Comunicação Corporativa

Mindset ágil: o que é e como desenvolver em sua equipe

Você já ouviu falar em mindset ágil? Já não é de hoje que o mundo corporativo e o mercado de trabalho estão mudando.

Treinamento SOAP
18/12/2020
Você já ouviu falar em mindset ágil? Já não é de hoje que o mundo corporativo e o mercado de trabalho estão mudando. Inovações essas que não ficam restritas somente aos processos de trabalho, mas também à mentalidade da liderança e dos colaboradores. Exatamente sobre isso que se trata a metodologia ágil.   O mindset ágil é um método que envolve uma nova maneira de pensar. Profissionais com o pensamento ágil estão focados em inovar e em gerar valor ao negócio e aos clientes.  No entanto, esse termo vai além de ter agilidade no trabalho. A relação está em agregar e crescer.   Neste post, separamos 4 dicas para que entenda como aplicar o mindset ágil na sua gestão. Afinal, as mudanças do mercado já estão acontecendo e é preciso acompanhá-las. Vamos lá?  

Agilize os seus processos

Para desenvolver o mindset ágil na sua gestão e na equipe é preciso que os processos da organização também sejam ágeis. Afinal, como aplicar essa metodologia em tarefas manuais, demoradas e repetitivas?    Além disso, uma das grandes mudanças geradas nos últimos anos é: não basta entregar o produto ou serviço ao cliente conforme um protocolo. Todo o processo anterior a essa entrega também influencia os resultados da organização e das equipes.    Os processos precisam sim ser automatizados, mas também devem ser humanizados. O ideal é que o foco seja alinhar a inovação da organização às preferências e necessidades do cliente.  

Trabalhe o engajamento

Qualquer método, estratégia ou processo requer engajamento das equipes. Caso contrário, os resultados são prejudicados. Na metodologia ágil não é diferente. Todo o time precisa estar alinhado aos pilares do mindset ágil e envolvidos com a inovação da empresa.   Entretanto, a motivação e o engajamento não são alcançados do dia para a noite. Essa é uma questão relacionada à cultura da empresa, principalmente em relação ao desenvolvimento de colaboradores.   Nesse sentido, o ideal é que o negócio tenha um programa de gestão de talentos. Por meio de estratégias relacionadas a essa política, são trabalhados diversos pilares para o engajamento, motivação e comprometimento dos profissionais com a empresa.  

Concentre-se no cliente

Líderes e gestores movidos pelo mindset ágil tem atitudes diferentes. Esse é um profissional que tende a ser mais pragmático, ou seja, mais realista, pé no chão, prático e objetivo.   Devido a essa característica, o gestor com mentalidade ágil tem uma maneira distinta dos demais ao analisar problemas, informações e dados. Esse gerente busca soluções sempre focado no cliente e na experiência do público da empresa.   O profissional ágil busca entregar valor ao cliente, por isso ele busca por maneiras ágeis e práticas de agir. Mas, é claro, que sempre alinhando essas características ao trabalho das equipes.   Um dos nomes mais influentes da vertente da metodologia ágil, Stephen Denning, autor da obra The Age of Agile (A Era do Ágil), dizia que essa mentalidade de foco no cliente é o contrário da mentalidade burocrática.   Em uma organização burocrática, apesar de também considerarem os clientes nas decisões, o foco é em ganhar dinheiro. Além disso, negócios burocráticos tendem a não valorizar e a não trabalhar em equipes. Tudo é por meio de divisões e pirâmides hierárquicas.   Entretanto, é importante ressaltar que: o mindset ágil não é algo que você desenvolve do dia para a noite. Não é como se hoje você fosse dormir e acordasse amanhã tendo essa mentalidade. Esse é um trabalho contínuo e que requer treinamento.  

Trabalhe a liberdade de reinvenção

Ao contrário de gestores com mentalidade burocrática, o mindset ágil preza pela liberdade de reinventar, mudar processos e estratégias. Negócios que desejam aumentar a sua competitividade e de diferenciar no mercado, precisam garantir essa liberdade aos gestores e líderes.   Para isso, também é importante desenvolver um senso de coletividade no seu trabalho. Afinal, se você não confia no trabalho do outro, como ele terá liberdade de aprimorar e reinventar processos?   O mindset ágil é uma mentalidade que melhora a interação com os clientes e melhoram todo o clima e processos internos. Isso acontece por meio do aumento de eficiência gerado por essa metodologia e da maior cooperação, interação e eficiência entre as equipes.   Falando em mudanças internas na empresa, aproveite para conferir o nosso artigo sobre as soft skill que podem transformar a sua empresa.

Posts Relacionados

Engajamento corporativo: amplie seus resultados com esse investimento

Apresentações
11/06/2021
leia agora

Como utilizar a comunicação assíncrona de forma eficaz no trabalho

Comunicação
27/05/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França