Liderança inspiradora: líderes que inspiram alcançam melhores resultados

Quando o assunto é gestão de talentos, um grande desafio enfrentado pelas empresas é o engajamento.

Treinamento SOAP
26/04/2023
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Quando o assunto é gestão de talentos, um grande desafio enfrentado pelas empresas é o engajamento. É por meio dessa conexão que os negócios podem contar com profissionais exibindo seu máximo potencial e atuando em alta performance.

No entanto, a realidade é que diversos empreendimentos apresentam dificuldades de alinhar equipes e reter talentos. Diante desses obstáculos, um elemento se apresenta como um ponto-chave para a mudança: a liderança. Investir em uma liderança inspiradora e que se comunica efetivamente é fundamental para unir equipes.

Uma pesquisa da consultora de negócios Gallup mostrou que a liderança é 70% responsável pela variação nos índices de engajamento. Ademais, nos últimos anos, o mapeamento encontrou uma das piores taxas de engajamento da história: 13% em empresas ao redor do mundo.

Esse fato reforça a importância do desenvolvimento de gestores para que eles se tornem líderes em fatores que impulsionam equipes. Continue a leitura deste post para saber mais sobre o conceito “liderança inspiradora” e como atingi-la. Acompanhe!

O que é uma liderança inspiradora?

Dominar conhecimentos técnicos ou ter muita experiência em uma área não faz um profissional ser necessariamente um bom líder. Além de conhecimento e expertise, a liderança inspiradora depende do desenvolvimento de habilidades e características que fazem com que a pessoa consiga motivar e orientar equipes rumo ao sucesso.

Nesse sentido, um líder inspirador é aquele capaz de estimular e influenciar pessoas, engajando nelas um propósito ou objetivo em comum.

Nesse ponto, não devemos restringir o papel do líder apenas como aquele capaz de persuadir, mas sim do que consegue compartilhar sua visão e impactar profundamente pessoas, agindo como um agente transformador que orienta seus colaboradores de forma respeitosa e empática.

Com isso, a liderança inspiradora consegue tornar ambientes de trabalho em espaços de confiança, acolhimento e conforto, no qual os profissionais se sentem valorizados e motivados a inovar e dar o melhor de si, revertendo benefícios para o negócio.

As características de uma liderança inspiradora

As competências e atributos que compõem o perfil de uma liderança inspiradora envolvem elementos como:

  • firmar um compromisso com um propósito e valores: lideres que são comprometidos com princípios éticos, como equidade, empatia e diversidade, colaboram para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e, simultaneamente, impulsionam mudanças positivas na empresa;
  • investir no desenvolvimento pessoal: a liderança inspiradora está sempre em busca da melhoria e do aprendizado constante, uma vez que sabe de suas limitações e pontos fracos, mas se empenha em aprimorar — ao mesmo tempo em que incentiva sua equipe a seguir esse hábito;
  • prezar pela autenticidade: transparência, coerência e sinceridade são importantes para construir laços de confiança entre os colaboradores, por isso um líder inspirador não deve agir como um “personagem”;
  • se comunicar efetiva e claramente: a comunicação é uma das habilidades mais visadas por empresas hoje em dia e uma competência indispensável para a liderança. Saber conduzir apresentações e falar de maneira eficiente em diversas situações é uma importante atribuição de um líder;
  • ter uma visão humanizada e individualizada: equipes são formadas por pessoas, e um olhar individual é importante para engajar determinados profissionais. Logo, é essencial saber como enxergar e incentivar cada pessoa, mas também reforçar a importância da colaboração e cooperação;
  • acolher diferenças e ter abertura: uma habilidade crucial para a liderança inspiradora é a acessibilidade. É fundamental que as pessoas se sintam confortáveis de falar com seus gestores e abordar qualquer assunto de forma sincera. Isso se conquista com diálogo respeitoso e um clima organizacional que se dedica a construir confiança.

Por que as lideranças inspiradoras são importantes para o sucesso organizacional?

O engajamento e comprometimento dos colaboradores é fundamental para o sucesso e para ter equipes de alta performance. Contudo, a liderança inspiradora rende outros muitos benefícios para empresas e seus resultados.

Ao liderar com mais respeito e humanidade, líderes inspiradores conseguem construir relacionamentos que vão estimular pessoas a trabalhar melhor em equipe e entregar seu máximo potencial.

Como consequência, esses times se tornam aqueles mais propensos a inovar e gerar boas ideias, uma vez que todos trabalham unidos e alinhados em prol dos mesmos objetivos. Com efeito, empresas tendem a ter melhores resultados e um rendimento acima da média, ganhando competitividade e destaque no mercado.

Equipes gerenciadas por uma liderança inspiradora aprendem a se comunicar da melhor forma e, por isso, se comunicam melhor e são mais produtivas.

O engajamento é apenas uma das primeiras vantagens: com mais conexão e significado no dia a dia de trabalho promovidos por líderes inspiradores, aumentam também os índices de comprometimento e retenção de talentos.

Assim, empresas terão menos custos e dores de cabeça com questões como alta rotatividade e absenteísmo. Uma equipe mais engajada e produtiva colabora para os lucros. Isso acontece, pois:

  • profissionais se sentem mais à vontade e encorajados a propor novas ideias, projetos e caminho que podem levar a disrupção;
  • equipes se sentem incentivadas a aderir à cultura do desenvolvimento, investindo continuamente em novos saberes e habilidades, que vão manter o negócio atualizado e conectado com o futuro e as melhores práticas;
  • um time atualizado e capacitado ajuda a empresa a tomar melhores decisões e reagir e se adaptar diante das crises do mercado de forma mais certeira.

A liderança inspiradora é um fator catalisador da mudança e da inovação, sendo cada vez mais importante no ambiente de trabalho, construindo empresas preparadas para lidar com cenários incertos, mas garantindo o sucesso.

Assim como tantas habilidades, ser um líder inspirador e aprender a se comunicar com eficácia são competências que se aprendem e se aperfeiçoam. Se você deseja ter uma liderança inspiradora em sua organização, investe em capacitação profissional com o apoio da SOAP!

Nossos treinamentos são pensados para gestores que desejam usar a comunicação como poderosa arma para estabelecer um diálogo saudável e sem ruídos e ter um time de máximo desempenho. Clique aqui e conheça o treinamento SOAP Liderança!

homens de terno enfileirados andando vistos de cima em fundo preto com o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Estilos de Liderança Guia completo das principais competências para ser um líder de sucesso!"


Posts Relacionados

Futuro do trabalho: confira 16 tendências para carreiras em 2024

Comunicação
17/01/2024
leia agora

Comunicação e liderança: como aprimorar essa relação?

Comunicação
15/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França