Apresentações profissionais

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios de uma boa comunicação no trabalho

Após dois meses de longa dedicação para pensar em um projeto, é chegada a hora de apresentá-lo aos seus gestores.

Treinamento SOAP
25/09/2017
Após dois meses de longa dedicação para pensar em um projeto, é chegada a hora de apresentá-lo aos seus gestores. Nesse momento, você começa a falar com a certeza de que tudo dará certo. Afinal, todos os pontos estão fechados e, durante o andamento do trabalho, seus pares elogiaram a breve descrição que ouviram da ideia. No final, porém, os resultados acabaram não sendo positivos. O projeto foi reprovado, sem você entender o porquê. Qual terá sido o motivo do fracasso? Um deles pode ser alguma falha em sua comunicação verbal e não verbal.

Os sinais do corpo durante a fala

Neste nosso exemplo fictício, é provável que o nervosismo tenha sido tanto que a audiência conseguiu perceber o tremor das mãos, a postura curvada, o suor, o gaguejar e a expressão tensa do apresentador. Quando as inseguranças de quem se apresenta são visíveis, a audiência tende a desconfiar da sua autoridade para falar sobre o assunto. Em nossos cursos, falamos sobre todas as técnicas de oratória para transmitir credibilidade. Aqui, vamos focar em duas delas: a posição das mãos e a conexão visual.

Posição das mãos

Existem movimentos comuns a apresentadores nervosos. Apertar e desapertar a caneta, tirar e colocar a aliança e mexer no cabelo a todo instante são alguns deles. Muitas vezes, esses gestos são feitos inconscientemente. O problema é que eles não dizem ou acrescentam informação alguma à audiência. Os gestos, por outro lado, são movimentos naturais aos seres humanos e servem para complementar a mensagem verbal. Nesses casos, as mãos acompanham naturalmente o ritmo da fala. Quando um assunto tem de ser enfatizado, por exemplo, os gestos costumam ser mais acentuados do que nos temas menos relevantes. Gesticular, então, é sempre bem-vindo. Já os movimentos “automáticos” devem ser evitados ao máximo – no melhor dos mundos, nem aparecerem.

Conexão visual

Imagine que você está em seu primeiro dia em um novo trabalho. Na hora do almoço, você pretende causar uma boa impressão e se enturmar com o pessoal. O que o desaponta, porém, é que ninguém na mesa o introduz aos assuntos. Nem ao menos olham para você. Qual seria a sua reação nesse contexto? Provavelmente, se sentiria rejeitado. Essa situação ilustra a importância da conexão visual na hora de se comunicar. O mesmo vale nas apresentações corporativas. Certifique-se de que você está fazendo conexão visual com todas as pessoas da audiência. Assim, você também chama a atenção do interlocutor para si. Caso ele esteja com a cabeça em outro lugar, é mais provável que ele coloque a atenção no momento presente e se conecte ao seu discurso. Olhe por cerca de quatro segundos para uma pessoa e, então, olhe para outra. Cuide, apenas, para não olhar por muito tempo para uma mesma pessoa. Em vez de criar conexão, isso geraria um desconforto no ouvinte. Você sabia que a posição das mãos e a conexão visual são exemplos de comunicação não verbal? A seguir, vamos explicar o que é a comunicação verbal e a não verbal, citando outros exemplos.

O que é comunicação verbal?

mulher apresentando ideia para equipe praticando comunicação verbal e não verbal A comunicação verbal se refere a todas as formas de comunicação baseadas na fala entre duas ou mais pessoas. Isso inclui palavras faladas, mensagens escritas e linguagem de sinais, assim como todas as informações codificadas que se referem a um determinado sistema de linguagem. No momento em que encontramos outra pessoa, começamos a nos comunicar. Enviamos pistas que o outro interpreta e responde de certa maneira. Em nossas interações no dia a dia, a comunicação verbal é o que decide o quão bem as pessoas se dão (tanto pessoalmente quanto profissionalmente). Por isso, temos que expressar o que queremos dizer da forma mais clara possível para evitar mal-entendidos. Além disso, precisamos ouvir com respeito, sem interromper a pessoa que está falando e ter certo grau de empatia para interpretar corretamente os sinais verbais dessa pessoa. Esses exemplos - mensagens claras e escuta ativa- são os pilares da comunicação verbal.

