linguagem não verbal;
  • Mediar comentários;
  • Não ter medo de mostrar suas fraquezas;
  • Praticar escuta ativa para compreender melhor as situações;
  • Ter clareza e objetividade na comunicação estratégica;
  • Perceber os movimentos do grupo e conduzi-lo adequadamente,
  • Ser proativo e planejado nas ações a serem desenvolvidas;
  • Manter o grupo unido e focado no propósito;
  • Equilibrar o comportamento pessoal e profissional para dar bons exemplos;
  • Ser discreto e respeitoso com todos do grupo;
  • Promover e estimular uma relação saudável entre os membros;
  • Estar aberto a opiniões, sugestões e comentários;
  • Conhecer bem o grupo — personalidade, comportamento, cargos, funções, problemas, habilidades e competências;
  • Ser tolerante e paciente diante de reações diversas e adversas;
  • Valorizar e elogiar a participação de cada um, independentemente do grau de entrega;
  • Destinar a todos um tratamento igualitário.

Como se tornar um facilitador?

Ninguém nasce com habilidades exclusivas de facilitador, mas pode desenvolver ao longo do tempo. Algumas características como capacidade de liderar grupos ou lidar com conflitos são bem-vindas, porém, é preciso ir além para que o papel de facilitador seja cumprido com sucesso.

Um facilitador é alguém que, acima de tudo, inspira confiança, seja devido à postura, ou experiência profissional, que sugere uma troca significativa de conhecimento. Entretanto, nem sempre um profissional de currículo invejável apresenta qualidades importantes, como, saber ouvir, ser imparcial ou promover bem-estar.

Por isso, a formação de facilitador é o melhor caminho para quem deseja conduzir grupos pela trilha do conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem é um desafio para quem participa e mais ainda para quem conduz, considerando a forma individual com que cada um percebe e gerencia o próprio aprendizado.

Foi pensando nisso, que nós da SOAP desenvolvemos a Formação de Facilitadores — Transforme a experiência de aprendizagem. Nosso método consiste em ajudar você a identificar a responsabilidade de um facilitador e definir os objetivos de aprendizagem, respeitando o perfil de cada um e atendendo às necessidades de todos.

Com isso, você consegue aprender mais do que simplesmente atuar como mediador, mas como utilizar recursos e ferramentas facilitadoras. É um curso que abre a mente e permite ao facilitador descobrir habilidades e competências, até então desconhecidas, que serão úteis em sua missão na empresa.

Como você viu, o papel do facilitador é amplo e essencial na aplicação dos mais diversos métodos de capacitação e aprendizagem. A empresa que investe nesse profissional, certamente, perceberá um ganho em eficiência, ao preparar melhor seus colaboradores para atuar em projetos e processos, capacitados corretamente em suas funções.

Se você gostou do post e deseja desenvolver profissionais da sua empresa para a função de facilitador, venha conhecer a nossa solução e transforme a experiência de aprendizagem dos seus times!

Posts Relacionados

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios de uma boa comunicação no trabalho

Apresentações profissionais
19/01/2022
leia agora

O que é storyboard: como contar histórias visuais!

Comunicação Corporativa
22/12/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França