Onde fazer apresentações corporativas? Veja 7 ferramentas

Existem dezenas de ferramentas disponíveis em que é possível fazer apresentações corporativas criativas e impactantes.

Treinamento SOAP
15/02/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Existem dezenas de ferramentas disponíveis em que é possível fazer apresentações corporativas criativas e impactantes. No entanto, cada uma delas oferece diferentes recursos que atendem a diferentes necessidades.

Neste artigo, listamos sete boas opções que são alternativas ao tradicional PowerPoint. Existem ferramentas tão boas quanto essa, mas com outras possibilidades de uso e novos recursos visuais.

Fazer uma apresentação diferenciada pode abrir portas para novas oportunidades, além de ajudar a criar uma imagem positiva. Afinal, o apresentador tem todas as atenções voltadas para si por alguns minutos.

Então vale a pena conhecer novos meios de criar seus slides, entendendo qual deles se adequa melhor às suas necessidades. Confira a seguir 7 ferramentas para fazer apresentações corporativas:

Google Slides

O Google Slides tem layout semelhante ao Powerpoint, portanto é ideal para quem não está familiarizado com outros programas e ferramentas de edição de designs.

Ele permite compartilhar o projeto com outras pessoas da equipe, com edição em tempo real e adição de comentários. Os recursos de apresentação incluem legendas instantâneas e até a realização de videochamadas do Google Meet.

Como todo serviço do Google, o Slides é conectado a outros apps, permitindo o intercâmbio de conteúdo. Portanto, é possível pesquisar imagens diretamente da web ou captá-las do Google Drive.

A ferramenta pode ser usada na versão gratuita, mas há um pacote de R$70 por mês por usuário com maior espaço de armazenamento na nuvem e maior suporte online.

Alguns destaques do Google Slides são:

  • Compatível com arquivos do PowerPoint;
  • Escrita inteligente (correção automática de textos);
  • Até 15 GB de armazenamento em nuvem na versão gratuita;
  • Permite edição off-line; ü Tem aplicativo para smartphones Android e iOS.

Microsoft Sway

O Microsoft Sway é o novo programa de apresentações da família de produtos Microsoft Office. Ele é semelhante ao PowerPoint, assim como o Google Slides, porém com mais funcionalidades.

Um bom recurso do Sway é que ele se adapta de forma dinâmica em qualquer tela, otimizando a melhor aparência. Também pode ser compartilhado ou editado em conjunto por meio de uma URL.

O Sway pode ser usado online ou com download do software no computador. Entre suas vantagens estão:

  • É gratuito;
  • É compatível com toda a família Office;
  • Possui aplicativo para download no computador.

Zoho Show

O Zoho Show é uma opção que se diferencia mais dos aplicativos tradicionais de criação de slides, como Power Point e o próprio Google Slides. Ele oferece recursos mais avançados, como a criação de bibliotecas para uma equipe corporativa, por exemplo.

Apesar disso, a interface é minimalista e contextual. Ou seja, a plataforma identifica as ações do usuário e oferece opções relevantes para a tarefa que está sendo executada no momento.

A plataforma também conta com sincronização e compartilhamento com outras pessoas da equipe e notificações instantâneas com menções usando o “@”.

O Zoho Show é gratuito e sem anúncios. Seus benefícios são:

  • Compatível com o PowerPoint e exporta em PPTX, PPSX, HTML, ODP e PDF;
  • Compatível com qualquer dispositivo e controle das apresentações pelo celular ou relógio inteligente;
  • Funciona off-line; ü Aplicativo disponível para celulares Android e iOS.

Slides

O Slides é uma ferramenta menos popular no Brasil por ser em inglês, mas oferece diversos recursos. Um dos lançamentos mais recentes é o “live annotation while presenting”, que traz possibilidade de fazer anotações.

A plataforma funciona online, como a maioria dos apresentados na lista, sem necessidade de baixar nada e também permite o controle de apresentações pelo celular.

O compartilhamento com o time inclui uma funcionalidade parecida com as bibliotecas, onde é possível categorizar temas, fontes de acordo com a identidade da empresa e mais o que se desejar.

Um diferencial é que no Slides, as apresentações apodem ser HTML, CSS e JavaScript. Com isso, o usuário consegue desbloquear recursos avançados, incluindo o acesso ao código-fonte completo da apresentação e opções de personalização mais ricas usando CSS.

Ao salvar uma apresentação, é possível exportar uma cópia para apresentar offline ou armazenar em um host da web.

A desvantagem é que se trata de um aplicativo pago. O Slides custa de 5 a 20 dólares por mês. Todos os recursos só estão disponíveis no pacote mais caro.

As principais características da ferramenta são:

  • Permite criar apresentações em HTML, CSS e JavaScript;
  • Funciona off-line;
  • Sincronização e compartilhamento com equipe;
  • Custo de 5 a 20 dólares por mês.

Prezi

O Prezi, depois do Power Point, é provavelmente a ferramenta de criar apresentações mais popular no meio corporativo. Ele se apresenta como uma opção avançada para quem precisa de slides mais elaborados que os do pacote Office.

A plataforma trabalha em cima do conceito de mapas mentais, permitindo criar gráficos e infográficos mais dinâmicos e interessantes. Além disso, os recursos permitem criar mais apelo visual.