Eficácia e sucesso

Do que depende a eficácia da comunicação verbal? De detalhes como tom do locutor, clareza da fala, velocidade, volume, linguagem corporal e qualidade das palavras usadas na conversa. No caso da comunicação verbal, o feedback é imediato, pois há transmissão e recebimento simultâneos da mensagem pelo emissor e pelo receptor, respectivamente. O sucesso da comunicação verbal depende não somente da habilidade de falar de uma pessoa, mas também da habilidade de ouvir. O grau de eficácia com que um indivíduo ouve o assunto determina a eficácia da comunicação.

O que é comunicação não verbal?

A comunicação não verbal se refere à transmissão de significado sem o uso de palavras escritas ou faladas. Ou seja, é qualquer comunicação feita entre duas ou mais pessoas por meio do uso de movimentos das mãos, expressões faciais, linguagem corporal, posturas e gestos. Enquanto a comunicação verbal auxilia na comunicação dos eventos externos, a comunicação não verbal ajuda a estabelecer e manter as relações interpessoais. As pessoas usam essa forma de comunicação para expressar emoções e atitudes interpessoais, apresentar sua personalidade, fazer uma saudação, entre outras coisas. O uso de sinais e expressões, por exemplo, acrescentam significados à comunicação verbal e ajudam as pessoas a se comunicarem com mais eficiência. Isso acontece quando você está dizendo algo e acena com a cabeça ou faz gestos para dar instruções. A comunicação não verbal regula o fluxo da comunicação, por exemplo, uma pessoa pode dar sinais para comunicar que terminou de falar ou então que deseja falar. Com base nessas considerações, podemos ver que a comunicação não verbal pode comunicar tanto ou, às vezes, mais do que a comunicação verbal. Por exemplo, se uma pessoa tem uma expressão facial de raiva, assume uma postura agressiva, invade seu espaço pessoal e lhe toca de forma inadequada, então você supõe que há um confronto eminente, pois as pistas não verbais substituem qualquer coisa verbal. Outro exemplo é a escrita (comunicação verbal), na qual também há comunicação não verbal, apresentada por meio do estilo de caligrafia, espaçamento e similares.

Exemplos positivos de comunicação verbal e não verbal

Reunimos alguns exemplos práticos de comunicação verbal e a não verbal no local de trabalho e em nosso dia a dia.

Verbal

  • falar claramente e articuladamente;
  • escrita;
  • gestos;
  • códigos;
  • pedir ajuda;
  • fazer perguntas;
  • ouvir sem interromper;

Não verbal

  • linguagem corporal (gestos, postura, expressões faciais);
  • aparência, vestuário e estilo de cabelo;
  • voz;
  • proxêmica (distância entre pessoas) e contato físico;
  • comunicação paraverbal (tom da fala e velocidade);
  • contato visual.

Benefícios da boa comunicação verbal e não verbal

No dia a dia, a comunicação verbal e a não verbal estão intimamente ligadas. Por exemplo, mesmo que você esteja conversando com alguém no telefone e não esteja vendo-a, você pode criar uma impressão dela baseado na voz ou na velocidade com que ela está falando. Quando conhecemos uma pessoa, logo decidimos se ela é uma pessoa agradável ou não, tomando como base suas habilidades de comunicação. Em nosso local de trabalho, essas habilidades são ainda mais importantes porque é essencial colaborar de forma eficaz e eficiente com colegas e clientes. Vamos aos benefícios:
  • construção de boas relações internas com superiores, colegas de trabalho e clientes;
  • maior eficiência no trabalho em equipe;
  • melhor uso das habilidades profissionais;
  • facilidade no diálogo;
  • melhora a capacidade de se expressar com clareza e compreender os outros;
  • clareza na comunicação.
Contar exclusivamente com habilidades técnicas não é o suficiente para o sucesso profissional. Com comunicação verbal e não verbal eficientes, as suas ideias tendem a se mostrar mais interessantes! Se quiser saber sobre as outras técnicas, temos um curso específico para você. Conheça o SOAP Apresentador, um curso para se tornar um comunicador mais seguro e assertivo. CTA para SOAP apresentador

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