Saber trabalhar as emoções da plateia por meio do uso da linguagem emocional é uma técnica eficiente, utilizada pelos apresentadores profissionais nas apresentações corporativas.
Saber trabalhar as emoções da plateia por meio do uso da linguagem emocional é uma técnica eficiente, utilizada pelos apresentadores profissionais nas apresentações corporativas. Essa é uma forma inteligente de aumentar a conexão com o público.
Antes, no meio corporativo, as pessoas eram avaliadas basicamente pela capacidade técnica e pela quantidade de diplomas e certificações. Mas hoje, a inteligência emocional, tem o mesmo peso que essas outras habilidades e capacitações.
Mesmo em um mundo no qual as máquinas estão cada vez mais inteligentes, aqueles que sabem lidar com o lado emocional das pessoas vão se destacar no mercado, pois as emoções fazem parte de todos os momentos de nossa vida.
E dada a importância desse assunto, elaboramos este artigo sobre linguagem corporal, para ajudar você a arrasar nas apresentações da sua empresa.
A linguagem emocional é a maneira de se comunicar que usa as emoções como recurso de persuasão e conexão. E, para isso, conforme o momento da apresentação, o comunicador pode contar histórias, fazer gestos ou apresentar textos nos slides.
Portanto, a linguagem emocional aceita artifícios das linguagens verbal e não verbal.
Você já percebeu, por exemplo, os comerciais de automóveis? Elas falam mais das emoções do que das características técnicas do veículo. Inclusive alguns mostram até mesmo a inveja do vizinho quando vê a pessoa chegando com o carro novo na garagem.
A linguagem emocional humaniza o momento porque ela quebra parte da rigidez cerimonial presente nas apresentações corporativas, principalmente onde são apresentados dados e exigidos resultados.
Quando o apresentador coloca emoção nas suas audiências, ele consegue se conectar com o público e desenvolver mais simpatia.
O uso de imagens, termos, entre outros recursos da linguagem emocional, torna a audiência mais transparente e fácil de entender, do que o uso de somente termos técnicos.
Quando o apresentador demonstra que o produto da empresa pode resolver dores e emoções como ansiedade, raiva e medo, por exemplo, ele consegue aumentar a possibilidade de vendas.
As empresas que conseguem se aproximar das pessoas utilizando as emoções, conseguem ser mais lembradas e se tornam referência no mercado dos produtos que comercializam.
Vamos citar algumas dicas para você conseguir usar as emoções nas suas apresentações.
Gostamos de recomendar como primeiro passo para o uso da linguagem emocional, a busca pelo autoconhecimento. Fazendo isso, você conseguirá identificar quais as emoções que considera mais adequadas para cada tipo de apresentação com base nos seus próprios sentimentos.
Além da mensagem, conhecer o público é a parte essencial da sua apresentação. Afinal, sem os integrantes da audiência o seu trabalho não teria razão de existir. Por isso, pesquise quem são as pessoas que estarão presentes, considere suas profissões, idade, gênero entre outras características pessoais que podem estar no cadastro do evento.
Para que a sua linguagem emocional seja autêntica, compatibilize os gestos, palavras e emoções. Por exemplo, você não deve falar de uma emoção triste e ficar sorrindo ou gesticulando como se tivesse acabado de fazer um gol. Vai soar muito falso, concorda?
Assim que considerar que o material e o local do evento já estão definidos, faça um treinamento antes do grande dia. Não tenha vergonha de ficar de frente para o espelho e conversar sozinho por alguns minutos. Se possível grave o treino. Treinadores de times de futebol, vôlei, lutadores e outros esportes usam a estratégia de gravar treinos.
A SOAP está no ramo de apresentações corporativas desde 2003. De lá para cá, já são mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.
E, para você se tornar fera na linguagem emocional, a SOAP oferece o curso SOAP Confiança. Nele são ministrados técnicas e exercícios para o profissional que pretende obter maior consciência e gerenciamento das emoções e pensamentos no momento de uma apresentação em público.
Então, siga as nossas dicas de linguagem emocional e faça com que a sua apresentação seja feita de forma manipulativa, mas de forma genuína. Assim, você convencerá as pessoas de maneira profissional, sem forçar a barra e ser considerado como um chato.
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