Mapa mental: o que é, benefícios e como utilizar

Conhecer a definição de mapa mental e entender sua importância pode ajudar você a criar apresentações profissionais dinâmicas e alcançar excelentes resultados.

Treinamento SOAP
08/01/2021
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Conhecer a definição de mapa mental e entender sua importância pode ajudar você a criar apresentações profissionais dinâmicas e alcançar excelentes resultados.

 

Uma boa apresentação requer estratégias para transmitir a mensagem com clareza e envolver o público. Para isso, as ideias devem estar organizadas de maneira prática possibilitando o desenvolvimento da comunicação.

 

As técnicas do mapa mental podem ajudar nesse sentido, pois, quando aplicadas permitem melhor gestão das informações. Além de facilitar a geração de ideias são também potencializadoras da resolução de problemas.

 

Neste post você vai saber o que é um mapa mental e para que ele serve. Continue lendo e veja também por que você deve utilizá-lo em suas apresentações e quais os benefícios da aplicação dessa técnica!

O que é um mapa mental e para que serve?

O mapa mental é uma ferramenta de gestão prática, simples e lógica de informações, conhecimentos e ideias. Utilizando recursos como cores, setas e balões, a técnica possibilita maior organização e memorização do que será apresentado.

 

Criado em 1960 pelo consultor inglês Tony Buzan, o mapa mental ajuda a criar resumos por meio dos recursos simbólicos. Com isso, as ideias fluem com maior facilidade, podendo causar maior impacto em quem recebe a mensagem.

 

A cada tema abordado é possível traçar uma linha de raciocínio para acompanhar um fato histórico, uma cronologia, uma ocorrência pontual, com base nas descrições apresentadas, possibilitando melhor entendimento.

 

Os diferentes contextos que envolvem questões políticas, sociais, econômicas costumam ser mais fáceis de compreender com o uso dessas técnicas. É uma forma quase lúdica de levar a informação para o público e explorar o campo visual de aprendizado.

 

Por que utilizar mapas mentais em apresentações de empresas e negócios?

Se você vai abordar um assunto e deseja fixar pontos específicos, o mapa mental é o recurso ideal para suas apresentações. Ele permitirá uma visão geral sobre o tema e estimulará a percepção do que é relevante.

 

O mapa mental é uma ferramenta educativa, que serve para orientar e condicionar a memorização para o que é mais importante. É uma forma de ajudar a mente a organizar as ideias em detalhes, como fichas de anotações.

 

A capacidade cerebral de captar e assimilar ideias é incrível e o mapa mental aproveita essa habilidade cognitiva para plantar a informação por meio dos elementos gráficos.

 

No caso das apresentações empresariais, no geral, os temas abordados têm uma forte conexão com a marca e o negócio, seja para promover o engajamento dos colaboradores, seja para venda de um produto ou serviço.

 

Para não perder a capacidade de raciocínio ou deixar de abordar um conteúdo importante, usar as técnicas do mapa mental ajuda a manter uma linha de pensamento e conduzir o público para a associação ou reflexão.

 

Quais são os benefícios da aplicação do mapa mental?

Um mapa mental bem construído possibilita melhor entendimento e compreensão dos problemas. Como as informações são detalhadas e gerenciadas adequadamente, a tendência é que o ponto gerador de um problema seja identificado mais facilmente.

 

Com isso, de forma prática, inteligente e dinâmica, muitas respostas vão surgindo para os questionamentos que cercam todo tipo de problema. Qual a gestão não deseja encontrar bons elementos estratégicos para o seu negócio.

 

Quando as apresentações estão vinculadas a projetos e atividades, o mapa mental ajuda no desenvolvimento das equipes, otimizando o trabalho. Assim, os processos são melhorados, aumentando a produtividade.

 

Alguns benefícios podem ser percebidos pelo uso contínuo das técnicas de mapa mental:

 

  • análise do mercado;
  • definição de um fluxo de trabalho;
  • identificação de oportunidades;
  • avaliação do desempenho de colaboradores;
  • fixação de conteúdo;
  • estudo das tendências;
  • melhor planejamento de negócios;
  • estruturação das estratégias de marketing e vendas;
  • compreensão das demandas;
  • identificação do perfil do público-alvo;
  • otimização da rotina diária.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador

Como usar o mapa mental na prática e alcançar resultados positivos nas apresentações?