O usuário tem a possibilidade de criar apresentações não necessariamente lineares. Ou seja, vai além de uma sequência de Slides rígida, funcionando de forma semelhante a um mapa mental dinâmico.

Homem sorridente em frente a um notebook observa uma mulher
Ferramentas como o Prezi ajudam na elaboração de apresentações corporativas

O software também é organizado em HTML5. Ele funciona a partir de um navegador, não sendo necessário baixar nenhum programa e possui versão gratuita e paga.

A versão paga custa de a partir de 9 dólares por mês, podendo chegar a 19 dólares dependendo do pacote. A edição off-line só está disponível em pacotes pagos.

Os benefícios do Prezi são:

  • Permite criar slides dinâmicos e interativos;
  • Funciona off-line somente na versão paga;
  • Tem versão gratuita;
  • Armazenamento em nuvem.

Adobe Spark

O Adobe Spark é mais uma opção para quem deseja criar apresentações dinâmicas. Nele, os slides também não precisam seguir um padrão de apresentação tradicional.

Aqui isso é possível porque a plataforma possibilita que cada parte do arquivo seja editada como um vídeo. É como se cada slide fosse, na verdade, uma cena ou corte de vídeo.

Isso permite edições “fora da caixa” e que fogem do padrão de slides.

É possível acessar o software pela web ou em dispositivos móveis. As duas versões são gratuitas.

A ferramenta, em resumo, apresenta as seguintes características:

  • Disponível somente online;
  • Gratuita;
  • Elementos visuais variados; ü Disponível para celulares Android e iOS.

Canva

O Canva não é um software voltado apenas para slides, na verdade se trada de uma plataforma com diversos recursos de design. É possível criar os mais variados tipos de materiais, inclusive apresentações corporativas.

A principal vantagem é a variedade de formatos e elementos visuais. No entanto, slides não terão adaptabilidade automática aos diferentes tipos de tela.

O Canva disponibiliza um acervo considerável de imagens e vídeos para uso gratuito e o banco fica ainda maior utilizando a versão paga. O aplicativo para smartphones também tem usabilidade bem fluida e fácil.

Seus destaques são:

  • Uso somente online;
  • Variedade de elementos visuais;
  • Versão gratuita e paga; ü Aplicativo para celulares Android e iOS.

Como fazer apresentações corporativas criativas?

Agora que você já sabe onde fazer apresentações corporativas, precisa usar as ferramentas de forma criativa. Confira algumas dicas e boas práticas que podem tornar seus slides mais interessantes:

#1. Impacte a audiência nos primeiros segundos

Uma forma de reter a atenção do público em apresentações corporativas é utilizando elementos de impacto logo no início. Pode ser uma música, efeitos visuais, uma dinâmica inesperada ou até mesmo uma frase de impacto.

#2. Faça perguntas que instiguem a reflexão

Mais um recurso para fazer a audiência se conectar e prestar ainda mais atenção nas suas apresentações. Perguntas despertam curiosidade e até uma certa ânsia por desvendar a resposta correta. Com isso, a audiência fica mais engajada.

Perceba que esse elemento não necessariamente tem a ver com o design do seu slide, mas pode contribuir para uma apresentação de mais impacto.

#3. Use o storytelling

O storytelling é uma das ferramentas mais poderosas quando se quer atingir um determinado público. Embora seja usado principalmente em vendas, é um grande aliado também em reuniões, palestras, exposições etc.

Usar esta técnica te ajudará a construir uma narrativa mais bem estruturada e envolvente.

#4. Abuse de recursos tecnológicos

Boas ferramentas para apresentações corporativas possuem uma infinidade de recursos audiovisuais. Use-os a seu favor para chamar atenção durante o discurso, especialmente na hora de expor conteúdos mais complexos ou cansativos.

Efeitos sonoros e visuais podem e devem ser utilizados. No entanto, é importante saber dosá-los sem exagerar para não os tornar uma distração ou gatilhos de dispersão da audiência.

#5 Evite textões

Grandes blocos de textos podem despertar um sentimento de desânimo na audiência. Além disso, demandam muito tempo para serem lidos e as pessoas não conseguirão ler ao mesmo tempo que escutam a apresentação.

Substitua informações muito densas ou extensas por gráficos, infográficos, ilustrações e outros elementos visuais que tornem os slides mais dinâmicos.

Workshop de apresentações corporativas

Se quer que seu time de colaboradores se torne expert em apresentações corporativas, conheça o workshop SOAP Slides. Ele acontece no formato presencial, online ao vivo ou gravado, com duração de até oito horas.

No workshop, a SOAP desvenda conceitos de criações visuais para apresentações, ensinando técnicas para a criação de slides didáticos e impactantes.

Os participantes aprendem:

  • Truques para criar designs incríveis;
  • Senso crítico para design;
  • Identidade visual;
  • Recursos para reter atenção da audiência;
  • Formatação de arquivos;
  • Como tornar a produção de slides mais ágil e eficiente e muito mais!

Ficou interessado? Então, entre em contato com os nossos especialistas!



Posts Relacionados

10 temas para convenção de vendas em 2024

Apresentações
31/01/2024
leia agora

Veja 6 tipos de apresentações corporativas para usar em 2024

Apresentações
26/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França