Soft Skills e Hard Skills: saiba o que são e como elas ajudam a formar profissionais de alta performance

Para ser um profissional de destaque no mercado, você precisa ter o máximo de conhecimento técnico sobre sua área de atuação, certo? Sim, mas não é só isso.

Treinamento SOAP
13/09/2022
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Para ser um profissional de destaque no mercado, você precisa ter o máximo de conhecimento técnico sobre sua área de atuação, certo? Sim, mas não é só isso. O ideal é apostar no equilíbrio entre Soft Skills e Hard Skills para atingir o alto desempenho.

Quando o assunto é o futuro do trabalho, muito se tem falado sobre a necessidade de profissionais desenvolverem habilidades que vão além do conhecimento técnico.

Eles serão muito úteis na hora de trabalhar em equipe, resolver problemas e liderar grupos. Ao mesmo tempo, conhecimento especializado é necessário e deve ser valorizado.

Neste post, você vai entender melhor os conceitos de Soft Skills e Hard Skills, suas diferenças, porque eles são importantes e como desenvolvê-los. Acompanhe a leitura para saber de tudo sobre o tema!

O que são Hard Skills?

Hard Skills é um conceito que se refere às habilidades técnicas que um profissional desenvolve para realizar seu trabalho. Elas são, em geral, adquiridas por meio da educação formal, treinamentos e outros formatos.

Hard Skills são importantes, pois fornecem à pessoa conhecimento específico para lidar com questões críticas do seu fazer profissional e desempenhar seu trabalho com qualidade.

Um exemplo de uma Hard Skill é o conhecimento de um idioma estrangeiro ou domínio de um software como o Photoshop. Geralmente, pessoas adquiram ou atualizam essas habilidades em:

  • cursos livres, técnicos ou de extensão;
  • graduação;
  • pós-graduação;
  • mestrados e doutorados;
  • entre outros.

O que são Soft Skills?

Em contraste com as Hard Skills, Soft Skills não são geralmente aprendidas em uma aula na faculdade. Elas estão ligadas a habilidades relacionadas ao comportamento, emoções e relacionamentos interpessoais.

Essas habilidades são cruciais no dia a dia de trabalho, uma vez que elas influenciam a forma como as pessoas se expressam, lidam com problemas e reagem diante de mudanças repentinas, por exemplo.

A relevância das Soft Skills no mercado moderno é tanta que o Fórum Econômico Mundial apontou em um relatório de 2020 as habilidades-chave do profissional do futuro, sendo todas elas Soft Skills. Aqui, destacamos algumas delas:

  • pensamento crítico: capacidade de analisar diferentes contextos para tomar uma decisão inteligente;
  • criatividade: pensar ‘fora da caixa’ e propor ideias que fogem do convencional;
  • resolução de problemas: ser capaz de avaliar diversos cenários, pensar rápido, considerar múltiplas soluções para solucionar uma questão;
  • liderança e influência social: conseguir coordenar, estimular e motivar pessoas, ajudando-as a dar o melhor de si mesmas;
  • resiliência: ter autocontrole e suportar pressões, mantendo a calma para superar desafios;
  • flexibilidade: estar aberto às mudanças (negativas ou positivas) e mostrar-se capaz de se adaptar facilmente;
  • pensamento inovador: exercitar pensamento alternativo, pensar em novas ideias e correr riscos;
  • persuasão: influenciar pessoas de modo a convencê-las a mudar de opinião ou comportamento;
  • inteligência emocional: agir com empatia, conseguir entender a necessidade do outro e manter uma atitude colaborativa.

Qual é a importância de dominar Soft Skills e Hard Skills para o sucesso profissional?

O mercado dinâmico e complexo de hoje exige muito mais de um profissional do que um conhecimento específico de sua área. A pandemia de COVID-19 foi uma grande prova disso. Foi preciso muito jogo de cintura, criatividade e resiliência para lidar com os anos de crise e as mudanças que esse evento impôs.

Nesse sentido, cada vez mais, empresas precisam de profissionais completos — seja no setor de vendas, marketing, recursos humanos ou qualquer outro do mercado — capazes de lidar com questões que não se limitam a suas áreas, mas que envolvem outras habilidades como colaboração, trabalhar sob pressão e principalmente as habilidades de comunicação.

Não é raro ver casos de profissionais que têm um excelente domínio de Hard Skills da sua área de atuação, mas que demonstram dificuldades em seus cargos e não têm um bom desempenho por não saber lidar com colegas ou coordenar suas equipes.

Tanto recrutadores como empresas de diversos segmentos já estão atentos ao papel de Soft Skills nos processos seletivos e na performance de profissionais. Um levantamento feito pelo LinkedIn mostrou que 89% das contratações mal sucedidas eram resultados justamente da falta de Soft Skills.

Isso sublinha o fato de que Soft Skills e Hard Skills se complementam. Para construir uma carreira de sucesso, é preciso se dedicar para desenvolver ambas as habilidades.

Como desenvolver essas habilidades?

O caminho para desenvolver e aperfeiçoar Hard Skills é amplamente conhecido. Cursos, workshops, especializações, pós-graduação e outros formatos semelhantes são excelentes maneiras de atualizar e aprimorar conhecimento técnico.

Já o aprendizado de Soft Skills pode ser um pouco menos óbvio, mas, ao contrário do que se pensa, essas habilidades podem ser desenvolvidas e estimuladas.

Muitas pessoas acreditam que essas habilidades são inatas, ou seja, ou uma pessoa já nasce criativa ou ela nunca será, mas isso não é verdade. Existem muitas táticas que ajudam profissionais a despertar e trabalhar essas habilidades.

Para tal, você pode apostar em algumas estratégias, como:

  • se dedique a um processo de autoconhecimento, buscando incentivar sua autoconfiança e identificar pontos que precisa melhorar;
  • exercite a escuta ativa e colaboração;
  • perceba como controla suas emoções e lida com problemas e situações de estresse;
  • arrisque-se em situações e eventos, colocando ideias diferentes do que usualmente faria em prática;
  • aprenda a criar conexões, exercitando maneiras de se comunicar com pessoas e reforçando o networking.

Além dessas ações que você pode colocar em prática, você pode contar com a SOAP e suas soluções como uma facilitadora nessa sua jornada de desenvolvimento.

Oferecemos treinamentos que vão ajudar você a turbinar suas apresentações, comunicação e confiança, garantindo que sua mensagem seja efetiva e impactante.

O futuro do mercado e do trabalho é marcado por profissionais capazes de unir conhecimento técnico e habilidades sociocomportamentais.

Experiência e saberes técnicos têm muito valor, mas saber negociar, se comunicar com destreza e ter flexibilidade diante de crises, por exemplo, são habilidades que distinguem um bom profissional de um talento indispensável. 

Comece agora mesmo a trabalhar Soft Skills e Hard Skills para ter um diferencial competitivo!

Este conteúdo foi útil para você? Se sim, aproveite para conferir agora mesmo as soluções da SOAP para alavancar sua carreira!

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