O primeiro passo para uma aplicação eficiente das técnicas de mapa mental é definir a ideia central do que será apresentado. Essa etapa é importante para que você compreenda suas próprias necessidades para visualização do cenário e formulação do contexto.

 

Para enriquecer a apresentação e garantir não apenas a presença, mas a audiência, você precisará impulsionar toda a sua criatividade e estimular a memorização para, na hora, usar os termos, expressões e palavras certas.

 

Um bom exercício de preparação é escrever palavras-chave que sejam o gancho das falas. Evite frases longas para não confundir e prejudicar a memorização. Trechos longos além de cansativos, poluem a visão, colocando em risco o dinamismo da apresentação.

 

O mapa mental tem maior alcance em pessoas com facilidade de aprendizado visual. Se esse é o seu caso, use e abuse dos recursos gráficos como símbolos, fotos, desenhos, cores, setas – excelentes meios de fixação dos conceitos.

 

Outra forma de utilizar o mapa mental como instrumento de apresentação é fazer ramificações em curva e não em linha reta. O criador, Tony Buzan, afirma que o cérebro pensa por imaginação fazendo associações.

 

As ramificações em curva refletem esse funcionamento, logo, promovem maior dinamismo ao desenvolvimento das ideias, considerando que as linhas retas sendo rígidas, podem deixar o cérebro entediado e improdutivo.

 

O mapa mental não é um planejamento fixo e inalterável, pelo contrário, é importante que, sempre que surgirem novas ideias, seja editado, com inclusão ou exclusão de informações e dados.

 

Depois de pronto, mantenha-o por perto para consultas sempre que julgar necessário. Como se trata de um facilitador da geração de ideias e resolução de problemas, pode ser que durante uma consulta, você tenha insights ainda não visualizados.

 

Existem algumas ferramentas especializadas que podem ser usadas para produção do mapa mental:

 

  • MindMeister
  • Coggle
  • GoConqr
  • Draw.io
  • Canva

Conheça o trabalho da SOAP

SOAP é o acrônimo de “State of The Art Presentations” e nosso trabalho, especializado em apresentações profissionais, consiste em auxiliar empresas, executivos, líderes e gestores a alcançarem excelência na hora de se comunicar, seja com ou público interno ou externo.

 

Para nós, uma boa comunicação empresarial é algo desafiador que envolve a necessidade de transmitir com clareza e objetividade uma ideia. Até mesmo para quem está em posição de liderança, acostumado a comandar equipes, pode sentir insegurança em uma apresentação.

 

Com o curso “Comunique-se” criamos uma metodologia pioneira que compreende uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em uma verdadeira história, um suporte visual no estado da arte e um apresentador preparado para dar um show.

 

O curso tem foco direcionado aos profissionais de primeira liderança, que estão em busca de ascensão de carreira em diversas áreas. São pessoas conscientes da necessidade de uma boa comunicação interpessoal e do quanto ela é imprescindível para conduzir equipes e processos.

 

Nossa abordagem das diferentes competências comunicativas, voltadas para a comunicação ampla, inteligência emocional, narrativa, entre outros, faz do nosso curso, o único do mercado que aborda os diversos aspectos da comunicação de ponta a ponta.

 

Durante a preparação, introduzimos os elementos do mapa mental para ajudar você a construir uma apresentação rica e estimulante. Com a ideia certa e palavras bem posicionadas para transmiti-la ao seu público sua apresentação será um sucesso.

 

Gostou do post? Para abrilhantar ainda mais as suas apresentações e alcançar o nível de compreensão almejado, convidamos você a conhecer o curso Comunique-se. Venha ver de perto todas as melhorias que podemos promover para a sua evolução profissional e o reflexo que isso terá na sua empresa!

Curso

Posts Relacionados

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

O que a linguagem corporal pode dizer durante uma apresentação em público?

Apresentações
26/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França