Muitas empresas convivem com uma realidade, no mínimo, angustiante em sua comunicação: a despeito de grandes esforços em Comunicação Interna, a famosa “Rádio Peão”, ou seja, a comunicação espontânea entre os próprios colaboradores, parece sempre estar um passo à frente dos canais oficiais.
Muitas empresas convivem com uma realidade, no mínimo, angustiante em sua comunicação: a despeito de grandes esforços em Comunicação Interna, a famosa “Rádio Peão”, ou seja, a comunicação espontânea entre os próprios colaboradores, parece sempre estar um passo à frente dos canais oficiais.
Cada vez mais as corporações investem tempo e recursos criando múltiplos canais de informação, como jornais eletrônicos, murais, comunicados, intranet e até TV corporativa, mas, muitas vezes, esses esforços parecem pouco efetivos na audiência.
Informações desencontradas, até mesmo boatos e inverdades, se alastram pelos corredores e galpões em velocidade e amplitude impressionantes. A tecnologia de hoje, leia-se redes sociais e aplicativos de mensagens, impulsiona ainda mais essa geração de desinformação.
Aí grande parte dos líderes se pergunta:
“Já fiz tudo que recomendam como ‘boas práticas’ na Comunicação Interna, investi pesado, inovei em formatos, coloquei mais tecnologia, mas os resultados são frustrantes. ”
Afinal? O que deve ser feito?
A resposta, por mais óbvia que seja, é simples. Ela é do líder da equipe. Manter seu time informado e sabedor das “coisas da empresa” é fundamental e, por que não dizer, umas das tarefas básicas do bom gestor. Afinal, ele lida com gente, certo? Jogar a culpa pela desinformação que circula no ambiente no RH ou mesmo nos canais de Comunicação Interna (“Ah, ninguém lê o jornalzinho! ”) é simplesmente fugir das responsabilidades.
O gestor efetivo e, por vezes, admirado, é aquele que estabelece um diálogo transparente e verdadeiro, reforçando a informação que circula nos canais oficiais e desfazendo boatos e/ou mal-entendidos.
Os canais de comunicação oficiais de uma companhia devem ter a função básica de informar, ou seja, transmitir informações que a empresa julgue relevantes para seus colaboradores. Comunicação é outra coisa. É estabelecer diálogo e confiança entre as partes.
Toda empresa possui públicos diversos e heterogêneos, então abordar, influenciar e, especialmente, engajar toda essa miscelânea de perfis é uma das tarefas mais importantes de todo líder de equipe, conforme falamos acima. Os canais de Comunicação Interna, nesse prisma, servem como estopim ou reforço, mas nunca como fonte isolada de informações.
Se você pegou o espirito da coisa, aqui vão algumas dicas básicas para melhorar a Comunicação Interna na sua organização e evitar o ZumZumZum da Rádio Peão.
Se quiser se aprofundar baixe o e-book sobre Comunicação interna que fizemos em parceria com o Great Place to Work.